Luís Figo terminou a carreira em 2008/09 no Inter e, para além de embaixador da UEFA e FIFA, também é empresário (Foto: IMAGO)

Luís Figo terminou a carreira em 2008/09 no Inter e, para além de embaixador da UEFA e FIFA, também é empresário (Foto: IMAGO)

Luís Figo terminou a carreira em 2008/09 no Inter e, para além de embaixador da UEFA e FIFA, também é empresário (Foto: IMAGO)

Tudo começou com uma mensagem nas redes sociais do clube leonino…

Luís Figo completou 53 anos na passada terça-feira e o Sporting, clube onde o antigo internacional português deu os primeiros passos como futebolista, quis assinalar a data com uma publicação nas redes sociais. No entanto, o que seria uma simples mensagem de parabéns acabou por transformar-se num autêntico campo de batalha entre adeptos leoninos e o próprio Figo, que não deixou sem resposta as provocações deixadas nos comentários.

A publicação do Sporting gerou grande divisão entre os adeptos. Muitos sportinguistas aproveitaram para recordar a polémica transferência do jogador para o Barcelona, em 1995, e outros episódios considerados por alguns como sinais de ingratidão do antigo capitão da Seleção Nacional – entre eles, o célebre festejo de um golo do Inter frente aos leões, quando estava ao serviço dos italianos.

Entre os vários comentários deixados, um adepto escreveu: «Longe de Alvalade, por favor.»

Ao que Figo respondeu prontamente: «Porque tu queres, não? Tonto.»

A troca não ficou por aqui – o adepto retorquiu. «Luisinho, um parolo é sempre um parolo, por mais banhos de loja que leve», ao que o ex-jogador respondeu: «Deves estar a referir-te a ti ou a algum familiar, Antoninho.»

Noutro comentário, Figo foi chamado de «pesetero», insulto que remete à sua transferência para o Real Madrid. Mais uma vez, não ficou calado: «Outro que está perdido.»

Figo no Sporting em 1993. Foto: A BOLA

A troca de palavras mais acesa surgiu quando um adepto escreveu: «Só de pensar que sou do Sporting por causa de um jogador que tem zero apreço pelos clubes por onde passou até me dá vómitos!».

Figo respondeu de forma mordaz: «Cuidado não te vomites em cima…»

Luís Figo representou o Sporting entre 1989 e 1995, tendo feito a formação em Alcochete e estreado-se pela equipa principal ainda com 17 anos. De leão ao peito, disputou mais de 100 jogos oficiais e conquistou uma Taça de Portugal, antes de se transferir para o Barcelona – numa mudança que marcou uma das fases mais controversas da sua carreira.

Como ficou evidente nesta mais recente troca de palavras, apesar dos anos passados, a relação entre Figo e parte da massa adepta leonina continua longe de ser pacífica…