-Tabaco faz mal a saúde
-Esta medida pode incentivar alguém a deixar de fumar
-Direccionamento de dinheiro para outra área (poupança, estudos, viajar, família, …)
+odeio ir na rua e sentir o fumo de alguém.
Sei que as pessoas são livres de fazer o que quiserem porém a liberdade de uma pessoa termina quando a liberdade de outra começa. E é realmente horrível sentir o cheiro a tabaco e ser fumadora passiva quando nunca fumei na vida nem quero.
Que venham os downvotes mas…
Fumador aqui. Percebo mas não concordo. Afinal de contas já não se pode fumar em espaços fechados públicos e muito bem.
A proibição de fumar na rua só vai fazer com que montes de cafés e restaurantes tenham a tendência a lucrar cada vez menos e eventualmente fechar. Quem frequenta estes espaços sendo fumador, quando quer vem cá fora ao cigarro. Se for impedido de o fazer deixa de frequentar esses sítios de vez ou então vai só beber um café e vai para casa em vez de ficar no estabelecimento a consumir mais.
Por outro lado percebo perfeitamente que terceiros que não tenham que levar com os fumos dos cigarros dos outros, mas, honestamente e pela mesma lógica de ideias também não deviam existir carros a combustão na rua porque se eu ando a pé não tenho que levar que os fumos tóxicos dos carros dos outros…
E infelizmente não é assim tão fácil deixar de fumar como se faz parecer ser. Afinal de contas é uma “droga” mas legal.
Já estive em vários países que funcionam assim. Não se pode fumar na esplanada mas têm uma zona designada para fumadores.
Como fumador tento sempre ter atenção às pessoas à minha volta quando estou numa esplanada, especialmente se estiverem a comer ao meu lado. Às vezes até pergunto se não se importam que fume ou levanto-me e fumo noutro sítio.
Entendo que seja uma lei polémica e honestamente não creio que vá ajudar a fazer com que as pessoas deixem de fumar. O que ajudaria seria subir ainda mais os preços do tabaco e talvez desenvolver campanhas de sensibilização
EDIT: z9na -> zona
já nao era sem tempo. Quantas vezes não tenho que levar com o fumo dos outros…
Há-de ter o mesmo destino que a proibição de atirar beatas para o chão.
Fdx proíbam é fumar à janela e à varanda.
É claro que estou a exagerar mas os meus vizinhos empestam-me a casa com cheiro a tabaco.
Espero que consigam. Criem-se espaços para o efeito para quem quer fumar e assim agrada-se a todos.
Sou ex-fumador; concordo com a proposta porque mesmo quando fumava nunca gostei de ter de levar com o fumo dos outros. Além de ser desagradável e mau para a saúde é uma falta de respeito pelo espaço do próximo.
Ah, queriam… Não vai prá frente.
Quanta paneleirice
Sou ex fumador e concordo.
Que vão fumar longe não tenho de levar com o fumo dos outros, eu quando fumava tinha sempre esse cuidado.
As vezes nem acendia um cigarro para não incomodar.
Exemplo onde trabalho é proibido fumar mas os clientes dão um passo para fora do edifício e estão ali a fumar o fumo entra pelo armazém dentro e eu não gosto de estar a trabalhar e a levar com o fumo do tabaco, fica ali um cheiro que não se pode.
Criem uma lei que quem quiser fumar que o faça ao ar livre mas a pelo menos 10 metros de pessoas, cafés, casas etc…
só peca por tardio
mas dá um gosto especial ver **alguns** fumadores a espumarem-se com as restrições crescentes
Tenho 22 anos e gostava muito que isto fosse para a frente para ver se eu consigo deixar de fumar de uma vez por todas
Não fumo tabaco mas se formos com esta logica, sou vegan e detesto o cheiro a frango quando passo pela rua, então vamos criar areas especificas para assar frango.
edit: é mesmo para ser ridiculo
Fumador aqui, concordo completamente desde que haja uma alternativa.
[deleted]
Não proíbem sequer em bares/discotecas lol
Parecendo que não, resulta. E provavelmente resulta melhor que aumentar o preço do tabaco.
Já estive numa empresa onde só se podia fumar em sitios muito específicos e muito espaçados numa grande área, e havia pessoas que já estavam a considerar parar de fumar para não ter que percorrer essa distância cada vez que dá a vontade.
Entretanto adorava finalmente poder usufruir de esplanadas sem fumo, como aliás já se pratica em muitos países.
