O Comitê Olímpico de Portugal (COP) distinguiu nesta quinta-feira (13 de novembro) os atletas do país que mais se destacaram em 2025. Um ano de grandes conquistas em diversas modalidades que levaram o país ao todo do esporte.

Patrícia Sampaio, Isaac Nader, Pedro Pichardo, mais os canoístas Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha, receberam o “Prêmio de Excelência Esportiva 2025”.

A judoca Patrícia Sampaio obteve a distinção pela segunda vez, depois de ser condecorada em 2024. No ano 2025, foi campeã do tradicional Grand Slam de Paris e conquistou um inédito título europeu, que a levou à liderança do ranking mundial da modalidade.

No atletismo, Pedro Pichardo tornou-se bicampeão do mundo no salto triplo. Dias depois, foi a vez de Isaac Nader faturar o ouro nos 1500m do Mundial. No início do ano, ele foi bronze no Europeu Indoor.

Nas águas, Portugal foi hegemônico em 2025 no K4 500m da canoagem velocidade, indo ao topo do pódio tanto no Europeu quanto no Mundial, em quarteto formado por Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha.