Preços das casas em Lisboa e Porto sobem quase 14%

11 comments
  1. O preço de venda das casas aumentou 13,5% em Lisboa e 13,9% no Porto no 1º trimestre de 2022 relativamente ao mesmo período de 2021, revela a Confidencial Imobiliário”

    Um pouco mais abaixo no artigo lemos:

    “De acordo com o SIR-Sistema de Informação Residencial,…
    Já em termos trimestrais, no 1º trimestre deste ano os preços subiram 1,3% em Lisboa e 3,9% no Porto. Na capital esta subida representa uma suavização de ritmo face aos três anteriores trimestres”

    Então afinal como ficamos? Aumentou  13,5 relativamente a 2021 mas relativamente aos 3 trimestres dos anos anteriores já há uma suavização do ritmo? E o mais relevante para eles foi mesmo a subida de 13,5 este ano que em média com os anos anteriores até representa “suavização do ritmo”?

    Fui pesquisar um bocado e a Confidencial Imobiliário é uma entidade privada que tem uma ferramenta (o SIR) no qual os bancos se baseiam na avaliações imobiliárias e depois tem como parceiros por exemplo a Associação Lisbonense de proprietários…. é só a mim que isto soa muito mal em termos de transparência?

    Isto parece me algo que deveria ser feito por um instituto público como o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana e não uma entidade privada.

  2. Excelentes políticas europeias e nacionais a fomentar a facilidade dos que tem dinheiro o movimentarem e foderem as economias mais fragilizadas.
    No final a população sofre…

  3. Onde é que andam os pregadores da bolha imobiliária agora que vem a crise xD, é isto a subir e o dinheiro para a entrada nunca chegar e agora com a inflação ainda custa poupar mais, isto já é um bucle.

Leave a Reply