Acho bem.
A seguir vamos banir os restaurantes que cozinham fritos porque eu não tenho de levar com o cheiro dos fritos e o estado poupa dinheiro porque vai menos gente aos centros de saúde.
Depois vamos banir as religiões porque são uma das maiores causas de morte no mundo e eu não tenho que levar com os sinos a tocar nem com os cantos religiosos.
etc…
É continuar assim, pimenta no cu dos outros é refresco, a noção que se foda.
E não, não sou fumador.
Se não podemos fumar em espaços fechados e se querem proibir fumar em espaços ao ar livre!!!
Então fumámos aonde?
Debaixo de água?
Lembro-me que no Canadá a lei era não se podia fumar a alguns metros de uma porta ou janela. Era mais simples. A lei como se propõe aqui implica investimento para se criar zonas para fumadores como também já vi noutros países.
Acho tudo uma questão de bom senso.
Uma nota sobre as beatas, quando estava no Canadá aprendi que a melhor maneira de apagar cigarros quando não temos cinzeiro perto para não mandarmos para o chão é simplesmente tirar a parte acesa para o chão, pisar e ficar-se com q beata até passarmos pelo lixo mais próximo. Sinto que a maior parte dos fumadores que mandam para o chão é por uma questão de não ter onde apagar o cigarro facilmente.
Deixei de fumar há muitos e muitos anos e como a maioria dos não fumadores custa-me imenso estar a levar com fumo de gente que está por perto.
​
Mas é preciso ver aqui uma coisa: O estado ao cobrar impostos no tabaco está permitir fumar em troca de dinheiro.
Como tal é licito a quem paga esses impostos a usufruirem do seu vicío *dentro da legalidade* mesmo que crie incómodos em terceiros.
É justo incomodar terceiros ? Não é, mas o estado faz-se cobrar para autorizar isso.
Como resolver o problema ? O estado deixar de ganhar impostos que totalizam **2000 milhões de Euros** e proibir de vez a venda de tabaco no território.
Ahhhh… não quer prescindir da receita…. pois então… hiprocisia quanto baste.
Nah. Eu gosto de estar a fumar o meu cigarrinho enquanto estou a dar a minha volta.
Espero que sim
Espero que seja proibido circular em espaços ao ar livre veículos porque sao 100% mais poluentes e perigosos para a saude que o fumo do tabaco.
Como não fumador estou farto destas medidas ditatoriais invadirem cada vez nas a vida das pessoas.
Hoje é nas esplanada. Amanhã na rua. Depois de amanhã na tua casa.
Os que aplaudem por não seem fumadores e acharem bem por motivos de saúde pública, que se preparem pois para a semana o ataque será a algo que vocês pratica..
Não fumo e acho estúpido
Ao ar livre não, mas à entrada dos hospitais, junto de qualquer entrada, nas esplanadas era uma óptima idea
Abençoados, era já para ontem. Os fumadores estão habituados mas não têm noção do quanto o fumo de um cigarro se espalha. Mesmo numa praia sentes logo se alguém fuma num raio de 50m. Estou num 4 andar e se tenho a janela aberta sei logo quando o vizinho do 2 foi fumar à varanda.
Para quem detesta o cheiro, é mesmo muito incomodativo mesmo ao ar livre e longe
Portanto o caminho é enfiar os fumadores nas salas de chuto com o resto da malta agarrada a qq tipo de substância?
Fumar junto à estranhos é que devia ser proibido. Ninguém deve ser obrigado a levar com o fumo de estranhos. Agora se opta por levar com o fumo de suas relações, isso é outra coisa.
Regra geral não sou apologista de proibições às liberdades pessoais. No entanto lol acho que se devia proibir fumar em espaços onde a malta está a comer/beber, sejam abertos ou fechados. Não posso espirrar para cima de ninguém porque posso pegar covid. Não me posso peidar para cima de ninguém porque não é socialmente aceite e a malta não gosta do cheiro. Mas posso fumar ao lado de quem está a comer e se a pessoa respirar o fumo, mesmo que não goste, está tudo bem. Acho que não é justo.
Já agora, também voto em abolir aquela malta que manda a última passa do cigarro antes de entrar no autocarro/comboio e depois anda a expirar os restos de fumo la dentro para todos cheirarem. Comam uma pastilha, pessoal.
Qualquer dia para dar um peido é preciso pedir licença
Hear me out.
Bares e esplanadas para fumadores e não fumadores. Desta forma as pessoas podem escolher qual querem frequentar.
