Mas porque é que há tanta choradeira por causa da ciclovia?
O moedas disse várias vezes na campanha que ia reverter aquilo e os lisboetas votaram nele. Ele só tem de fazer aquilo que prometeu.
O que eu odeio é que se contribua para a bipartidarização deste tipo de assuntos.
> escolheu degradar profundamente a ciclovia para ter mais carros, contra a vontade das pessoas
Foi mais que falado na campanha.
> obras à socapa, à noite e de madrugada, arrancando pedaços da ciclovia, pareceres escondidos, trabalhos sem aviso e mais episódios decrépitos de manipulação
Estavam sinalizadas. Agora criticam-se obras por serem rápidas e por serem à noite (menos distúrbio)?
> É dessas alianças políticas que surge a obsessão com o ódio às ciclovias. É num micronicho que faz do carro um símbolo de estatuto, nesse micronicho em que a relação com o automóvel (geralmente muito pessoal e privada), com a sua potência e a sua cilindrada, com a liberdade absoluta e acima das outras de usufruir da máquina como objeto de identidade e diferenciação que coloca o proprietário acima de tudo, que estará a chave de muitas decisões arcaicas de Moedas.
Que ganda mocado. Tinha de vir do esquerda.net.
Nunca lhe passa pela cabeça que as pessoas querem carros… porque precisam deles para o seu dia a dia.
Para quê ciclovias, quando elas existem, normalmente os ciclistas vão pela estrada, alegam que pelo motivo dos peões, não podem circular lá….
Eu não odeio, simplesmente acho que o país não está preparado para lhes dar uso a nível profissional e não só para lazer.
Se for como a ciclovia de Leiria que é pelo meio da estrada sim de facto ciclovias é uma cidade de futuro.
Todas as medidas que façam diminuir os carros em Lisboa são bem vindas
Não há qualquer dúvida!
Precisamos de ciclovia em todas as cidades do país!
Nem sei como é que isto pode ser questionável…
Aqui em Ponte de Lima, onde vivo, foi das melhores coisinhas que tem feito. desde que criaram ciclovias que dão uma volta à vila, todo o centro da vila deixou de ver bicicletas no meio das estradas.
Resumindo, mais seguro para ciclistas e mais transitável para os carros.
Porém cada caso é um caso, e não tenho ideia de como as ciclovias influenciam as grandes cidades
foi dito na campanha e as pessoas votaram nele, agora amanhem-se
o pessoal leva com a areia para os olhos e ceguinho berra todo contente.
​
Ninguém é contra ciclovias, todos são contra o facto de aqui no burgo não se fazer nada decentemente e com compromissos.
Cá o pessoal precisa de olhar os vídeos do No Just Bikes para perceber como é que ter ciclovias melhoram a qualidade de vida na cidade.
Eu não odeio, mas a maneira como são feitas só criam desconforto, estão mal planeadas, e a utilidade delas está mal explicada pelos responsáveis antes de fazerem as obras, , o que leva com que haja revolta contra elas porque estão sempre vazias após a sua construção e a fluidez do trânsito torna-se muito pior
Eu circulo bastante de carro em lisboa (muitas vezes por falta de cobertura de transporte público) e sou completamente a favor de se cortarem vias ao transito, criarem mais ciclovias, etc. Muita gente acha que quem é a favor destas medidas é porque não sabe as implicações que isso tem para o transito. Eu tenho plena noção que circular e arranjar estacionamento vai ser cada vez mais difícil mas é o interesse colectivo acima do interesse individual. É uma situação a qual todos nos vamos ter de nos adaptar em prol de uma cidade mais bonita e saudável. É o caminho do progresso. Dai não entender a choradeira da almirante reis. É para cortar faixas, É para botar ciclovia, É para botar eléctrico, É para botar maiores faixas pedonais. Certo que a rua não estica para os lados e tem problemas de raiz, e provavelmente circular ali de carro vai passar a ser um inferno, mas existem alternativas.
Utilizo com frequência as ciclovias em Lisboa.
Há muito trabalho a fazer para melhorar os tracados, tapar buracos, etc., mas é inquestionável que traz benefícios para a cidade.
Metam mais estações da gira!
Comecei a usar as gira pontualmente como lazer ao fim de semana há uns 2 ou 3 anos.
Depois comecei a substituir parte do meu percurso para o trabalho por gira. Não conseguia fazer todo porque não tinha estação de gira perto. Então fazia de gira e apanhava um autocarro mais à frente.
Hoje em dia comprei a minha própria bicicleta elétrica e faço todos os movimentos pendulares nela, assim como deslocações que preciso na cidade, incluindo ir às compras. Nem sequer tenho carro.
