A propriedade de cães perigosos em Portugal é regulada em legislação especifica, e é fácil encontrar que regras são. [Em jornais](https://observador.pt/explicadores/racas-perigosas-ou-caes-perigosos-o-que-precisa-de-saber/), no [site da PSP](https://www.psp.pt/Pages/atividades/CaesPerigosos.aspx), no [site da GNR](https://www.gnr.pt/caesperigosos.aspx), e em várias [Câmaras](https://www.cm-amadora.pt/veterinario-municipal/612-racas-potencialmente-perigosas-e-seus-cruzamentos.html) [Municipais](https://www.cm-faro.pt/pt/menu/287/animais-perigosos.aspx). Mas então, e como é que se passa da teoria à prática?

Caso concreto: No meu bairro há um cão de uma destas raças que é passeado com trela, mas sem açaime, e que se comporta de forma extremamente agressiva contra todas as pessoas e cães que vê, mesmo a dezenas de metros. Há uma escola próxima, por isso as crianças são uma vitima comum. Quem o passeia puxa pela trela (bem mais longa do que o exigido por lei) quando alguém tem de passar perto, mas no dia em que se distrair ou fizer um erro, a tragédia é certa. A quem é que se denuncia esta situação? À Câmara? À Policia? Ao ICNF?

Ao ler os sites das entidades referidas fica-se com a impressão de que estão a difundir informação mas a passar o balde umas para as outras.

5 comments
  1. Como sabes que esse cão pertence a uma raça potencialmente perigosa? Digo isto porque uma das minhas cadelas não é dessas raças mas é extremamente brincalhona e high energy, o que pode confundir algumas pessoas que se assustam com ela.

    Seja como for, se essa pessoa passea o cão sempre à mesma hora (por norma é o que acontece devido às rotinas dos cães) é primeiro falar com o dono e chamar a atenção, caso seja daquelas pessoas civilizadas; não sendo o caso então é reportar à PSP em como há um cão potencialmente perigoso e não devidamente acondicionado; caso uma autoridade intercale o dono do cão sem açaime isso dá direito a multa, fora as outras caso o cão não esteja registrado no siac, JF, etc.

    Nota que o problema não é o cão, mas sim o dono.

    edit: não percebo os downvotes até porque, mais uma vez, fazem downvote mas não dizem o porquê. Enfim. Deixei a minha opinião, se não gostam ponham-se no caralho.

  2. Envia email à escola (diretamente à direção) e à câmara sobre essa situação.

    Essa escola não está abrangida pela Escola Segura da PSP? Se sim aborda a PSP quando eles estiverem a passar por lá.

Leave a Reply