Boa tarde.

Estava a dar uma vista de olhos ao panfleto de promoções para lojas pequenas do Pingo Doce para esta semana, e apercebi-me instintivamente que algo estava off numa imagem de 2 páginas (nº 50, páginas 42-43; cópia no Google Drive aqui (leiam mais abaixo)).

Antes que se virarem contra a Jerónimo Martins, depois fui ver o site da M.A.W., e a imagem é oficial, vem de lá (pic #3; parte do press kit?). Se eu estiver correcto, porque é que não usaram uma das imagens reais que têm? Não parecem ter problemas em pô-las no resto do site deles.

De qualquer forma, na 2ª imagem tenho algumas coisas que marquei quando estava a estudar o panfleto, e que me saltaram à vista à primeira:

  • a primeira coisa que me chamou a atenção foi a cara da miúda (especialmente olhos e boca)
  • a penugem na cabeça dela
  • depois tudo parece ter sido borrado com vaselina, e não haver profundidade nas texturas das coisas
  • a boca da mãe (e a camisola)
  • a manga do pijama, mas os padrões em geral
  • aquele "cortinado" ao fundo
  • as almofadas 2-em-1, e as dobras dos lençóis
  • aquela moldura (?) atrás da cabeça do pai

Além do screenshot do panfleto e do site da M.A.W., eu pus uma cópia do folheto no G.Drive, não vão começar a apagar coisas, a ver se escapa. Se eu estiver errado, então peço desculpas e apago o que for preciso.

Também fui dar uma vista de olhos aos sites "principais da Make-A-Wish (Internacional, Americana (original)),e não vi lá esta imagem.

A Jerónimo Martins não treina o pessoal deles a estar de olho aberto para a merda generativa, tendo em consideração a infestação proliferação disto? Querem habilitar-se a ficar associados a coisas destas?

Opinem lá se eu estou certo ou errado, se fizerem o favor, mas se eu estiver correcto, foi uma coisa de MUITO mau gosto.

Abraço

by armaguedes

13 comments
  1. Continuo a não ver problema… É sempre esta birra quando surge uma nova tecnologia?

  2. Eu acho que neste caso é uma boa forma de usar AI. Deixem la as pessoas doentes em paz e não as chateiem para fazer campanhas.

  3. >A Jerónimo Martins não treina o pessoal deles a estar de olho aberto para a merda generativa, tendo em consideração a ~~infestação~~ proliferação disto? Querem habilitar-se a ficar associados a coisas destas?

    A maioria das pessoas não se preocupa minimamente com merdas feitas em/com AI.

    Ainda por a propria Make-a-Wish está envolvida em projetos associados a AI generativa com aplicações de productividade…

    [https://www.microsoft.com/en/customers/story/23911-make-a-wish-azure](https://www.microsoft.com/en/customers/story/23911-make-a-wish-azure)

    Short version: (quase) ninguem quer saber.

  4. Este tipo de post ao estilo de super-herói contra a IA é simplesmente ridículo e fico com a sensação de que a malta precisa de acompanhamento profissional.

  5. E? Preferias ter crianças doentes reais? Há com cada um aqui.

  6. A sério que te deste a este trabalho todo por causa disto? Uma imagem de uma instituição que nem fins lucrativos tem?

  7. “De qualquer forma, na 2ª imagem tenho algumas coisas que marquei quando estava a estudar o panfleto”

    Este maluco decidiu perder um par de horas do seu feriado para “estudar” um panfleto. 

  8. OP: bem.

    Comentários a comparar IA com uma ferramenta de edição/composição que não rouba materiais online nem atropela copyrights: mal.

  9. Ou é isso ou usas imagens de stock com uma personagem que tanto faz de doente, como de bancária para o novo banco ou funcionária dos CTT

  10. Não estás errado em relação à utilização da IA neste panfleto. Na minha opinião estás a exagerar no juízo de valor que estás a fazer. Diria que a utilização neste anúncio me choca menos do que a utilização de casos reais.

  11. É impressão minha ou NUNCA DEVES DAR DINHEIRO A UMA EMPRESA QUE DIZ QUE QUER AJUDAR?

    Meu, queres ajudar? Ajuda diretamente quem precisa.

Comments are closed.