Neste tempo todo cada vez vi mais bicicletas nas ruas e hoje até já se formam filas nos semáforos das ciclovias na Av República. A infra-estrutra traz os utilizadores e não o contrário. Por isso é que é tão importante tirar infraestrutura que atraia o carro individual, i.e., que dificulte e torne pouco atrativo trazer o carro para certas zonas da cidade e responder com outras opções (ciclovias, TP, etc).
É triste como hoje em dia o tema mais inocuo se transforma numa discussão de morte entre dois extremos. Penso que o autor do artigo está associado ao BE…infelizmente na camara de Lisboa executivo e oposição tem dado um fraco espectaculo de demagogia e interesses politicos e pouca preocupação com o bem estar dos Lisboetas.
Ao criar uma ciclovia tem de se ir alem de pintar um bocado da estrada existente de verde, que na prática o que foi feito na Av. Almirante Reis. A requalificação da Av. da Republica é um bom exemplo do que pode e deve ser feito com bons resultados evidentes … era bom que o investigador João Camargo investigasse propostas construtivas inves de vir contribuir com gasolina para a fogueira politica.
Eu não estou a entender bem. As pessoas “odeiam” as ciclovias?
Se não houver ciclovias, as bicicletas andam à frente dos carros, e um gajo tem que ir à velocidade delas…
Eu (como condutor de carro) quero é mais ciclovias, para as bicicletas andarem nelas!!!
Em Dublin, eu sempre andei de bicicleta, e NUNCA tive que ir à frente dos carros. Aliás.. se o fizesse, levava era com buzinadelas, lol
Não entendo esta lei de as bicicletas poderem andar à frente dos carros -.-
Eu quando ando de bicicleta aqui em Portugal, e não tenho ciclovia, eu tento usar os passeios ou plazas, enquanto posso, para não andar a estorvar o trânsito. É uma questão de respeito. (e antes que venham com comentários – não, também não estorvo as pessoas)
Eu só não percebo é porque raio o Moedas tem esta posição de ódio as ciclovias.
Sou dos que não quer o PS no poder eternamente mas com este discurso ultrapassado e que cheira a mofo do Moedas não vejo muita alternativa…
as ciclovias são boas para todos não só para quem as usa. Está mais que provado que diminuem muito o trânsito, são boas inclusivamente para quem anda de carro.
Então já posso deixar de trabalhar para me preparar para o rendimento básico universal?😜😜
Fora de brincadeiras, tens razão, simplesmente deixei uma opinião que não passa mesmo disso, uma opinião completemte não fundamentada, no fundo um desabafo.
Até em coisas básicas como uma ciclovia portugal está atrasado 10 anos em relação ao resto da europa,incrível.
Futuro tipo quê, china dos anos 60?
Já passa da Meia noite mas ainda fui a tempo de ver o post diário sobre ciclovias e bicicletas do reddit tuga.
Olha o genro do Louçã. Vindo de quem vem (sugiro que façam uma pesquisa no Google sobre este senhor), é preciso ter em conta que esta não é uma opinião inocente de um cidadão interessado em urbanismo.
É um óbvio ataque político ao Carlos Moedas, cuja eleição a esquerda não consegue aceitar democraticamente e que tudo vai fazer para sabotar.
As opiniões aqui sobre ciclovias são mais um exemplo do que está mal. Se acontece de x forma em Lisboa é porque acontece igual no resto do país e tem que ser assim.
Lamento, mas convinha saírem do vosso lugar central onde há transportes para todo o lado e boas acessibilidades, e visitar o resto do país para ver como as coisas são.
Despejar ciclovias em locais onde falta tudo o resto, é a mesma coisa que pôr um penso numa ferida exposta. O osso continua de fora e o penso não vai ajudar.
As ciclovias estão às moscas em practicamente todas as cidades do país onde foram feitas porque não são alternativa a nada, e as pessoas precisam do carro para irem para o trabalho.
Enquanto não saírem do burgo de Lisboa e conhecerem o resto, vão andar com o discurso que é ódio às ciclovias que o pessoal tem quando não é isso.
Em Leiria as ciclovias destruíram o ambiente urbano da cidade e muitos negócios que ficaram parados devido a obras sem fim. Para depois ninguém usar aquilo. Mas pronto, quem perdeu negócios devido às obras já tem uma pista verde para se alimentar.
Sim, Leiria não existe blah blah. Viva Lisboa
No caso de Lisboa a larga maioria do trânsito nas principais avenidas são de pessoas que nem residem em Lisboa.
