Quem o diz é Luís Marques Mendes. O primeiro Governo de Cavaco Silva tomou posse há 40 anos. A data foi assinalada num almoço em Lisboa que juntou ministros e secretários de Estado dos três governos.
Loading…
Aníbal Cavaco Silva tomou posse pela primeira vez como primeiro-ministro há 40 anos. E esta sexta-feira faz exatamente 30 anos que terminou funções. Foi, por isso, dia de relembrar essa década e de reencontrar antigos companheiros de Governo.
“É uma alegria imensa encontrar estas pessoas que, juntamente comigo, deram o melhor para servir Portugal, algumas durante 10 anos, outras com muitos menos anos”, disse Cavaco Silva.
Uma dessas pessoas é o agora candidato presidencial Luís Marques Mendes, que vê em Cavaco o melhor chefe do Executivo.
“Pode-se gostar ou não gostar, mas é difícil não chegar à conclusão de que eu acho que ele foi o melhor primeiro-ministro da democracia portuguesa. (…) Naqueles 10 anos de cavaquismo, a média de crescimento económico do país foi de 4% ao ano. Hoje é ficção científica, nem a 3% chegamos.”
Os elogios de Marques Mendes não foram suficientes para Cavaco anunciar se o seu antigo ministro Adjunto tem o perfil certo para suceder a Marcelo. “Não farei aqui, e hoje, qualquer comentário, mas irei falar”, garantiu, ainda assim.
Os antigos membros dos três governos que liderou, o primeiro minoritário e os outros dois com maioria absoluta, repetem elogios.
“O Governo mais reformista que tivemos, mais transformador e mais realizador desde o 25 de Abril”, disse Fernando Faria de Oliveira, antigo ministro do Comércio e Turismo.