Mais de 40% das estações servidas por Intercidades não têm bilheteira. CP admite expulsar passageiros sem bilhete, revisores evitam cumprir regra para fugir a conflitos

by Left_Capital133

11 comments
  1. Basta que as juntas de freguesia se disponibilizem para reservar os bilhetes em nome dos seus fregueses que fica o assunto resolvido.

    Um sistema em que uma pessoa vai à sede da junta e quem a atender trata de fazer a reserva no website da CP.

    Fica o lugar reservado e basta entrar no comboio no dia e mostrar o CC.

    O pagamento pode ficar mais complicado se a pessoa fizer muita questão de pagar em numerário.

    Também não se deve incentivar as pessoas que não conseguem utilizar o website a andar a dar os números do cartão.

    Mas se se fizer muita questão, pode a CP criar um protocolo com a Associação de Municípios para sistematizar esta forma de comprar bilhetes.

  2. A resposta da CP é basicamente: se és velho e não sabes usar a app, então aprende a usar.

    Se não tens um telemóvel capaz de usar a app, compra um.

    Se entrares no comboio sem bilhete, não faz mal, só vamos multar quem não atira uma desculpa razoavelmente aceitável ou quem não mete medo.

    Já entrei num comboio com o pé torcido e expliquei isso ao revisor, paguei multa.
    No próximo dia o mesmo revisor apanhou uma pessoa negra sem bilhete e deixou o passar, abordei o comportamento dele e ignorou me, é o que é.

  3. Sendo realista, quem é que em 2025 (mais um mês e será 2026) não tem internet, smartphone ou cartão bancário? Uma reduzidíssima parte da população. Isto é a causa de sobrelotação dos comboios, ou chico espertismo? Se eu souber de antemão que não preciso de lerpar 27€ num intercidades e basta dizer que entrei em X e não havia máquina de venda (nem preciso de ter entrado aí) também vou deixar de pagar.

    EDIT: Um idoso que o faça, nao tem um neto/filho/sobrinho que lhe tire o bilhete? Ele nem tem de apresentar nada é so levar o CC.

  4. A solução está no título: “revisores evitam cumprir a regra para evitar conflitos”

    Sou contra “manifestações violentas”, mas isto é outro nível!! Aqui estamos perante do “eu não disponibilizo, mas tu pagas na mesma seu pilantra!!”

    Não vale tudo!

  5. “Andem menos de carro, usem mais transportes públicos”

  6. E que tal os revisores terem um TPA para emitir o bilhete na hora?

    Oh espera… o revisor como o nome indica, revê a existência do bilhete, não vende bilhetes, isso não é função para o revisor, sai mais uma greve para a CP. /s

  7. Há uns tempos alguém pagou-me o bilhete com dinheiro e transferi por mbway se não estava frito.

    Aparentementer ter um balcão vazio porque estão a jantar é algo aceitável.

  8. Revisores não tem de ter problemas.
    Pedem bilhete ,o passageiro não tem, informa a próxima estação. Quando o comboio parar nessa estação está lá a PSP á espera.

  9. Ou seja, não vale a pena comprar bilhetes de Intercidades?

  10. Não li o artigo e por isso se calhar estou a falar merda… Mas ando de comboio há anos, já tive problemas com revisores, já tive revisores bacanos que aceitaram MBway para o número pessoal deles (fui eu que não comprei bilhete porque era um bêbado universitário e chegava 1 minuto antes do comboio partir) e apesar de tudo isso, todos eles me diziam:

    Se você entrar numa estação ou apeadeiro que não tem bilheteira, os revisores vendem bilhetes. Agora se eu entrei em Coimbra por exemplo, o revisor não tem de me vender bilhete no comboio e eu posso levar uma coima.

    Mais uma vez, não li a notícia, não sei se agora com a APP CP isso mudou ou vai mudar, mas até agora era assim que funcionava, pelo menos era assim que os revisores agiam.

Comments are closed.