Outra questão é que as ciclovias pop-up como a da almirante reis ou a da avenida de Berna, foram feitas à pressa apenas com intuito de já deixar reservado o espaço para uma intervenção a fundo futura que irá tornar esas ciclovias em ciclovias a ‘serio’ tal como aconteceu em outras cidades europeias como Paris.
E depois as pessoas têm que perceber que andar 1 km de carro em Lisboa para ir fazer ns o que nem faz sentido, só mesmo em casos de necessidades específicas.
E não é necessário haver essa ‘guerra’ entre carros e bicicletas que se as coisas forem bem feitas só beneficiam os dois.
Ciclovias, a maior parte, só de nome. Para as pessoas aderirem tem de haver infraestrutura de qualidade que permita ir do início ao fim do percurso de forma rápida, confortável e segura. Não é pintar uma faixa de vermelho ou verde e aí está uma ciclovia. Pessoalmente sou um grande defensor das ciclovias, desde que devidamente pensadas e respeitando os restantes meios de transporte.
Para mim o grande problema, é quando tens ciclovias ao lado da estrada , mas os artistas continuam a utilizar a estrada em vez da ciclovia. Nesse caso era uma multa bem aplicada…
Só tenho isto a dizer : VERGONHOSO
Não ando de bicicleta em Lisboa, nem de carro, porque para quem mora longe e se quer deslocar para o interior da cidade ambas as soluções são uma piada… Não há onde deixar o carro, os transportes públicos não respondem, e fazer 200km de bicicleta não é solução. Posto isto, sou 100% a favor das ciclovias e de que se removam carros da cidade. Mas remover carros da cidade não deve ser um meio, deve ser um objetivo. Se a rede de transportes públicos fosse muito melhor, houvessem silos para parar os carros na periferia e aceder aos transportes, e os mesmos inclusive facilitassem o transporte de pessoas e até das bicicletas, tinhamos o problema de Lisboa resolvido. Não se esqueçam que a maioria das pessoas que trabalha e circula na cidade não mora dentro dela.
De resto, metam mais Giras, mais trotinetes, mais eCooltras, preços de uso que desincentivem o uso do carro privado, façam mais (e principalmente melhores) ciclovias e tornem a cidade um local mais acolhedor. Mais que não seja, se mais pessoal andar de bicicleta, menos pessoal na estrada, mais estrada para quem a quer usar, everybody wins!
31 comments
Mas porque é que há tanta choradeira por causa da ciclovia?
O moedas disse várias vezes na campanha que ia reverter aquilo e os lisboetas votaram nele. Ele só tem de fazer aquilo que prometeu.
O que eu odeio é que se contribua para a bipartidarização deste tipo de assuntos.
> escolheu degradar profundamente a ciclovia para ter mais carros, contra a vontade das pessoas
Foi mais que falado na campanha.
> obras à socapa, à noite e de madrugada, arrancando pedaços da ciclovia, pareceres escondidos, trabalhos sem aviso e mais episódios decrépitos de manipulação
Estavam sinalizadas. Agora criticam-se obras por serem rápidas e por serem à noite (menos distúrbio)?
> É dessas alianças políticas que surge a obsessão com o ódio às ciclovias. É num micronicho que faz do carro um símbolo de estatuto, nesse micronicho em que a relação com o automóvel (geralmente muito pessoal e privada), com a sua potência e a sua cilindrada, com a liberdade absoluta e acima das outras de usufruir da máquina como objeto de identidade e diferenciação que coloca o proprietário acima de tudo, que estará a chave de muitas decisões arcaicas de Moedas.
Que ganda mocado. Tinha de vir do esquerda.net.
Nunca lhe passa pela cabeça que as pessoas querem carros… porque precisam deles para o seu dia a dia.
Para quê ciclovias, quando elas existem, normalmente os ciclistas vão pela estrada, alegam que pelo motivo dos peões, não podem circular lá….
Eu não odeio, simplesmente acho que o país não está preparado para lhes dar uso a nível profissional e não só para lazer.
Se for como a ciclovia de Leiria que é pelo meio da estrada sim de facto ciclovias é uma cidade de futuro.
Todas as medidas que façam diminuir os carros em Lisboa são bem vindas
Não há qualquer dúvida!
Precisamos de ciclovia em todas as cidades do país!
Nem sei como é que isto pode ser questionável…
Aqui em Ponte de Lima, onde vivo, foi das melhores coisinhas que tem feito. desde que criaram ciclovias que dão uma volta à vila, todo o centro da vila deixou de ver bicicletas no meio das estradas.
Resumindo, mais seguro para ciclistas e mais transitável para os carros.