Boom.
A única razão que me leva a ser contra estas ideias é que tenho medo daquilo que se vão lembrar para reclamar quando “ganharem”.
Lamento, mas realmente estou farto e deve ser proibido!
Nos últimos tempos reparei nestes casos em que tive que sair para não fumar passivamente (e não deveria, pois não sou eu que estou a incomodar o próximo):
. Estou numa esplanada para almoçar ou lanchar e tenho que fumar passivamente, acabando, muitas vezes, por não ir já por causa disso.
. Estou na praia deitado a descansar e estou a fumar passivamente (caricatamente, na última vez, estava uma senhora a fumar na praia longe do marido, pois este não devia gostar, e veio fumar para cima de nós!)
. Estou com a janela do apartamento aberta e estou a fumar passivamente, pois os vizinhos estão na varanda a fumar (o purificador de ar dispara logo na concentração de particulas finas pm 2.5)
Etc , etc
Amigos, não sou eu que tenho que me afastar e não ir a uma esplanada ou fugir para praias desertas, para que vocês estejam à vontade para fumar, são vocês que se têm que afastar!!
Só para imitar os outros países… acordem
Um dos maiores choques de quando cheguei foi a questão do fumo. Lembro-me de estar trabalhando na restauração e ver uma família numa mesa, muitas vezes com crianças pequenas ou bebês, fumando sem se importar com as crianças, absurdo. Mas que fique claro que essa é uma questão Europeia, pois já vi senhoras na França fumando enquanto seguravam seus bebês e, aparentemente, sentar e fumar é uma atividade em família na Turquia.
Como não fumador, não me importo que fumes, contanto que faça isso num canto onde eu não consiga sentir o fedor da fumaça.
Como fumador à 10 anos. Eu sempre respeitei o espaço dos outros. Se estou a almoçar e me apetece fumar. Saio da esplanada e vou fumar longe dessa área. Ninguém é obrigado a fumar o meu fumo.
Finalmente, um passo para um país de 1o mundo.
Está certo, aproveita-se e proibe-se também o consumo de álcool, salgados e doces pq o SNS não tem de estar a pagar os devaneios do que as pessoas querem meter para dentro delas próprias!
42 comments
Ainda se fuma?
Concordo!
-Tabaco faz mal a saúde
-Esta medida pode incentivar alguém a deixar de fumar
-Direccionamento de dinheiro para outra área (poupança, estudos, viajar, família, …)
+odeio ir na rua e sentir o fumo de alguém.
Sei que as pessoas são livres de fazer o que quiserem porém a liberdade de uma pessoa termina quando a liberdade de outra começa. E é realmente horrível sentir o cheiro a tabaco e ser fumadora passiva quando nunca fumei na vida nem quero.
Que venham os downvotes mas…
Fumador aqui. Percebo mas não concordo. Afinal de contas já não se pode fumar em espaços fechados públicos e muito bem.
A proibição de fumar na rua só vai fazer com que montes de cafés e restaurantes tenham a tendência a lucrar cada vez menos e eventualmente fechar. Quem frequenta estes espaços sendo fumador, quando quer vem cá fora ao cigarro. Se for impedido de o fazer deixa de frequentar esses sítios de vez ou então vai só beber um café e vai para casa em vez de ficar no estabelecimento a consumir mais.
Por outro lado percebo perfeitamente que terceiros que não tenham que levar com os fumos dos cigarros dos outros, mas, honestamente e pela mesma lógica de ideias também não deviam existir carros a combustão na rua porque se eu ando a pé não tenho que levar que os fumos tóxicos dos carros dos outros…
E infelizmente não é assim tão fácil deixar de fumar como se faz parecer ser. Afinal de contas é uma “droga” mas legal.
Já estive em vários países que funcionam assim. Não se pode fumar na esplanada mas têm uma zona designada para fumadores.
Como fumador tento sempre ter atenção às pessoas à minha volta quando estou numa esplanada, especialmente se estiverem a comer ao meu lado. Às vezes até pergunto se não se importam que fume ou levanto-me e fumo noutro sítio.
Entendo que seja uma lei polémica e honestamente não creio que vá ajudar a fazer com que as pessoas deixem de fumar. O que ajudaria seria subir ainda mais os preços do tabaco e talvez desenvolver campanhas de sensibilização
EDIT: z9na -> zona
já nao era sem tempo. Quantas vezes não tenho que levar com o fumo dos outros…
Há-de ter o mesmo destino que a proibição de atirar beatas para o chão.
