Vi a reportagem da SIC, [Roupa dos Brancos Mortos](https://sicnoticias.pt/programas/grande-reportagem-sic/a-roupa-dos-brancos-mortos/), e fiquei um bocado abismado, no fundo a conclusão é que cerca de 70% da roupa doada para caridade (dos países ricos) é depositada em contentores e acaba em África.

No transporte desses contentores aumentas a pegada do carbono total da peça de roupa, e ainda por cima a roupa pode acabar numa lixeira a céu aberto em África, portanto estás só a poluir.

Claro que há a possibilidade dessa roupa ser vendida no mercado em segunda mão lá em África (não sei a percentagem), mas as lixeiras de roupa são enormes.

Alguém conhece algum estudo que verifique esta questão, se é melhor para o planeta reciclar roupa ou doa-la?

16 comments
  1. É complicado, até porque mesmo acabando por ser vendida ou doada em África acabas por matar o mercado têxtil da zona.

  2. Eu pessoalmente acredito que o melhor é comprar roupa de qualidade e usá-la até ao infinito, depois sim reciclar os restos. Ex. Tens uma t-shirt, começa a ficar esburacada de tanto uso podes remenda-la ou/e usá-la para estar em casa ou fazer coisas que podes estragar roupa como limpeza mecânica etc, quando começa a ficar em muito mau estado cortar e usar para panos. Por outro lado se pura e simplesmente deixou de servir tento oferecer a amigos ou familiares ou vender pessoalmente em plataformas online. Importante mesmo é evitar comprar roupa só porque está na moda, apenas para descartar quando a nova moda vier.

  3. A não ser que a roupa esteja desfeita, tento da lá da maneira mais directa possível em vez de colocar em contentores

  4. Doar nao é reciclar? É uma questão de doar a quem precisa ao inves de meter num contentor só para ficarmos a sentir-nos bem com nós proprios, sem saber onde vai parar. É que se nao for parar a um aterro vai parar às lojas Humana.

  5. Quando já não gosto de uma peça, mas ainda está boa tento vender na Vinted, quando já está gasta meto no lixo.

  6. Se queres doar, doa a alguém próximo de ti, uma instituição de cá ou assim, não aos contentores das roupas usadas…

    E essas lixeiras lá em África, grande parte do contributo é de quem as vai lá deixar, achas que eles andam lá a dar as roupas 1 a 1? Isso é só para a fotografia…

    Os camiões chegam lá, eles montam uma banquinha e tal para a foto e depois o que acontece é que o camião despeja lá a roupa toda ao monte na primeira cidade que meter as rodas e vai-se embora… Passado uns meses ou assim volta lá outro camião e faz exatamente o mesmo e descarrega ao lado do outro monte…

    Porque na realidade eles não precisam e nem querem a roupa, eles estão habituados a andar de tronco nu, descalços, etc… Os que usam roupa, aproveitam, mas não é tudo, a roupa chama bicharada para dentro das casas deles então eles só querem tipo 2 ou 3 t-shirts e 2 calções de todo o monte…. Frequentemente, segundo um amigo que esteve na RCA, das 1 peça de roupa a 1 criança, 5 minutos depois já anda outra criança com ela ou anda no meio do chão… Eles querem é comida para a usarem como moeda de troca, ya, nem para comer é.

  7. Todos falam em reciclar e reutilizar. Então e o reduzir? Sei que não é fácil encontrar roupa de qualidade, mas quando se encontra é comprar, mesmo que seja mais caro 1x, em vez de andar sempre a comprar o mesmo n vezes.

    Por exemplo, aqueles cintos de 5€ em plástico que não valem nada, esfarelam e partem, é puro lixo. Comprei apenas 1 em pele, é o mesmo há uns 10 anos e mantém o bom aspecto por ser pele.

  8. Sigo um grupo no facebook onde volta e meia faço uma publicação para dar a roupa que já não me serve a pessoas da zona. Há sempre alguem que queira e para aquelas situações em que as peças não dão para usar mais, dou a canis e gatis. Volta e meia também organizo uma “feira de trocas” com amigas, basicamente trocamos entre nós peças que já não gostamos tanto, não usamos, etc. Exposto isto, compro ou arranjo roupa quase sempre em 2a mão e evito ao máximo comprar peças novas

  9. Eu tou-me a dar bem com Vinted e com Marketplace já vendi muita coisa que não usava e aproveitei para ganhar uns cobres, nalgumas coisas nem que seja por um preço simbólico. As peças que já nem para venda servem uso para panos. Já deixei de pôr nos contentores de doação, pelos destinos dúbios que roupa terá.

  10. Eu dou a minha roupa toda ao lar da terra dos meus pais. Até tem graça quando vou visitar a minha avó andam lá uns velhotes com roupas minhas de outras fases da minha vida, até são bons temas de conversa.

    A roupa muito velha é usada para trapos ou trabalho do campo/obras e assim.

  11. se doares roupa na tua junta de freguesia ou na igreja mais próxima, garanto-te que não acaba numa lixeira em África.

  12. Não sei, mas uma historia relacionada:

    Ha prai 10 anos estava em Braga e a casa onde estava tinha uma janela de onde se via um contentor de doaçao de roupa, la pela 1 da manha uma carrinha branca para la a beira, umas 3 pessoas saem da carrinha, 1 delas mete-se dentro do contentor e começa a mandar a roupa ca para fora. Em 10 minutos devem ter levado toda!Neste caso a roupa foi doada e reciclada!

    Gosto de acreditar que alguem comprou, uns dias depois, na feira, umas das peças que deu!

  13. De qualquer forma já não a vais utilizar. Metê-la no lixo ou dá-la à caridade com a possibilidade de ir parar ao lixo é praticamente igual.

    Quanto à pegada de carbono… É aumentar o ISP e está resolvido /s

Leave a Reply