Porém cada caso é um caso, e não tenho ideia de como as ciclovias influenciam as grandes cidades
foi dito na campanha e as pessoas votaram nele, agora amanhem-se
o pessoal leva com a areia para os olhos e ceguinho berra todo contente.
​
Ninguém é contra ciclovias, todos são contra o facto de aqui no burgo não se fazer nada decentemente e com compromissos.
Cá o pessoal precisa de olhar os vídeos do No Just Bikes para perceber como é que ter ciclovias melhoram a qualidade de vida na cidade.
Eu não odeio, mas a maneira como são feitas só criam desconforto, estão mal planeadas, e a utilidade delas está mal explicada pelos responsáveis antes de fazerem as obras, , o que leva com que haja revolta contra elas porque estão sempre vazias após a sua construção e a fluidez do trânsito torna-se muito pior
Eu circulo bastante de carro em lisboa (muitas vezes por falta de cobertura de transporte público) e sou completamente a favor de se cortarem vias ao transito, criarem mais ciclovias, etc. Muita gente acha que quem é a favor destas medidas é porque não sabe as implicações que isso tem para o transito. Eu tenho plena noção que circular e arranjar estacionamento vai ser cada vez mais difícil mas é o interesse colectivo acima do interesse individual. É uma situação a qual todos nos vamos ter de nos adaptar em prol de uma cidade mais bonita e saudável. É o caminho do progresso. Dai não entender a choradeira da almirante reis. É para cortar faixas, É para botar ciclovia, É para botar eléctrico, É para botar maiores faixas pedonais. Certo que a rua não estica para os lados e tem problemas de raiz, e provavelmente circular ali de carro vai passar a ser um inferno, mas existem alternativas.
Utilizo com frequência as ciclovias em Lisboa.
Há muito trabalho a fazer para melhorar os tracados, tapar buracos, etc., mas é inquestionável que traz benefícios para a cidade.
Metam mais estações da gira!
Comecei a usar as gira pontualmente como lazer ao fim de semana há uns 2 ou 3 anos.
Depois comecei a substituir parte do meu percurso para o trabalho por gira. Não conseguia fazer todo porque não tinha estação de gira perto. Então fazia de gira e apanhava um autocarro mais à frente.
Hoje em dia comprei a minha própria bicicleta elétrica e faço todos os movimentos pendulares nela, assim como deslocações que preciso na cidade, incluindo ir às compras. Nem sequer tenho carro.
Neste tempo todo cada vez vi mais bicicletas nas ruas e hoje até já se formam filas nos semáforos das ciclovias na Av República. A infra-estrutra traz os utilizadores e não o contrário. Por isso é que é tão importante tirar infraestrutura que atraia o carro individual, i.e., que dificulte e torne pouco atrativo trazer o carro para certas zonas da cidade e responder com outras opções (ciclovias, TP, etc).
É triste como hoje em dia o tema mais inocuo se transforma numa discussão de morte entre dois extremos. Penso que o autor do artigo está associado ao BE…infelizmente na camara de Lisboa executivo e oposição tem dado um fraco espectaculo de demagogia e interesses politicos e pouca preocupação com o bem estar dos Lisboetas.
Ao criar uma ciclovia tem de se ir alem de pintar um bocado da estrada existente de verde, que na prática o que foi feito na Av. Almirante Reis. A requalificação da Av. da Republica é um bom exemplo do que pode e deve ser feito com bons resultados evidentes … era bom que o investigador João Camargo investigasse propostas construtivas inves de vir contribuir com gasolina para a fogueira politica.
Eu não estou a entender bem. As pessoas “odeiam” as ciclovias?
Se não houver ciclovias, as bicicletas andam à frente dos carros, e um gajo tem que ir à velocidade delas…
Eu (como condutor de carro) quero é mais ciclovias, para as bicicletas andarem nelas!!!
Em Dublin, eu sempre andei de bicicleta, e NUNCA tive que ir à frente dos carros. Aliás.. se o fizesse, levava era com buzinadelas, lol
Não entendo esta lei de as bicicletas poderem andar à frente dos carros -.-
Eu quando ando de bicicleta aqui em Portugal, e não tenho ciclovia, eu tento usar os passeios ou plazas, enquanto posso, para não andar a estorvar o trânsito. É uma questão de respeito. (e antes que venham com comentários – não, também não estorvo as pessoas)
Eu só não percebo é porque raio o Moedas tem esta posição de ódio as ciclovias.
Sou dos que não quer o PS no poder eternamente mas com este discurso ultrapassado e que cheira a mofo do Moedas não vejo muita alternativa…
as ciclovias são boas para todos não só para quem as usa. Está mais que provado que diminuem muito o trânsito, são boas inclusivamente para quem anda de carro.
