Eu fui fortemente criticado por não concordar pela redução da velocidade dentro de Lisboa.

Agora saiu uma reportagem da CNN que no fim vem a concluir que não trás vantagens significativas esta redução.

​

[30km lisboa](https://preview.redd.it/cjs4l73f0a091.jpg?width=600&format=pjpg&auto=webp&s=295228c557b0f37d7faa074a8df36d59837dbe62)

A única apontada como valida é que tem menos mortes por atropelamento. Mas como eu já disse, há mais acidentes por distração (segundo em li em outro estudo numa cidade Europeia) o que acaba por não compensar.

Convido-os a ler:

[Ultrapassados por bicicletas e trotinetes, buzinados no fim: fomos andar de carro a 30km/h com a vereadora de Lisboa que o propõe – CNN Portugal (iol.pt)](https://cnnportugal.iol.pt/lisboa/velocidades/ultrapassados-por-bicicletas-e-trotinetes-buzinados-no-fim-fomos-andar-de-carro-a-30km-h-com-a-vereadora-de-lisboa-que-o-propoe/20220518/62850c570cf2ea367d3c80b2)

30 comments
  1. não trás → [**não traz**](https://dicionario.priberam.org/traz) (verbo trazer) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fusj7mi%2Fredu%C3%A7%C3%A3o_de_velocidade_em_lisboa_parte_ii%2Fi93qw5b%3Fcontext%3D3 “Clica aqui se achares que esta correção está errada!”) [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml “Experimenta o meu corrector ortográfico automático!”)

  2. (Fyi: Sou um car enthusiast)
    O objetivo destas medidas todas é a redução do uso do carro, principalmente em centros urbanos, até que seja possível a sua extinção. No final, as estradas serão usadas apenas por transportes públicos ou cargas e descargas.
    A alta dependência de veículos privados não é positivo para ninguém e isto pode realmente ser uma boa coisa contudo vai doer muito até uma pessoa se habituar.

  3. Só temos a ganhar que seja imposto o limite de 30km/h nas zonas com escolas, e ruas mais apertadas. De resto há que investir na formação das pessoas que se intitulam de condutores, peões, ciclistas e agentes da autoridade.

  4. Esta medida é mais barata que criar infraestruturas boas e modernas para transportes públicos.

    Além de mais barata é também mais rápida a ter “impacto” direto nas pessoas.

    Em vez de serem anos de obras e importúnios para o lisboeta se queixar, de um momento para o outro tens tudo a andar mais devagar.

    Ao fim do dia não passa de mais uma medida mal tomada pelos nossos queridos políticos para mostrarem trabalho.

    Já vi feedback de planeadores urbanos a dizerem que é uma medida ineficiente.

  5. O que provoca muitas vezes os engarrafamentos são os efeitos onda que as desacelerações provocam. Em muitos casos reduzir a velocidade vai diminuir os engarrafamentos e o tempo de chegada ao destino. Há muitos modelos que comprovam isso.

  6. A única apontada como válida…
    Sou só eu ou “Menos mortes” está a ser um pouquinho subvalorizado ?

  7. So os burrinhos e que acham que o problema são os 50km/h…….fazer cumprir os 50 e solução, tudo resto é apenas manobras de captação de capital, pois de 50 para 60 a multa tem um valor mais baixo do que de 30 para 60, portanto não há nenhuma segurança nesta medida alem do enchimento do cu do toino castanholas

  8. Se estivessem preocupados em renovar e a melhorar as vias existentes para ajudar o fluxo das cidades em vez de estarem a reduzir a velocidade, aí sim poderíamos reduzir as emissões de CO2.

    Mas preferem fazerem obras só por fazer muitas delas sem nexo piorando o fluxo do trânsito provocando mais congestionamentos.

  9. É para limitar a circulação das pessoas. Tem tudo a ver com controlo de movimento.
    A elite vai continuar a assapar em veículos de alta cilindrada e a usar jatos privados (estes inclusive ficaram de fora das taxas de carbono)

  10. >Agora saiu uma reportagem da CNN que no fim vem a concluir que não trás vantagens significativas esta redução.

    Tens o link para a reportagem com essa conclusão?

  11. “Acho muito bem que ele estude porque esse é o trabalho deles, do senhor presidente da Câmara e dos vereadores com o pelouro. Porque são eles que têm os serviços sob a sua alçada e são esses serviços que têm os técnicos que podem fazer esses estudos. Nós estamos a fazer proposta política”, diz Patrícia Gonçalves.”

    Portanto, estes gajos primeiro fazem a proposta e votam na aprovação da mesma, e só depois é que são feitos os estudos para saber se é aplicável ou não.

    Política portuguesa, pessoal!

  12. Não sei porque é que os lisboetas estão tão revoltados coma redução da velocidade, a maior parte nunca consegue chegar a esse limite com tanto transito lol.

  13. Uau maninh@ disse mesmo “ah a única vantagem é matar menos peões” Como se não fosse precisamente essa a ideia.

  14. Em Bruxelas todas as vias da cidade tirando vias rápidas tem limites de 30 kmh, com milhares de lombas e radares a imporem esses limites.

    É uma bosta para todo o mundo: ciclistas (como eu), autocarros, carros, etc.
    Uma viagem de 8 km pelo centro demora facilmente uma hora de autocarro à custa do trânsito extremamente lento, em particular nas zonas onde há lombas.

    Limites de 30 kmh fazem sentido em zonas residenciais mas em qualquer estrada que não seja bairro residencial, sendo as excepções vias rápidas parece inadequado.

    Os proponentes destas medidas vão dizer “mAs eM hOrA dE pOnTa EsTa TuDo PaRaDO” mas (felizmente) nem todas as alturas do dia (nem dias) são de ponta.

  15. Se não me cruzasse todos os dias com parvalhões/onaslol com velocidades de 80/90 em zonas 50 talvez ficasse ligeiramente indignada.

    Devia haver mais pontos de controlo em vez de alterar máximas.

    Mas sei lá eu, ando sempre a 20.

  16. 90% dos acidentes sao por distração ou azelhice humana, pessoal que se coloca sem ver, nao fazem piscas, manobras perigosas, nao respeitam as prioridades ou outras regras do código de estrada, acho que em termos de velocidade só quem anda a 200 ou altas velocidades é que tem acidentes, ir a 70 ou 90 tens mais que tempo de parar, dentro das localidades concordo com os 50

  17. >vem a concluir que não trás vantagens significativas esta redução.

    era um pouco óbvio, especialmente no que toca ao ambiente. só quem não tem noção acha que reduzir a velocidade iria fazer algo substancial…

Leave a Reply