Voto obrigatório em Portugal faz sentido? Especialistas dividem-se

24 comments
  1. É só mais uma maneira de eles (partidos) ganhar dinheiro. Visto que eles ganham dinheiro a base de número de votos. Eu sou contra isso 25 de abril foi para dar liberdade de fazer o que quero se votei votei se não votei azar meu.

  2. >O que nos diz a abstenção? Que a “baixa taxa eleitoral é um sintoma de que algo vai mal no reino das democracias”, responde a investigadora. É preciso, antes de tudo, procurar compreender os motivos que provocam as elevadas taxas de abstenção, defendeu.

    >Esse caminho começa pelos partidos: têm de falar mais para os jovens e inclui-los mais na vida política, defendeu.

    Como jovem preferia antes que os políticos falassem entre si como adultos que são, fizessem compromissos e chegassem a consensos naquilo que seria o melhor para o país a médio/longo prazo, em vez de andarem em guerras partidárias estúpidas enquanto mamam não sei quantos milhares por mês.

  3. Para mim faz. A democracia não se mantem se os cidadãos não contribuírem.

    Votar é o mínimo dos mínimos que se pode fazer para contribuir para a sociedade..

  4. Qual é a solução para as coisas em Portugal? A obrigatoriedade claro… não são capazes de analisar o problema sem leis ao barulho fds

  5. Nem pensar, nunca na vida! Está consagrado o direito à liberdade de expressão e pensamento, o voto obrigatório seria violar esses direitos limitando-os apenas à expressão e pensamento que o Estado acha aceitável

  6. Obrigatório não.

    Mas facilitar para que se possa ir. Dois dias para votação, um durante a semana outro ao fim de semana.

    Mudar o sistema de representatividade.

  7. O modelo de voto e político em geral é uma farça, está desactualizado e não faz sentido nenhum.

    Temos políticos a tomar decisões sobre temas que não compreendem porque não os estudaram, o que explica os infinitos estudos que pedem para tudo e mais alguma coisa é quando é concluído já esta desactualizado e já desapareceram uns milhões.

    Agora o voto é o que me faz mais confusão, pessoas que não sabem o que estão a fazer, que em nada percebem o modelo eleitoral e se votam é para defender os seus próprios interesses e não de um todo.
    Completos iliterados que votam em X partido porque sempre o fizeram, votam porque viram uma propaganda de 2 minutos e até se identificaram com o que viram ou então não votam.
    Ninguém se dá ao trabalho de estudar um bocadinho e muita gente tem memória curta, depois claro é ver Donaldos e bolsonaros a subir ao poder. Ou como aconteceu recentemente nas Filipinas que elegeram o filho do ditador que arruinou o país durante 30 anos. Ou o belo do brexit.

    Já actualizavam o modelo de voto e político no geral para o século em que estamos e não em moldes do século 18.

  8. Este é um assunto que devia ser resolvido por engenheiros e não por advogados, pessoal de ciência politica ou merdas dessas.

    Estou-me a cagar se é correto. O pessoal tem de votar. Não se pode eleger governos legítimos com tão poucos votos, ponto final parágrafo: é preciso uma solução para amanhã e não para daqui a 50 anos.

    E comentando as medidas em vigor na Bélgica e da doutora do texto…aplicar sanções a quem não vota é mesmo ideia de economista liberal dos anos 80. Puta de anormais.

    A solução é meter as pessoas na puta das urnas dê por onde der: se for preciso que se metam carrinhas em todos os bairros para quem precise, se ofereça ambulâncias para inválidos e idosos…etc.

    E quem não poder mesmo vote por correio. Fim.

  9. A ideia e o voto ser um direito, não um dever, até porque já temos gente suficiente a votar ao calhas

  10. Li um comentário nas últimas eleições que dizia que se devia designar um partido aleatório a cada pessoa. Se não quisesses votar nesse partido, tinhas que te deslocar às urnas.

  11. Os deputados que foram eleitos para tomar decisões podem- se abster, mas o problema é o povo que se abstém.

  12. Voto obrigatório nunca seria a favor, pois até acredito que muita gente que vai votar, fá-lo sem se esforçar minimamente por compreender aquilo em que vota, e faria melhor em ficar em casa(ver: últimas eleições). E quem quiser autoexcluir-se do papel de eleitor, está completamente no seu direito em o fazer(e em acatar com o que quer que o governo lhe atire de boquinha fechada).

    Mas algo simples e pequeno, como um reembolso de IVA estilo IVAucher de 10 euros a quem fosse votar já seria mais razoável.

  13. Portanto querem colmatar o pouco interesse político dos portugueses, que é consequência do mau trabalho que tem vindo a ser feito pelos partidos, com uma lei que nos obriga a votar.

    Continua o mau trabalho

  14. N me acredito, só ia dar barraca com idosos que n se podem mexer, e pessoas que votam por clubismo (ainda mais) ai é que n íamos sair da cepa torta

  15. Sou favorável.

    O voto é tanto um direito como um dever e obrigação de cidadania. Abstenção é egoístico e um comportamento que não deve ser glorificado ou incentivado numa sociedade de direito.

Leave a Reply