Lisboa é a terceira cidade mais cara do mundo para se viver

29 comments
  1. Estudo que contempla 56 grandes cidades coloca a capital portuguesa no patamar de grandes capitais mundiais, como Roma, Londres e superando metrópoles como Paris ou Seul.

    Lisboa surge como uma das cidades onde é mais caro viver, tendo em conta os rendimentos versus os preços da habitação e o custo de vida, num estudo da seguradora inglesa CIA Landlord, com base em dados oficiais para os indicadores.

    O estudo comparou 56 cidades com base no rendimento médio disponível, resultado da subtração do custo de vida e do valor de um T3 ao valor de um salário médio em cada metrópole.

    A investigação da CIA Landlord mostra que Lisboa é uma das cidades mais caras para se viver, já que o rendimento médio disponível ficou nos 1.150 euros negativos – o que significa que se quiser viver em Lisboa terá de desembolsar mais mil euros para além do salário mensal. Isto porque ao salário médio de 1.037 euros se subtrai um valor de 1.626 euros de arrendamento de um T3 e 561 euros de custo de vida, que incluem despesas com transportes, alimentação, água, eletricidade e lazer.

    Os autores do estudo deixam ainda uma nota e alertam que “mais tem de ser feito para garantir que os trabalhadores conseguem gerir de forma eficiente os seus ganhos e gastos, seja através do aumento de salários ou de uma redução da renda, garantindo que as populações possam atingir o limiar de rentabilidade por mês”.

    No caso de Roma, que lidera a tabela, o rendimento médio disponível é de 1 400 euros negativos. A justificação dada é a de que o grande fluxo migratório para a cidade nos últimos anos tem levado a uma estagnação nos salários, mesmo com a subida dos preços da habitação.

    Já na lista das cidades menos caras para se viver, no top 3 ficou a capital da Suíça, Berna, com um rendimento disponível de 1.400 euros, seguido de duas cidades inglesas, Derby e Coventry.

  2. assustador

    não sei mesmo como governos que se dizem democráticos não percebem que isto é uma bomba prestes a explodir

  3. Há alguma razão particular para deduzir ao rendimento médio a renda de um T3? É a tipologia média? O contrato de arrendamento típico só inclui um indivíduo?

    Era mais proveitoso pensar na razão que faz com que a capital produza tanto trabalho indiferenciado.

  4. antes de embandeirarem em arco é preciso tomar atenção ao contexto do artigo:

    ​

    “Lisboa surge como uma das cidades onde é mais caro viver, **tendo em conta os rendimentos** versus os preços da habitação e o custo de vida, num estudo da seguradora inglesa CIA Landlord, com base em dados oficiais para os indicadores.”

    ​

    Lisboa só é caro para quem vive de salários à portuguesa.

    Para os estrangeiros ocidentais é barata.

    ​

    [https://jornaleconomico.pt/noticias/californianos-vivem-american-dream-em-lisboa-ja-poupei-tanto-dinheiro-que-devia-ser-crime-892401](https://jornaleconomico.pt/noticias/californianos-vivem-american-dream-em-lisboa-ja-poupei-tanto-dinheiro-que-devia-ser-crime-892401)

    “Já poupei tanto dinheiro a viver cá que devia ser um crime”. É desta forma que Therese Mascarado, antiga residente em Los Angeles, nos Estados Unidos, descreve os seus primeiros tempos a viver em Lisboa. As declarações foram feitas a um correspondente do “Los Angeles Times” que divulgou um vídeo na sua conta da rede social Twitter, onde entrevista cidadãos que vieram da Califórnia, para viver em Lisboa.

  5. Estes títulos sem o mínimo de ligação a verdade da notícia são um nojo dos nossos jornais. Lisboa não é a 3ra cidade mais cara e a 3ra cidade onde viver ocupa a 3ra maios percebtagem vs rendimento médio.

  6. “Isto porque ao salário médio de 1037 se subtrai um valor de 1626 euros de arrendamento de um T3”

    Explique-se a lógica de comparação entre salários médios e apartamentos T3? Porque não T0?

    EDIT: já vi que não fui o único a reparar nisto.

  7. Título completamente falso, descrição do conteúdo (num comentário feito depois pelo OP) no entanto correto. Clickbait por outras palavras.

    Não é nem de perto a terceira cidade mais cara do mundo para se viver. É a terceira cidade mais cara do mundo para os locais viverem (tendo em conta o custo e rendimento médio dos locais).
    São coisas muito diferentes.

  8. A situação é gravíssima , mas o titulo é horrível. Lisboa está anos luz do custo de vida de uma nova Iorque, são francisco, LA, etc. É cara é para quem vive/trabalha em Portugal

    A coisa mais trágica é que lisboa tinha mais de 1.5x da população atual nos anos 80 e agora com tanta população a menos temos uma situação imobiliária incomportável e pronta a rebentar pelas costuras

  9. Isto também é culpa de quem quer tudo, eventos, infra-estruturas, meios, recursos, nova obra, emprego, dinheiros desviados dos fundos de coesão e o crl a quatro no mesmo metro quadrado. Que normalmente é o *seu* metro quadrado, conheço poucos centralistas de Vinhais. Portanto é lidar.

  10. Interessante como ainda á uns anos estava em 83 e agora terceiro…. Vamos ver se não é apenas um estudo de treta

  11. compararam com os rendimentos locais para q? o centro de lisboa é para americanos, franceses, holandeses e estrelas de cinema.

  12. Isto sim é dos principais problemas de Lisboa. O Sr Moedas devia dar prioridade a isto em vez de se preocupar com ciclovias ou com avenidas encerradas um dia por semana.

Leave a Reply