Campeonato Nacional

1.ª fase
17.ª jornada

RESULTADO FINAL

Benfica
33

Vitória SC
22

O Benfica recebeu e venceu o Vitória SC nesta terça-feira, 16 de dezembro, no Pavilhão n.º 2 da Luz, num embate da 17.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional de andebol. As águias desfizeram o nó do equilíbrio a partir dos 10 minutos e triunfaram sem dificuldades.

O início equilibrado, com as duas equipas próximas em termos de eficácia ofensiva, conduziu a uma diferença mínima de golos aos 10′, porém em apenas 5 minutos as águias passaram de 6-5 para os 9-6, com o guardião Rangel da Rosa a mostrar-se determinante entre os postes.

A tendência de superioridade do Benfica acentuou-se paulatinamente, com os comandados de Jota González a exibirem-se em melhor nível no momento de atacar a linha dos 6 metros. Aos 25′, os minhotos procuravam encurtar a distância, mas os 5 golos de diferença (14-9) baixaram apenas para 4 ao intervalo (16-12).

Andebol

No reatamento do jogo, o Benfica aproveitou da melhor forma os erros ofensivos da formação do Vitória SC e o parcial de 4-1 levou o marcador para os 20-13. Os visitantes, na procura de criar desequilíbrios no momento ofensivo, lançaram-se para um ataque com 7 elementos, mas os encarnados rebateram com golos, sem oposição do guardião contrário.

Sem permitir que os forasteiros se aproximassem, o Benfica controlou as operações e ampliou o seu domínio para a casa das dezenas, encerrando o embate com um triunfo claro (33-22).

O Benfica volta a atuar nesta sexta-feira, 19 de dezembro, às 20h00, no Pavilhão n.º 2 da Luz, com a receção ao Sporting, em desafio da 13.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional.

Andebol

DECLARAÇÕES

Jota González (treinador do Benfica): “Foi um jogo para o qual tivemos muitas baixas, alguns jogadores jovens tiveram oportunidade de participar neste desafio. Na 1.ª parte alternámos momentos muito bons com outros não tão bons. Foi um jogo com muitos erros. Na 2.ª parte, encontrámos a regularidade no jogo, no contra-ataque. Estivemos melhor na defesa e isso ajudou-nos a ganhar o jogo de forma cómoda.”

Reinier Taboada (lateral-esquerdo do Benfica): “Ao nível coletivo foi um bom jogo. Fizemos a diferença na 2.ª parte, entrámos mais focados e conseguimos a vantagem no marcador. Temos um bom plantel e jogadores jovens que ajudaram. Estamos a trabalhar bem e vamos fazer o máximo para vencer o próximo jogo.”

Campeonato Nacional (1.ª fase) | 17.ª jornada | 16/12/2025

Benfica-Vitória SC
33-22
Pavilhão n.º 2 da Luz

Formação inicial do Benfica

Rangel da Rosa, Ander Izquierdo, Bélone Moreira, Javi Rodríguez, Fábio Silva, Reinier Taboada e Stiven Valencia

Suplentes

Gustavo Capdeville, Pau Oliveras, Miguel Bernardino, Aldo Pagliotta, Alexis Borges, El Korchi, Edijeso Quaresma e Gustavo Sousa

Treinador do Benfica

Jota González

Formação inicial do Vitória SC

Miguel Loureiro, Tiago Sousa, António Machado, Adel Eletter, João Peixoto, Rafael Andrade e Alexandre Leite

Suplentes

Emanuel Ribeiro, Duarte Sousa, João Saraiva, Fábio Machado, Pedro Carvalho, Diogo Silva, Luís Pereira e Afonso Sousa

Ao intervalo
16-12

Marcadores do Benfica

Reinier Taboada (11), El Korchi (5), Bélone Moreira (4), Ander Izquierdo (3), Pau Oliveras (2), Javi Rodríguez (2), Stiven Valencia (1), Miguel Bernardino (1), Fábio Silva (1), Alexis Borges (1), Edijeso Quaresma (1) e Gustavo Sousa (1)