Conselho de cidadãos de Lisboa quer banir 80% dos carros de Lisboa e Área Metropolitana até 2048

33 comments
  1. Faz lembrar a obscura associação dos telespectadores.

    Alguém elegeu, conhece, ouviu falar, ou sente-se representado por este “conselho de cidadãos” ?

  2. O concelho de cidadãos é do município de Lisboa e não da Área Metropolitana. Que eu saiba, não participa nele pessoas da Amadora, Odivelas, Loures, Sintra, Almada… Não têm nada de falar do que não lhes diz respeito. Vivem apenas 550 mil pessoas no município de Lisboa, 2.3 milhões fora.

  3. Acho muito bem! Lisboa a ser futurista!

    Com o advento das corridas AG em 2048, é normal não haver carros, somente naves AG. Quem diria que a Gare d’Europe seria em Lisboa, hein?

    AG Systems FTW!

  4. Faltam só umas 20 linhas de metro e outras tantas de comboios suburbanos. Autocarros a cada 3 minutos também.

  5. Das duas uma ou o pessoal é expulso po interior como fazem no Algarve ou melhoram os transportes publicos/custo

  6. >Fim dos carros? “Não podemos acabar com os carros de um dia para o outro”

    Também não precisas 26 anos para investir em transportes públicos e desincentivar o uso de carros na zona do país com mais infraestruturas ao dar a maioria da via pública a estradas e estacionamento.

  7. Dizia o meu pai… “onde plantam autoestradas seca tudo à volta… as estradas nacionais deixam de ser mantidas, fecham estações de comboios e respectivas linhas, autocarros ficam reduzidos ao minimo, os limites de velocidade nas estradas secundárias são reduzidos e aparecem operações stop e radares nas mesmas estradas secundárias…tudo com vista a empurrar as pessoas para as autoestradas e portagens”.

    Sendo isto verdade, nunca estas intenções do obscuros conselho de alguns cidadãos de Lisboa e só Lisboa alguma vez verão a luz do dia enquanto a A5, A1, A2 e pontes forem o sustento de muito comilão que manda nos governos
    Assim se explica porque temos um miséria de transportes públicos na area metropolitana de lisboa. Sem esses nunca existirá a utopia dos carros fora de lx e arredores.

  8. Se a notícia fosse que querem iniciar um sistema de transportes tão bom que os cidadãos nem sentirão necessidade do carro, então sim senhor. Agora, quererem acabar com os carros não vale nada

  9. Esta palhaçada das previsões/intenções para 2050 já acabava.

    Nós nem sabemos como vai estar o mundo daqui a 1 ano, quanto mais em 2050.

  10. Adoro que o conselho de cidadãos que o Carlos moedas criou para “ouvir as pessoas” tenha dito que quer algo que ele não quer e no fim ele diga que e preciso ouvir as pessoas , que e aquilo para que esse conselho foi criado.

  11. Eu sou a favor disto se o plano também for reforçar a oferta de transportes públicos. Se for isso, estamos no bom caminho. Se não, então vai correr muito mal.

  12. Não percebo a meta de 2048, com uma bazuca à porta Lisboa devia ter um pouco mais de ambição, 10 anos, 2032 ou 2035. 2048 é uma meta que nem sequer pode ser medida pelos actuais padrões devido aos avanços tecnológicos que não se conseguem prever em tanto tempo, é para inglês ver na minha opinião

  13. As pessoas que sugerem isto ou tem transportes á porta e só saem de casa para ir trabalhar ou são malucas.

    Um trajeto de 10mins de carro facilmente se torna numa caminhada de 1h. Estar á mercê dos horários e disponibilidade dos transportes é desesperante, só quem precisa deles é que sabe o tempo que passa em estações á espera, o calor e chuva que apanha e as caminhadas que faz para poder fazer o que seja.

    Mesmo em Lisboa NAO HA TRANSPORTES a noite! Queres voltar para a margem sul de madrugada? Entre a 1 e as 5 da manhã estas preso em Lisboa. Vives a 5mins de carro da nacional? O único é de 2 em 2 horas e dá tantas voltas que é literalmente mais rápido ir a pé.

    Queres ir às compras para a semana? Espero que consigas carregar os sacos todos nos transportes o que consigas ir a pé ao supermercado, senão é bom que te habitues a ir diariamente aviar-te(e gastar ainda mais tempo nos transportes).

    Queres ir passear? Andar na natureza é de borla, pena que não tenhas maneira de lá chegar, vai para um centro comercial que estão mais bem servidos de transportes.

    Querem que eu deixe o carro? Fácil, façam-me sentir que o tenho parado e não o uso para nada, não porque é demasiado caro pegar nele ou porque não posso entrar em lado nenhum mas porque é menos eficiente em termos de tempo.

  14. Com greves da CP ou de Carris dia sim, dia não, não estou a ver como é que alguém vai chegar ao local de trabalho…

  15. Ai é? E os carros vão simplesmente desaparecer, vão-se vender menos carros, as indústrias automobilísticas vão cair a pique só porque um governo diz que sim? Não não, sejamos realistas e não utópicos – a única coisa, a ser realizavel sequer, nesta ideia que vai acontecer é que vamos passar a ter cidades dormitório de estacionamento, o que vai AGRAVAR a saúde das populações mais pobres que não se podem mudar para longe ou para mais perto de Lisboa, inviabilizando os impactos ao ambiente com impactos na saúde.

    De que serve lutar contra as alterações climáticas se apenas deslocamos a poluição que é criada sem discriminação para zonas que são claramente segregadas por rendimento, oportunidades de vida, clima social envolvente e condições dos nossos pais? Isso é ambientalismo racial como já se fala na América!

Leave a Reply