❤️Portugal is ready to help Ukraine to rebuild the schools and kindergartens ruined because of the war. Portugal has significant experience of design and construction of educational establishments, which can be applied in Ukraine.

26 comments
  1. Se forem escolas como as que a Parque Escolar construiu cá, coitados dos ucranianos. Caixotes que, ao fim de uns anos, já têm portas que não fecham, sistema de ventilação avariado porque era bonito no papel mas ninguém se lembrou da manutenção… Enfim maquetas na escala 1:1.

  2. Oi? Somos bons a construir escolas desde quando? Eu só de pensar nos erros estúpidos da minha secundária acabadinha de renovar dá-me PTSD

  3. Sim, temos experiência em construir escolas que passado um ano já precisam de obras. Ou de escolas novas onde chove dentro da sala

  4. Não quero incomodar os portugueses, mas em 20 anos a viver em Portugal não vi escolas como a Ucraniana (nas cidades). Uma questão à parte com o aquecimento, que os portugueses não fazem ideia, devido à diferença de clima. Mas pelo dinheiro alocado e o desejo de ajudar (há uma oportunidade de aprender :)) – obrigado.

  5. Se fosse pelas Escolas que construimos por cá então era caso para ficarem preocupados…

    … mas isto é um bom pretexto para discutir uma coisa que nunca percebi, é que quando é feito cá é mau, mas quando as nossas construtoras fazem no estrangeiro é excelente. Aqui em Portugal ninguém fala nisso, mas as nossas empresas, engenheiros e trabalhadores especializados têm desde há décadas ganho reputação de estrelas da engenharia e da construção de infraestruturas.

    Começou com os bunkers na Sérvia, escolas, clínicas e infraestruturas básicas nos Emirados e norte de África, no Médio Oriente, no Oeste de África, pontes em todo o lado, sendo algumas vezes chamados para resolver as asneiras de outros, do Brasil à Arábia Saudita, de Marrocos ao Iraque.

    E isto acontece há décadas, porquê? Porque é que cá é sempre um desastre mas lá fora somos top? Qual será a razão?

  6. Não lhes bastava os russos e agora ainda vão ter que ir vestidos com 5 camadas no inverno… When it rains, it pours.

  7. Em poucas horas este post vai-se encher de comentários que vão ignorar completamente o lado positivo da notícia e vão antes focar na merda que Portugal é, que não tem jeito nenhum para construir escolas e que isto é tudo uma miséria neste país. r/portugal what else?

  8. Os ucranianos não precisam de escolas sem aquecimento, também não devem dar muito valor aos candeeiros do Siza.

  9. Não se consegue entender, as nossas escolas a cair de podre, e estes gajos vão gastar dinheiro a reconstruir as escolas ucranianas. Se aplicarem os mesmos conceitos de construção que usam aqui, só tenho a dizer, coitados dos ucranianos.

  10. Tenho uma ideia ainda mais loca. E se Portugal Investisse nas suas próprias escolas e melhora-se as condições de ensino para estudantes e professores?

  11. We have “significant experience of design and construction of educational establishments” but what concerns making a good use of them after they are developed we are bad.

  12. Porque mais do mesmo. Dinheiro! Corte de orçamentos faz feridas e as vezes a morte dos projetos.

    Repara que não é só na construção, também na investigação damos cartadas e porquê?

    Porque têm se dinheiro para investir e continuar a fazer sem prejudicar o resto.

  13. O meu liceu foi renovado completamente em 2009. Foi construído um Ar condicionado e um sistema de ventilação integrado no teto. Até hoje, nunca ligaram-no por falta de dinheiro. E ainda pior, como nunca fizeram manutenção do ar condicionado, hoje existe um buraco na biblioteca por onde a chuva passa. Bastaram 11 anos para voltar a chover dentro do pavilhão

Leave a Reply