
[https://eco.sapo.pt/2022/05/19/pre-avisos-de-greve-aumentam-85-ate-abril-para-270/](https://eco.sapo.pt/2022/05/19/pre-avisos-de-greve-aumentam-85-ate-abril-para-270/)
>O número de pré-avisos de greve comunicados ao Ministério do Trabalho até abril aumentou 85% face ao mesmo período de 2021, totalizando 270, segundo dados publicados pela Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT).
>
>De janeiro a abril deste ano entraram assim mais 124 avisos prévios de greve face ao registado no período homólogo, quando foram entregues 146 pré-avisos. Os dados da DGERT, que se referem aos pré-avisos comunicados no âmbito do Código do Trabalho, mostram que, **do total de 270 pedidos entregues até abril, 206 ocorreram no setor privado e 64 no setor empresarial do Estado.**
Para ver o número de pre-avisos de greve ao longo dos anos:
Caíram para metade de 2015 para 2016 , e aumentaram cerca de 40% de 2018-2019 ( 2019 foi ano de eleições)
​
[**https://www.dgert.gov.pt/wp-content/uploads/2021/03/Evolucao-anual-Avisos-Previos-Greve-2012-2020.pdf**](https://www.dgert.gov.pt/wp-content/uploads/2021/03/Evolucao-anual-Avisos-Previos-Greve-2012-2020.pdf)
19 comments
Não era preciso darem tanta cana.
Não vale a pena fazer greve se é para ficar em casa.
Greve é para ir para a sua, interromper o trânsito, tentar entrar pela AR dentro, fazer como fazem os Coletes Amerelos em França.
Imaginem se decidíssemos impedir toda a gente de abastecer gasolina durante 1 semana inteira, rapidamente os preços baixam por exemplo
Por acaso gostava de saber o que os maquinistas do metro querem mais? Já ganham 3000 ou mais, só conduzem em metade do dia de trabalho. É da saúde a longo prazo? É do quê?
Quando há maiorias absolutas as greves tendem a aumentar… além disso estamos em período de discussão do orçamento de estado..
PZP
Já era para ser em Novembro do ano passado. Só a manobra PS e a guerra é que adiaram o inevitável.
Vota PS.
Bastou o Partido Comunista sair do Governo, começaram logo aumentar as greves. Há coisas que são incríveis.
Sempre que um governo toma posse… Estas greves lesam acima de tudo as pessoas e só nos fazem ter mais ressentimento uns em relação aos outros, favorecendo o fait divers e, consequentemente, os governos, pelo que são totalmente contraproducentes. Não contesto o direito à greve, apenas a sua eficácia.
Enquanto tivermos sindicatos com motivos políticos, estas greves não são para o bem dos trabalhadores, só servem para perderem o dia e lixarem os utentes
Quando o PCP desaparecer pode ser que os sindicatos se tornem livres e não peões políticos
É uma pena que os sindicatos, algo cada vez mais preciso no mundo de hoje, se reduzam ao braço armado de certos partidos
Acabou oficialmente a geringonça
É o PCP a dar os ultimos bafos de ar i hope..
Isto está a aquecer, vamos lá ver se o PS grita mais alto com as previsões bombásticas ou se vamos ter recessão.
Provavelmente o PS vai dar uma mãozinha ao PZP, porque se isto continua não há retoma que aguente
o PCP tem que se ir mexendo na única área em que ainda não está completamente moribundo.
Aqui no porto se um condutor de metro sai do seu lugar na trindade eu e muitos gritamos em alto e bom som para termos cuidado não va ele fazer aqui uma greve.
Não resulta em muito, mas a cara deles mostra o quanto vergonhosa é a pratica de algo que deveria ser usado para lutares pelos teus direitos, ser utilizado para fazer ponto
Aqui no porto se um condutor de metro sai do seu lugar na trindade eu e muitos gritamos em alto e bom som para termos cuidado não va ele fazer aqui uma greve.
Não resulta em muito, mas a cara deles mostra o quanto vergonhosa é a pratica de algo que deveria ser usado para lutares pelos teus direitos, ser utilizado para fazer ponto
Em vez de pararem o trânsito, bloqueiem o parque de estacionamento “privativo” do parlamento!