Fdx proíbam é fumar à janela e à varanda.
É claro que estou a exagerar mas os meus vizinhos empestam-me a casa com cheiro a tabaco.
Espero que consigam. Criem-se espaços para o efeito para quem quer fumar e assim agrada-se a todos.
Sou ex-fumador; concordo com a proposta porque mesmo quando fumava nunca gostei de ter de levar com o fumo dos outros. Além de ser desagradável e mau para a saúde é uma falta de respeito pelo espaço do próximo.
Ah, queriam… Não vai prá frente.
Quanta paneleirice
Sou ex fumador e concordo.
Que vão fumar longe não tenho de levar com o fumo dos outros, eu quando fumava tinha sempre esse cuidado.
As vezes nem acendia um cigarro para não incomodar.
Exemplo onde trabalho é proibido fumar mas os clientes dão um passo para fora do edifício e estão ali a fumar o fumo entra pelo armazém dentro e eu não gosto de estar a trabalhar e a levar com o fumo do tabaco, fica ali um cheiro que não se pode.
Criem uma lei que quem quiser fumar que o faça ao ar livre mas a pelo menos 10 metros de pessoas, cafés, casas etc…
só peca por tardio
mas dá um gosto especial ver **alguns** fumadores a espumarem-se com as restrições crescentes
Tenho 22 anos e gostava muito que isto fosse para a frente para ver se eu consigo deixar de fumar de uma vez por todas
Não fumo tabaco mas se formos com esta logica, sou vegan e detesto o cheiro a frango quando passo pela rua, então vamos criar areas especificas para assar frango.
edit: é mesmo para ser ridiculo
Fumador aqui, concordo completamente desde que haja uma alternativa.
[deleted]
Não proíbem sequer em bares/discotecas lol
Parecendo que não, resulta. E provavelmente resulta melhor que aumentar o preço do tabaco.
Já estive numa empresa onde só se podia fumar em sitios muito específicos e muito espaçados numa grande área, e havia pessoas que já estavam a considerar parar de fumar para não ter que percorrer essa distância cada vez que dá a vontade.
Entretanto adorava finalmente poder usufruir de esplanadas sem fumo, como aliás já se pratica em muitos países.
Acho bem.
A seguir vamos banir os restaurantes que cozinham fritos porque eu não tenho de levar com o cheiro dos fritos e o estado poupa dinheiro porque vai menos gente aos centros de saúde.
Depois vamos banir as religiões porque são uma das maiores causas de morte no mundo e eu não tenho que levar com os sinos a tocar nem com os cantos religiosos.
etc…
É continuar assim, pimenta no cu dos outros é refresco, a noção que se foda.
E não, não sou fumador.
Se não podemos fumar em espaços fechados e se querem proibir fumar em espaços ao ar livre!!!
Então fumámos aonde?
Debaixo de água?
Lembro-me que no Canadá a lei era não se podia fumar a alguns metros de uma porta ou janela. Era mais simples. A lei como se propõe aqui implica investimento para se criar zonas para fumadores como também já vi noutros países.
Acho tudo uma questão de bom senso.
Uma nota sobre as beatas, quando estava no Canadá aprendi que a melhor maneira de apagar cigarros quando não temos cinzeiro perto para não mandarmos para o chão é simplesmente tirar a parte acesa para o chão, pisar e ficar-se com q beata até passarmos pelo lixo mais próximo. Sinto que a maior parte dos fumadores que mandam para o chão é por uma questão de não ter onde apagar o cigarro facilmente.
Deixei de fumar há muitos e muitos anos e como a maioria dos não fumadores custa-me imenso estar a levar com fumo de gente que está por perto.
​
Mas é preciso ver aqui uma coisa: O estado ao cobrar impostos no tabaco está permitir fumar em troca de dinheiro.
Como tal é licito a quem paga esses impostos a usufruirem do seu vicío *dentro da legalidade* mesmo que crie incómodos em terceiros.
É justo incomodar terceiros ? Não é, mas o estado faz-se cobrar para autorizar isso.
Como resolver o problema ? O estado deixar de ganhar impostos que totalizam **2000 milhões de Euros** e proibir de vez a venda de tabaco no território.
Ahhhh… não quer prescindir da receita…. pois então… hiprocisia quanto baste.
Nah. Eu gosto de estar a fumar o meu cigarrinho enquanto estou a dar a minha volta.
