
Recentemente tem havido várias pessoas a reportar que receberam este tipo de chamadas. Tipicamente vindas de um call center na India e fazem-se passar por empresas grandes ou às vezes até finanças e IRS.
Há um youtuber que vai atrás destes gajos e [neste video](https://www.youtube.com/watch?v=sqG8XuiyohQ) ele deu algumas informações que podem ajudar a evitar estas chamadas.
Para quem não quer ver o vídeo ele diz que os scammers além dos típicos emails falsos e métodos do costume agora conseguem fazer os anúncios parecerem iguais aos dos sites verdadeiros destas empresas. Imaginem que procuram no google “apoio ebay” e o anúncio em vez de vos levar ao apoio da ebay vos dá o número dos scammers.
Notas para ficarem seguros: nunca instalem nenhuma aplicação, nunca deem informações de morada, NUNCA deem informação sobre cartões ou métodos de pagamento, não confiem se vos pedirem para pagar/enviar dinheiro e tem de acontecer agora. Como regra geral confiem nos vossos instintos se algo soar fishy e desliguem imediatamente se forem eles a ligar para vocês (estas empresas nunca vos ligarão)
4 comments
Só um neoliberal burro cai nessa.
Ha vários YouTuber que se dedicam a lixar o esquema a esses filhos da p**a .
O importante é ter um post it com uma morada correcta à mão que não a vossa bem como as informações no formato que eles querem mas que sejam completamente falsas.
E depois dar trela… parar para soltar o cão, ir ao WC, etc, etc… o importante é queimar tempo a esses filhos da puta.
Quando me ligam e já sabem o meu nome, aí eu atendo e exijo que me passem mais informação mas não dou nenhuma já que terem o meu contacto e nome já é demasiado.
Recentemente? Eu recebi uma chamada dessas há uns 10 anos atrás…
E na altura já se falava sobre este esquema, pelo que estava mesmo ansioso por receber a tão famosa chamada.
Quando a recebi, uma voz feminina com forte sotaque de indinglês disse que o meu computador windows estava infectado e que era da Microsoft.
Disse-lhe: “Eh colega bom dia! Que interessante! Olha eu nem uso Windows no meu computador, como explicas isso?”
A resposta foi épica: “Sinto muito mas estamos a detectar vírus provenientes do seu computador Windows e isso tem de ser resolvido rapidamente, senão o FBI poderá entrar em contacto consigo e haver repercussões legais”.
Respondi que nem morava nos US nem usava Windows em casa nem a Microsoft faz este tipo de serviço e pedi um esclarecimento sobre isto, a tentar conter os risos.
Fui recebido com uma avalanche de insultos em indinglês e desligaram-me a chamada na cara. Nunca mais ligaram… 🙁