> Another interesting, more recent case are the effects of an episode of the Portuguese TV show Strawberries with Sugar [37]. In the show, the characters got infected with a life-threatening virus. After the episode had been broadcasted, more than three hundred Portuguese students fell ill. They reported symptoms similar to the ones that the TV show characters had experienced. Among these symptoms were rashes and difficulties to breathe. As a result of these symptoms, several schools in Portugal actually closed. However, an investigation of the Portuguese National Institute for Medical Emergency concluded that the virus did not exist in reality and that the symptoms were caused by the anxiety watching the show, i.e., the symptoms were caused by mass hysteria.

Quem diria que esta mítica série da minha adolescência acabaria por fazer parte de um artigo científico sofre o que quer que fosse?

Um dos co-autores tem um nome que é meio português, meio espanhol, logo é meio batota, mas o que interessa é a referência existir!

Edit: source que me esqueci: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7913136/

15 comments
  1. E recentemente, fizeram um filme em inglês do maior caso de histeria em massa do século passado. Na altura, o efeito foi tal que se construiu um monumento a celebrar a ocasião.

  2. Reza a lenda que esses episódios dos Morangos foram feitos para substituir os que já tinham gravados com o Dino.

  3. lembro-me bem, as gajas todas da escola a fazerem pânico enquanto o resto ficava a olhar pasmado

    com eventos assim é que se via quem era um NPC

  4. Lembro-me bem desse episódio porque fiquei com ansiedade (não sabia que era na altura), mas para além disso nada. Também devia estar tipo no 4° ou 5° ano

  5. O mais interessante é que se se seguir as referências vai-se parar ao Correio da Manhã. Uma fonte para lá de qualquer suspeita…

  6. Não li a fonte.

    Ficou inequivocamente definido se os miúdos apresentaram mesmo sintomas por sugestão ou se foi apenas mais uma estratégia para se baldarem às aulas?

  7. O último caso mais recente de “mass hysteria” foi sem dúvida absoluta o conavid. Fomos completamente programados para acreditar que um fdp comeu um morcego e comecaram pessoas a cair mortas pela China e a vomitar sangue pelas ruas, enchemos a dispensa de papel higiénico, e fechamos-nos em casa. Lavaram nos o cérebro sobre a mortalidade do vírus e como os hospitais estavam cheios e em crise (os hospitais estão cheios e em crise há 20 anos) sem promover atividades que aumentassem imunidade como hábitos alimentares, atividade física, ou que fosse, inviesando os dados e mantendo um estado de pânico e medo e de segregação de modo tal que realmente adoecemos e tivemos problemas respiratórios, até o olfato nós perdemos, perdemos os mais velhos e os mais fracos e perdemos a cabeça, aceitamos a realidade toda que os produtores dos morangos com açúcar criaram para nós e compactuámos aliás até excluímos e nos dividimos de quem veja para além do pano e quando virem para além do pano vão entender que os produtores dos morangos com açúcar é a pfizer, o operador de câmera a CNN e os atores são os “nossos” políticos e aí vão ver a realidade do ponto de vista de um “negacionista”…

Leave a Reply