Semana de trabalho de quatro dias pode vir a tornar-se realidade em Portugal

43 comments
  1. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode. Pode.

  2. Quais são as vantagens de ter uma semana de trabalho a 4 dias?

    Vou excluir da equação empregos cujo rendimento está diretamente associado ao nº de horas que trabalham. Se precisar de um operador de linha de montagem 40 horas por semana e se por exemplo passar a tê-lo 30h, alguém terá que preencher as 10h que ele não está lá. Irei colocar o foco nas profissões que podem beneficiar de estarem mais inspiradas no trabalho.

    Assumindo por exemplo que as duas últimas horas diárias(de um total de 8h) de uma determinada profissão são de baixa produtividade. Acredito que poderia fazer sentido o horário passar a ser de 6 horas diárias(30 semanais). Não sei até que ponto não se poderia até pagar o salário a 100% ou perto disso. Agora, com a semana a 4 dias não consigo perceber o raciocínio. Se é para fazer 40horas semanais, vão ter que se fazer 10h por dia, o que me parece exagerado e contra a tal vantagem de ter um melhor rendimento em menos horas.

    Como é que 4 dias de trabalho poderia ser bom para uma empresa?

  3. Não discordo de todo da medida. Em vez de trabalharmos 8 horas por dia, trabalhamos 10 e ganhamos uma folga. Parece-me worth it.
    Isto claro, tudo a ser negociado entre o empregador e a entidade patronal.

  4. Não concordo com a medida.

    Isto é só para aumentar o número de feriados que calham ao fim de semana, só não vê quem não quer

  5. É das poucas medidas que acho ótimas. Já temos excesso de produção (basta ver as toneladas de produtos que vão para o lixo), podemos diminuir a produção aumentando a produtividade através de novos modelos de trabalho.

    Nós trabalhamos para viver, não vivemos para trabalhar!

    4 dias de 8h diárias, parece-me ótimo e equilibrado!

  6. Corta-se nos dias, mas mantem-se a quantidade de horas semanais, isto é benéfico para quê?

    Para termos mais dias para ir gastar na hotelaria e restauração, como disse uma dona de restaurantes?

    No caso dos pais com filhos menores, perdem 2 horas por dia de semana para estar com os filhos que depois tem de pagar para ficarem com os filhos, depois ganham um dia da semana em que os filhos estão na escola…

  7. O pessoal das big 4 que às vezes trabalha 7 dias como é que vai fazer? é que eles já fazem prai 80 horas por semana.

  8. Boa sorte para quem acha que em Portugal se for 4 dias de 8h vai receber o mesmo que 5 dias 8h.
    No máximo fazem 4 dias com 10h.

  9. Poder até podia, mas só que não.
    Portugal não está preparado, aliás quem paga é que não está mentalizando para implementar uma medida deste calibre.
    P’ra mim, para começar seria melhor introduzir a semana de 35 horas igual à função pública, isto só para começo.

  10. Esta medida só faz sentido se se aumentar a produtividade. Para isso temos de mudar o mindset das chefias e dos funcionários…

  11. Tenho uma PME, pergunta honesta porque não consigo chegar lá, como é que é suposto uma empresa com menos de 10 empregados aguentar isso ?
    Contratando mais funcionários ? E se, como acontece na maioria das empresas pequenas/familiares que, orçamento para RH já esteja todo contado ao cêntimo e não haja margem de manobra ?

    Isto só vai fazer subir os preços de serviços, restauração, etc. Vai ficar mais caro produzir porque por muito que me digam o contrário ninguém vai aumentar produtividade com uma medida assim.

  12. Como disse na outra thread, 4×10 é tortura, são 4 dias mandados para o lixo.

    Quero 4×8, totalizando 32 horas semanais, se hoje recebo X por 40 horas, quero entao 80% de X por 32 horas.

    Sem ser isso, então não me vou esfolar a bulir 10 por dia, se já a ultima hora das 8 já é um esforço do caralho, coisas que ficam muito melhor para o dia seguinte

  13. já tive semana de trabalho de quatro dias

    pró: folgar à sexta

    contra: trabalhar 10 horas por dia

    ainda assim gostei, era mais chavalo e duas horitas extra todos os dias nao custavam nada comparando à bençao que é um dia extra de fim de semana…. sabendo que muito tuga faz mais 2 horitas todos os 5 dias, nao me podia queixar

  14. Pode ?, de certeza que não vai acontecer, é um panorama impossivel para um país como este, é tão sobjetiva a utilização da palavra “pode” pode acontecer tudo desde portugal entrar em guerra a eu ganhar o euro milhões a o mundo acabar amanhã ou até aparecerem aliens, que midia mais mísera que portugal tem.

  15. E como é que uma medida desta se processa em contexto fabril ? Quando a produção é continua ? Por muito que queira não estou a ver uma medida deste tipo a se enquadrar nesse contexto.

  16. sou só eu que acha insultuoso este tipo de noticias quando vivemos num país que não se respeitam as 40h semanais? Que se fazem atropelos capitais aos direitos dos trabalhadores nas condições atuais?

    ​

    Ou seja estão todos a masturbar-se para a ideia nova utópica quando a merda que tem atualmente não funciona.

    ​

    Nada mais português…

  17. Com a típica forma de pensar do patrão tugão? Esperem sentados… Mentalidade de dinossauro, velhos.

    Não vai acontecer infelizmente

  18. Custa-me imenso a acreditar nisto. Nem o teletrabalho é bem visto pela maioria dos patrões quanto mais 4 dias de trabalho…

  19. As pessoas têm é que se mentalizar que vão pagar mais pelos serviços em geral.

    Quero ver se implemento isto em breve.

  20. Agora é que é a sério: trabalhas 5 a 6 dias por semana quando podemos vir a ter um enquadramento legal de trabalhar 4. Continuas a receber a mesma merda.
    Se tens a sorte de trabalhar 4 dias, esquece aumentos ou extras, vão dizer que por 4 dia já muito recebes. A inflação e custo de vida aumentam, tens mais folgas mas não tens dinheiro nem para cagar para mais quanto usufruir do tempo livre.

Leave a Reply