Espero que sim
Espero que seja proibido circular em espaços ao ar livre veículos porque sao 100% mais poluentes e perigosos para a saude que o fumo do tabaco.
Como não fumador estou farto destas medidas ditatoriais invadirem cada vez nas a vida das pessoas.
Hoje é nas esplanada. Amanhã na rua. Depois de amanhã na tua casa.
Os que aplaudem por não seem fumadores e acharem bem por motivos de saúde pública, que se preparem pois para a semana o ataque será a algo que vocês pratica..
Não fumo e acho estúpido
Ao ar livre não, mas à entrada dos hospitais, junto de qualquer entrada, nas esplanadas era uma óptima idea
Abençoados, era já para ontem. Os fumadores estão habituados mas não têm noção do quanto o fumo de um cigarro se espalha. Mesmo numa praia sentes logo se alguém fuma num raio de 50m. Estou num 4 andar e se tenho a janela aberta sei logo quando o vizinho do 2 foi fumar à varanda.
Para quem detesta o cheiro, é mesmo muito incomodativo mesmo ao ar livre e longe
Portanto o caminho é enfiar os fumadores nas salas de chuto com o resto da malta agarrada a qq tipo de substância?
Fumar junto à estranhos é que devia ser proibido. Ninguém deve ser obrigado a levar com o fumo de estranhos. Agora se opta por levar com o fumo de suas relações, isso é outra coisa.
Regra geral não sou apologista de proibições às liberdades pessoais. No entanto lol acho que se devia proibir fumar em espaços onde a malta está a comer/beber, sejam abertos ou fechados. Não posso espirrar para cima de ninguém porque posso pegar covid. Não me posso peidar para cima de ninguém porque não é socialmente aceite e a malta não gosta do cheiro. Mas posso fumar ao lado de quem está a comer e se a pessoa respirar o fumo, mesmo que não goste, está tudo bem. Acho que não é justo.
Já agora, também voto em abolir aquela malta que manda a última passa do cigarro antes de entrar no autocarro/comboio e depois anda a expirar os restos de fumo la dentro para todos cheirarem. Comam uma pastilha, pessoal.
Qualquer dia para dar um peido é preciso pedir licença
Hear me out.
Bares e esplanadas para fumadores e não fumadores. Desta forma as pessoas podem escolher qual querem frequentar.
Boom.
A única razão que me leva a ser contra estas ideias é que tenho medo daquilo que se vão lembrar para reclamar quando “ganharem”.
Lamento, mas realmente estou farto e deve ser proibido!
Nos últimos tempos reparei nestes casos em que tive que sair para não fumar passivamente (e não deveria, pois não sou eu que estou a incomodar o próximo):
. Estou numa esplanada para almoçar ou lanchar e tenho que fumar passivamente, acabando, muitas vezes, por não ir já por causa disso.
. Estou na praia deitado a descansar e estou a fumar passivamente (caricatamente, na última vez, estava uma senhora a fumar na praia longe do marido, pois este não devia gostar, e veio fumar para cima de nós!)
. Estou com a janela do apartamento aberta e estou a fumar passivamente, pois os vizinhos estão na varanda a fumar (o purificador de ar dispara logo na concentração de particulas finas pm 2.5)
Etc , etc
Amigos, não sou eu que tenho que me afastar e não ir a uma esplanada ou fugir para praias desertas, para que vocês estejam à vontade para fumar, são vocês que se têm que afastar!!
Só para imitar os outros países… acordem
Um dos maiores choques de quando cheguei foi a questão do fumo. Lembro-me de estar trabalhando na restauração e ver uma família numa mesa, muitas vezes com crianças pequenas ou bebês, fumando sem se importar com as crianças, absurdo. Mas que fique claro que essa é uma questão Europeia, pois já vi senhoras na França fumando enquanto seguravam seus bebês e, aparentemente, sentar e fumar é uma atividade em família na Turquia.
Como não fumador, não me importo que fumes, contanto que faça isso num canto onde eu não consiga sentir o fedor da fumaça.
Como fumador à 10 anos. Eu sempre respeitei o espaço dos outros. Se estou a almoçar e me apetece fumar. Saio da esplanada e vou fumar longe dessa área. Ninguém é obrigado a fumar o meu fumo.
Finalmente, um passo para um país de 1o mundo.
Está certo, aproveita-se e proibe-se também o consumo de álcool, salgados e doces pq o SNS não tem de estar a pagar os devaneios do que as pessoas querem meter para dentro delas próprias!