Depois da inundação de “stories” no Instagram de colegas, familiares e amigos a mostrarem o que ouviram durante o ano no Spotify, chega a vez de mostrar o ranking português da plataforma streaming musical e quais foram os vencedores de 2025.
Na música internacional, Bad Bunny marcou o primeiro lugar na playlist dos utilizadores portugueses com os êxitos do mais recente álbum “Debí Tirar Más Fotos”. O porto-riquenho tem passagem marcada por Portugal em 2026 nos dias 26 e 27 de maio, no Estádio da Luz.
Saímos do reggaeton e passamos para o rap, Drake foi o segundo artista mais escutado, com especial atenção no álbum “Some Sexy Songs 4 U”, feito em conjunto com PARTYNEXTDOOR.
Para encerrar o top 3 está Taylor Swift, que volta mais um ano a estar nas preferências dos portugueses. O single ‘The Fate Of Ophelia’, do álbum “The Life of a Showgirl” lançado a 3 de outubro, manteve-se nos primeiros lugares das tabelas nacionais desde desta data, segundo os relatórios semanais do Spotify.
Top Artistas Nacionais
No que diz respeito às produções nacionais, o rap dominou todos os tops do Spotify Português com Plutónio em primeiro lugar, autor, também de ‘Interestelar’ da música portuguesa mais escutada ao longo do ano.
O Top Nacional continua com Slow J em segundo e Dillaz em terceiro lugar.
O ranking português ficou marcado pela ausência de nomes femininos, mas a plataforma não deixou de honrar as artistas portuguesas e fez a lista de cantoras nacionais mais ouvidas, onde quem leva o troféu é Bárbara Tinoco seguida de Bárbara Bandeira e, por fim, a fadista Sara Correia.
Top Músicas e Álbuns
Além de ‘Interestelar’, a lista das canções mais escutadas é bastante diversificada. Para o segundo lugar rumamos até ao Brasil com “Oh Garota Eu Quero Você Só Pra Mim”, uma colaboração entre o rapper Oruam, Zé Filipe, os MCs Tuto, Rodrigo do CN, K9, pl Alves e o Dj Lc da Roça.
Em terceiro lugar vem ‘DtMF’ de Bad Bunny e, ainda, uma menção honrosa ao quarto lugar de ‘Pôr do Sol’ da banda Vizinhos.
Top Podcasts
Se na música nacional tivemos ausência de mulheres, nos podcast o assunto é diferente, o primeiro lugar é reforçado por Joana Marques com “Extremamente Desagradável” – que já tinha sido o podcast português mais escutado em 2024.
Depois a Joana vem Bruno Nogueira com “isso não se diz” que ficou em segundo lugar e “Watch.tm” de Pedro Teixeira da Mota conquistou o terceiro lugar. O jingle do podcast conta com a voz de Plutónio, Van Zee, Profjam e vários nomes do rap português.
Quanto ao Top de audiolivros nacionais a plataforma não revelou os resultados.
No fim de todos os anos, os utilizadores do Spotify recordam as músicas, os álbuns e os artistas que mais ouviram nos últimos 12 meses. A empresa analisa todas as músicas reproduzidas deste 1 de janeiro até 15 de novembro, mesmo aquelas que apenas ouviu durante 30 segundos. A classificação final é baseada no número de reproduções de cada música ou artista, e não no tempo total de audição. Todas as músicas reproduzidas na aplicação são registadas.
A aplicação acrescentou este ano funcionalidades como a “idade musical”, baseada na data de lançamento das canções mais ouvidas, e a “festa do Wrapped”, que permite comparar resultados com os amigos.