Pressão turística faz do Porto ″parque temático″

4 comments
  1. ”Só durante os primeiros quatro meses do ano, o Porto contou com 418 novos registos de alojamento local. Desses, 327 são no Centro Histórico e na Baixa da cidade. O número é o que mais se aproxima ao de 2019 que, durante o mesmo período, contou 506 novos alojamentos locais. Ainda assim, e porque o setor começou, no ano passado, a recuperar a quebra provocada pela pandemia, já há mais estabelecimentos a funcionar na cidade do que há três anos. De acordo com a Câmara do Porto, são agora, no total, 8662 e os operadores turísticos esperam um verão forte, semelhante à procura recorde de 2019.

    “Tínhamos já que ter pensado [durante a pandemia] que não poderíamos voltar a deixar que o Porto se transformasse num parque temático”, critica Paula Teles especialista em planeamento do território, referindo-se, em particular, ao Centro Histórico e Baixa da cidade. São essas as zonas mais procuradas pelos empresários de Turismo e a criação de novos alojamentos locais nessa área foi, inclusivamente, suspensa pela Câmara em julho de 2019, enquanto o Município se preparava para discutir uma proposta de regulamento para os estabelecimentos. O processo caiu por causa da pandemia, mas será retomado.

  2. Muitos turistas “Porto parque temático”
    Poucos turistas “estamos a falir é preciso subsídios”

    É extensível ao resto do país… Decidam-se logo porra.

  3. Lol só rir. Pera aí que os meninos em Portugal não podem ter turistas, é horrível e super desagradável, virem para aqui gastar dinheiro, mas o que é isto?
    Fechem esta merda tipo Coreia do Norte ou façam um muro à volta de Lisboa e do Porto.

  4. Mas é assim tão difícil que o turismo é algo que tem de ser visto com peso e medida? Neste momento o Porto tem turistas a mais e tem zonas em que a cidade está simplesmente desprovida de residentes. Basta ir à ribeira ver as enchentes de gente que por lá anda.

    É para mim óbvio que falta de turismo é tão mau como excesso, mas parece-me que andam todos aqui a tentar reduzir a discussão ao extremo.

    Prós: Vender finos aos bifes.

    Contras: Explusar idosos das suas casas para alojar baguetes por dois dias.

Leave a Reply