PortugalBoas notícias. Foto: Unsplash

Rita Caeiro

Rita Caeiro 16/12/2025 06:01 5 min

Portugal voltou a subir ao pódio e a destacar-se como um país que merece ser conhecido por todos.

Aos inúmeros reconhecimentos internacionais (melhores praias da Europa, três das melhores aldeias do mundo, uma das bibliotecas mais bonitas, e até um dos melhores Mercados de Natal da Europa), somam-se agora os prémios muitas vezes apelidados de “óscares do turismo”, os World Travel Awards. “Não é sorte, é consistência”, pode afirmar-se.

Confirma-se aquilo que quem conhece o país já suspeitava: a Madeira e o Algarve continuam a dar cartas à escala mundial. Mas não são os únicos.

“Depois da cerimónia de outubro ter revelado os melhores destinos da Europa, os World Travel Awards voltaram e na noite de sábado, 6 de dezembro, anunciaram os vencedores mundiais. Portugal voltou a destacar-se nos chamados Óscares do Turismo”, lê-se na revista NiT.

Madeira e Algarve recebem “óscares” de melhores destinos do mundo

Na mais recente gala mundial, realizada no Bahrein, no sábado passado (6 de dezembro), a Madeira arrecadou o título de Melhor Destino Insular do Mundo, um prémio que já quase parece ter morada fixa no arquipélago. Sim, porque este não é um feito pontual: a região venceu esta categoria de forma consecutiva ao longo da última década, superando concorrentes de peso como Bali, Maldivas, Fiji ou Seychelles.

Os vinhos da Madeira: um legado que une tradição à inovação

“Para o Secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura e Presidente da Associação de Promoção da Madeira, Eduardo Jesus, a renovação do prémio é ‘o reflexo do trabalho consistente desenvolvido ao longo dos últimos anos, em parceria com o setor e com todos aqueles que promovem e acreditam na região’, evidenciando ainda a ‘versatilidade e autenticidade’ da oferta turística madeirense, escreve o jornal Expresso.

O Algarve, por sua vez, venceu pela quarta vez consecutiva como Melhor Destino de Praia do Mundo.

Os prémios não ficam por aqui

E, para grande orgulho nacional, houve mais medalhas trazidas para casa. No total das 308 categorias a concurso, Portugal somou 12 prémios.

AlgarveTemos muito para oferecer. Foto: Unsplash

Sim, sabemos que o número fica abaixo do recorde alcançado no ano anterior, mas isso não retira brilho ao resultado — sobretudo quando se olha para a diversidade das distinções.

Criados em 1993, os World Travel Awards são atribuídos por profissionais da área do turismo, com base na votação de milhares de profissionais do setor turístico em todo o mundo. O objetivo é um: “reconhecer, premiar e celebrar a excelência em todos os setores da indústria do turismo”.

Em Portugal, o Dark Sky Alqueva voltou a ser reconhecido como o Melhor Turismo Responsável do Mundo, pelo quinto ano seguido. O país afirma-se, assim, como referência na proteção do céu noturno e no turismo sustentável.

Já os Passadiços do Paiva, em Arouca, mantiveram o estatuto de Melhor Atração em Turismo de Aventura, enquanto a Parques de Sintra – Monte da Lua renovou o prémio de Melhor Empresa de Conservação.

Do fogo à glória: os Passadiços do Paiva são muito mais do que um trilho

No setor da hotelaria, o Vila Joya, no Algarve, foi distinguido como Melhor Boutique Resort do Mundo, e o Olissippo Lapa Palace, em Lisboa, voltou a ser considerado o Melhor Hotel Clássico.

A TAP manteve a liderança nas rotas para África e América do Sul, reforçando a sua posição no panorama internacional da aviação.

Conheça os vencedores portugueses dos World Travel AwardsMelhor Destino de PraiaAlgarveMelhor Destino InsularMadeira
Melhor Atração no Turismo de AventuraPassadiços do Paiva (Arouca)Melhor Empresa de ConservaçãoParques de Sintra- Monte da LuaMelhor Resort FamiliarDomes Lake AlgarveMelhor Hotel ClássicoOlissipo Lapa Palace HotelMelhor Resort de Golf e VilaDunas Douradas Beach ClubMelhor Boutique ResortVila JoyaMelhor Operadora de Hotéis Boutique do MundoAmazing EvolutionMelhor Turismo ResponsávelDark Sky AlquevaMelhor Companhia Aérea para a ÁfricaTAPMelhor Companhia Aérea para a América do SulTAP