Boas.

Estive à procura de algum post sobre este tema, mas, como não encontrei nada, decidi abrir aqui o tópico. Gostaria de saber as vossas opiniões, e se acham que a decisão de Portugal deve passar por um referendo, como algumas pessoas defendem.

Vou deixar aqui o link que aborda um pouco a ideia da OMS para com o tratado pandémico.

[Tratado Pandémico OMS](https://www.who.int/news/item/30-03-2021-global-leaders-unite-in-urgent-call-for-international-pandemic-treaty)

Edit: Para os interessados, fica aqui um link com alguma info do pós-sessão:

[After the world health assembly special session](https://unfoundation.org/blog/post/qa-after-the-world-health-assembly-special-session-how-likely-is-a-pandemic-treaty/)

8 comments
  1. Concordo plenamente. Há doenças extremamente graves, sem cura ou tratamento que hoje só estão controladas por causa dos processos de vacinação em massa. Se dás esse direito à generalidade das pessoas, a opção de escolha em certos assuntos, estes dois anos provaram imensa coisa. Uma delas é que apesar de toda a gente ter direito “a ter uma voz”, nem toda a gente deve ter a capacidade de “ser ouvido”. Isto anula a questão do referendo porque há imensas pessoas que se recusam de todo a pelo menos dar o beneficio da dúvida e a largar as redes sociais para ir diretamente a fontes credíveis para se informarem do que irão ter que decidir.

    A situação da Eutanásia e o famoso “não matem os velhinhos” são um brilhante exemplo disso. [**Diz a criadora que**](https://observador.pt/2018/06/05/lembra-se-do-cartaz-nao-matem-velhinhos-jovem-que-o-segurou-defende-se/) foi completamente desfasado da realidade com que ela o escreveu. Mas no fim, foi o peso e o significado desse desfasamento na opinião pública que falou mais alto que o resto e que vincou na decisão de milhares de pessoas sobre esse assunto e que depois iriam decidir em referendo com essas ideias desfasadas em mente. Não posso concordar com um referendo destes tendo isto em conta.

    Gostem, não gostem, apenas a minha opinião. Mas qualquer downvote só porque não concordam com ela, prova o meu ponto: é cada vez mais raro decidir algo com lógica e distanciamento de viés, seja ele qual for.

  2. Perdão? Referendo em Portugal sobre a implementação do tratado pandemico da OMS?

    Chalupa alert? Escrito em BR-PT, cheio de erros, indicios conspiracionistas e afins… Claro. Vamos já fazer um referendo sobre isto para deixar a malta das redes sociais decidir. ahah

  3. Tratados internacionais e outras matérias de estado não são referendaveis de acordo com a nossa constituição.

  4. Mesmo não sendo chalupa e desprezando esse segmento da sociedade, acho que os países devem manter a sua soberania ao máximo. Os países devem cumprir as normas da OMS por vontade própria.

  5. Sim devia haver um referendo, esse tratado é um assalto à democracia, é dar poderes sem precedentes a uma organização obscura, não-eleita democraticamente e que boa parte do seu financiamento vêm de fontes hostis como a China.

    Este tipo de tratados são uma ameaça à soberania dos estados e povos que passam a ser governados através de organizações que não têm controlo nenhum.

  6. Isto torna-nos ainda mais “vassalos” das forças geopolíticas no ocidente. Nada de novo, breve vira Estados Unidos da Europa.

  7. Se alguém assinar esse tratado, cedendo soberania, estará a cometer crime de traição à pátria.

Leave a Reply