IL propõe “via rápida para o emprego”: desempregados devem manter 50% do subsídio no regresso ao mercado de trabalho

20 comments
  1. Elá, a IL quer que as pessoas aceitem trabalhos com piores condições dando uma cenoura de receberem 50% do subsidio mas ficando á merce do empregador, ~~porque certamente isto significa que a pessoa deixaria de ter direito ao restante do seu subsidio.~~

    Tem direito ao restante pelo mesmo tempo.

  2. Boa proposta dependendo de detalhes. Tem potencial para inclusivamente descer o gasto em subsídio de desemprego se estiver estruturado de forma a terem este benefício caso entrem no mercado de trabalho rapidamente.

    Isto nos casos em que subsídio é quase o mesmo que estar a trabalhar, e por isso aproveitam o tempo máximo. Se passarem a arranjar trabalho rapidamente poupa-se despesa. Se isto também funcionar quando se arranja emprego já perto do fim do subsídio… Só agrava

  3. Não percebo em que é que pagar 50% do subsídio de desemprego a alguém que já está a trabalhar permite “suprir as dificuldades de recrutamento com que inúmeras empresas se debatem”.

    De resto acho uma ideia interessante, desde que as empresas continuem a pagar as semanas/meses de formação antes da celebração formal do contrato. Senão o que vejo a possibilidade de acontecer é a segurança social estar a financiar o período de formação/integração/experimental das empresas.

  4. Não parece ma ideia mas as empresas já têm bastantes incentivos e subsídios para contratar desempregados, não parece esse o problema

  5. Banco de horas, ya isso devia era ser proibido a malta trabalha é por dinheiro não para acumular horas até ao infinito

  6. Excelente medida para fazer os trabalhadores forçar despedimentos, pois no mês seguinte estão noutra empresa igual (emprego não falta, bem remunerado é que é outra história) e entretanto recebem um subsídio chorudo equivalente a 50% dos 11 meses que restam. Depois habituam-se, endividam-se até ao próximo despedimento, deixam-se despedir, e eventualmente temos um descalabro.

    É para isto que pago impostos? Tomava os deputados da IL como inteligentes. Esperava isto do Livre pela sua ideologia, não da IL.

  7. Oxalá a malta daqui do sub que me chama burro cada vez que digo que há uma facção grande na IL que defende o liberalismo nórdico agora abra a pestana.

  8. 😂
    Extraordinário! Então bora pagar subsídios para a malta trabalhar! Genial!
    Para quem também gosta de dizer que imposto é roubo, não lhes faltam ideias mirabolantes de como gastar o dinheiro dos outros.

  9. Lendo a proposta, até acho que pode ser uma solução para aquela malta que fica simplesmente em casa a receber subsídio porque “não compensa” ir trabalhar.

    Na prática, não sei como será. E queria ver estudos e contas de previsões se vamos gastar mais ou menos.

  10. Até apoio a IL, mas banco de horas é só uma ideia ridícula que facilita a exploração.

    Banco de Horas é sempre um regabofe e pessoas a fazerem 9h diárias para descontarem um dia por mês, ridiculo.

  11. E se depois perderem o emprego voltam a receber o subsidio remanescente por inteiro ou só os 50% que ainda não consumiram?

  12. O problema não está nas pessoas que não aparecem para trabalhar. O problema está nas empresas que não aumentam salários.

Leave a Reply