[https://tvi.iol.pt/doisas10/videos/ha-falta-de-pessoal-para-trabalhar-as-pessoas-vivem-muito-dos-subsidios/627a369b0cf2f9a86ea31469](https://tvi.iol.pt/doisas10/videos/ha-falta-de-pessoal-para-trabalhar-as-pessoas-vivem-muito-dos-subsidios/627a369b0cf2f9a86ea31469)

Aconselho a ver os 5 minutos, além dos comentários do empresário oiçam os comentários dos apresentadores que ganham 7K(Moniz) e 12K(Ramos) mensais, fora os outros vencimentos.

EDIT: Encontrei mais info sobre o negócio:

[https://bussola-pt.com/274406/cafe-da-rosa](https://bussola-pt.com/274406/cafe-da-rosa)

Tem 4 actividades:, AL + Café + Restaurante + Mercearia e aberto todos os dias das 7 da manhã às 23H, diz que precisa de 3 pessoas para isto tudo e alguém acha que 3 pessoas conseguem fazer isto tudo?

Eu preciso de 5 pessoas, sem contar com limpeza, para 2 tipos de atendimento entre 9H-20H à semana e 9H-12H ao sábado, domingo está fechado.

A TVI tem a lata de por isto no ar sem fazer umas continhas?!? Tá visto que todos fogem por serem explorados…

36 comments
  1. Eu trabalhei nessa zona um tempo, as cidades ficam longe, tem umas vilas mais próximas mas nem tem autocarro para se deslocar, só na vila para as cidades e também era escasso. Eu ganharia salário mínimo e alojamento. Mas não tinha como eu sair de lá, não tenho carro próprio, e autocarros inexistentes, era trabalho/alojamento o meu dia. Não bastasse isso o dono mesmo sabendo que eu não tinha experiência, não explicou nada e me levantava a voz quando eu errava e me humilhava em frente nos clientes. Tinha um dia livre e queriam que eu nesse dia trabalhasse limpando o alojamento. Não podia ir no alojamento na hora do almoço e ficava mais tempo do que devia trabalhando.

  2. Deixa estar que quando entrar o PSD ou o chega volta o coelho a chamar o pessoal de piegas e assim sim, o trio fica completo. Os fascistas estão quase no poder.

  3. Mais um imbecil a quem dão voz sem terem a decência de o questionar.

    No meu local de trabalho também estamos com falta de trabalhadores. Pudera. Dão contratos ilegais (a2 margem do contrato colectivo que mesmo ele pouco vale), temporários, formação nenhuma, exploram em termos de horas, dias etc.

    Esperam que as pessoas trabalhem fins de semana, noites e feriados como um dia qualquer sem se dar conta da violência que isso representa em termos pessoais.

    Tipos destes deviam se boicotados no dia seguinte.

    Sabem para onde vão todos os trabalhadores nesta época?

    Para o Algarve. Continuam a trabalhar horas a mais, dias a mais e muitas vezes em condições sub-par. Mas neste caso, pagam o dobro e as pessoas já resolvem sofrer na pele uns 6 meses ganhando muito mais.

    Talvez se pagassem como deve ser encontrassem pessoas para trabalhar. É que nem os brasileiros se sujeitam a certo tipo de patronato tuga.

  4. Vamos ser sinceros, subsídios não chegam para nada e a maioria das pessoas na mesma vai trabalhar sempre que puder. O problema são situações como as que temos cá em Albufeira onde querem contratar pessoas por 700-800-900 numa cidade onde t0-t1 são na maioria destinados a ALs e casas de ferias e os que se encontram para arrendamento anual custam quase a totalidade desse salário líquido. Não me venham a dizer que a falta de mão de obra ca é porque as pessoas são preguiçosas ou vivem de subsídios…

    Acham que alguém quer ganhar 700€ brutos e pagar 350-400€ por um quarto numa casa partilhada?

  5. É bom que eles falem assim quebram o mito que as cips e etc tentam vender as pessoas, que infelizmente muitas ainda vão nesta conversa

  6. peço desculpa pq nem gosto de usar este palavreado, mas que filhos da puta…nem consegui ver o vídeo completo!

    é ver estes palhaços da tv que ganham balúrdios simplesmente para dizer merda, contribuindo 0 para sociedade a mandar bitaites sobre pessoas não quererem trabalhar, e subsídios? mas alguma vez estes tipos tiveram de sobreviver com subsídios, para saberem quanto custa sobreviver com essas migalhas?

    A sério, muita gente está sempre a bater nos subsídios, mas a grande maioria nem chegará aos 200/300 eur. Mas isso vir destes parasitas da sociedade como este ramos, e outros como ele, deve ser só para gozar com a nossa cara.

    O patrão… está a fazer o papel dele, mas a questão é que quem é quer se deslocar para ir trabalhar lá.

    Sinceramente este “Brainwash” que os media tugas andam a fazer nos últimos tempos, de haver imenso emprego mas ninguém quer trabalhar já está a começar a ser demais.

  7. O problema é que algumas actividades, para serem rentáveis, têm de ter poucos trabalhadores. Nenhuma pequena empresa se aguenta em Portugal com muitos trabalhadores, mas se tiver poucos vai sobrecarregá-los. Se calhar essas pequenas empresas não deviam poder empregar na maior parte dos casos.

  8. Todos os empresários são liberais até o momento em que o mercado diz que é preciso aumentar os salários. Depois aí o mercado já não presta.

  9. I agree with the OP, that nowadays usually people are exploited without many rights, more duties than rights, rights of the employee are forgotten, treating people below or equal to 3rd World countries.

    But the businessman, is somewhat right, that unfortunately in Portugal, people are pretty much used to live with subsidies, depending on them to live and don’t want neither search or try to find another source of income for them and for their family members.

    He (the businessman), could be just simply searching for more 3 people, to be able to run the business better and smoothly because it seems like that, he already has two people working with him, in his business, from the countryside of Portugal (Fundão, Gerês).
    It’s a small business in a small village.

    But as the OP said, 3 people might not be enough to run smoothly the tasks he is looking for.

  10. Como se a TVI ou os jornalistas fizessem o seu trabalho… investigar o entrevistado é um passo a mais do que se dão ao trabalho.
    Faz tu

  11. Ele diz que precisa de 3 de momento, não quer dizer que seja para tudo. Deve ter staff a rodar, mais, ele diz que o pessoal que vive dos subsidios são os de lá do Mação. Não sei que tipo de subsidios dão la, presumo que seja de agricultura e gado? Tipo aqueles subsidios para manterem a especie do burro.

  12. Mais um tesourinho do patronato português. Querem gente que esteja disposta a trabalhar mais que a média e pagar o mínimo possível. Querem mais gente, subam os salários- ou não é assim a lei da oferta e procura?

  13. Isto mete nojo, e é um insulto para os portugueses que seja passado na televisão. Que vergonha do crl

  14. A pessoa só tem subsídio de desemprego porque fez descontos para o ter meu imbecil, se quer usufruir dele não é mais que um direito…

  15. Que reportagem da treta. Gostava que me mostrassem objectivamente quem são estas pessoas e que subsidios tão bons recebem para que compense não trabalhar.

Leave a Reply