Então já posso deixar de trabalhar para me preparar para o rendimento básico universal?😜😜
Fora de brincadeiras, tens razão, simplesmente deixei uma opinião que não passa mesmo disso, uma opinião completemte não fundamentada, no fundo um desabafo.
Até em coisas básicas como uma ciclovia portugal está atrasado 10 anos em relação ao resto da europa,incrível.
Futuro tipo quê, china dos anos 60?
Já passa da Meia noite mas ainda fui a tempo de ver o post diário sobre ciclovias e bicicletas do reddit tuga.
Olha o genro do Louçã. Vindo de quem vem (sugiro que façam uma pesquisa no Google sobre este senhor), é preciso ter em conta que esta não é uma opinião inocente de um cidadão interessado em urbanismo.
É um óbvio ataque político ao Carlos Moedas, cuja eleição a esquerda não consegue aceitar democraticamente e que tudo vai fazer para sabotar.
As opiniões aqui sobre ciclovias são mais um exemplo do que está mal. Se acontece de x forma em Lisboa é porque acontece igual no resto do país e tem que ser assim.
Lamento, mas convinha saírem do vosso lugar central onde há transportes para todo o lado e boas acessibilidades, e visitar o resto do país para ver como as coisas são.
Despejar ciclovias em locais onde falta tudo o resto, é a mesma coisa que pôr um penso numa ferida exposta. O osso continua de fora e o penso não vai ajudar.
As ciclovias estão às moscas em practicamente todas as cidades do país onde foram feitas porque não são alternativa a nada, e as pessoas precisam do carro para irem para o trabalho.
Enquanto não saírem do burgo de Lisboa e conhecerem o resto, vão andar com o discurso que é ódio às ciclovias que o pessoal tem quando não é isso.
Em Leiria as ciclovias destruíram o ambiente urbano da cidade e muitos negócios que ficaram parados devido a obras sem fim. Para depois ninguém usar aquilo. Mas pronto, quem perdeu negócios devido às obras já tem uma pista verde para se alimentar.
Sim, Leiria não existe blah blah. Viva Lisboa
No caso de Lisboa a larga maioria do trânsito nas principais avenidas são de pessoas que nem residem em Lisboa.
Outra questão é que as ciclovias pop-up como a da almirante reis ou a da avenida de Berna, foram feitas à pressa apenas com intuito de já deixar reservado o espaço para uma intervenção a fundo futura que irá tornar esas ciclovias em ciclovias a ‘serio’ tal como aconteceu em outras cidades europeias como Paris.
E depois as pessoas têm que perceber que andar 1 km de carro em Lisboa para ir fazer ns o que nem faz sentido, só mesmo em casos de necessidades específicas.
E não é necessário haver essa ‘guerra’ entre carros e bicicletas que se as coisas forem bem feitas só beneficiam os dois.
Ciclovias, a maior parte, só de nome. Para as pessoas aderirem tem de haver infraestrutura de qualidade que permita ir do início ao fim do percurso de forma rápida, confortável e segura. Não é pintar uma faixa de vermelho ou verde e aí está uma ciclovia. Pessoalmente sou um grande defensor das ciclovias, desde que devidamente pensadas e respeitando os restantes meios de transporte.
Para mim o grande problema, é quando tens ciclovias ao lado da estrada , mas os artistas continuam a utilizar a estrada em vez da ciclovia. Nesse caso era uma multa bem aplicada…
Só tenho isto a dizer : VERGONHOSO
Não ando de bicicleta em Lisboa, nem de carro, porque para quem mora longe e se quer deslocar para o interior da cidade ambas as soluções são uma piada… Não há onde deixar o carro, os transportes públicos não respondem, e fazer 200km de bicicleta não é solução. Posto isto, sou 100% a favor das ciclovias e de que se removam carros da cidade. Mas remover carros da cidade não deve ser um meio, deve ser um objetivo. Se a rede de transportes públicos fosse muito melhor, houvessem silos para parar os carros na periferia e aceder aos transportes, e os mesmos inclusive facilitassem o transporte de pessoas e até das bicicletas, tinhamos o problema de Lisboa resolvido. Não se esqueçam que a maioria das pessoas que trabalha e circula na cidade não mora dentro dela.
De resto, metam mais Giras, mais trotinetes, mais eCooltras, preços de uso que desincentivem o uso do carro privado, façam mais (e principalmente melhores) ciclovias e tornem a cidade um local mais acolhedor. Mais que não seja, se mais pessoal andar de bicicleta, menos pessoal na estrada, mais estrada para quem a quer usar, everybody wins!
Concordo , o futuro não pode ser de carro…