Boa tarde, recentemente tive um acidente de mota um pouco complicado!
Enquanto circulava na minha mão atrás de um carro, carro esse que vinha com pisca para a direita ligado (aparentemente para virar a direita ou simplesmente vinha ligado da rotunda que ficava um pouco atrás), quando reparo que abranda e sendo a minha via ainda larga e como o carro se chegava para a direita, eu contorno o carro dentro da minha faixa de rodagem e não reparo que nesse mesmo cruzamento com stop, entra um carro e ocupa a minha faixa de rodagem fazendo que eu fosse embater perto da roda frente esquerda do carro.

Ao que soube depois, o Sr do carro que tive o embate disse que o carro que seguia a minha frente lhe deu prioridade com sinal de luz e ficou com testemunha no auto.
As seguradoras podem me declarar culpado ?

[croquis](https://fv9-3.failiem.lv/down.php?i=4ze2kv3bx&view)

15 comments
  1. Tinhas stop do teu lado? Se não paraste por completo a culpa é tua.

    Se paraste e o embate se deu dentro da tua via, então a culpa é do outro condutor.

  2. A meu ver a tua culpa é garantida. Isso é condução muito agressiva. Não verificaste se existiam condições de segurança para ultrapassar. Assumiste que as coisas iam correr bem quando somos ensinados na estrada a assumir sempre o que pode acontecer de errado.

  3. Ultrapassaste na tua via pela esquerda o carro? Não ias em velocidade excessiva? Ou o dano não foi demasiado para indicar velocidade excessiva? Penso que não deveras ser declarado culpado, tens prioridade, o carro que embateste vinha de um stop, logo tens prioridade. Isso de dar sinal de luzes, penso que não vale, também argumentas que não vês a frente do carro. A meu ver o culpado moral e o carro a dar sinais de luzes que induz o outro carro a entrar quando tem um motociclo a traz que pode ultrapassar dentro da via (tendo espaço) devia ponderar tal situação.

  4. Sinceramente, se tens culpa ou não, não sei nem acho que seja o mais relevante para a tua vida.

    O mais relevante é que, como aprendi na condução, a prioridade é não bater. Este acidente, culpa tua ou não, poderia ter sido facilmente evitado por ti com condução mais defensiva.

    O outro ponto relevante é que acidentes de treta que num carro significam alguma chapa amolada, numa mota facilmente significam uma ida ou estadia no hospital, ou com menos sorte ficar entrevado ou morrer.

  5. Pesquisas por “tabela prática de responsabilidades pdf” pelo que percebi as seguradoras seguem esta tabela para determinar a responsabilidade do acidente

  6. Sou o único atrasado mental que sempre que me relatam episódios destes, o meu cérebro desliga a meio e nunca consigo visualizar minimamente o que me estão a relatar?

  7. Ou percebi isto mal ou alguém deu prioridade a um outro que tinha um stop e o tipo da mota bateu no gajo que passou o stop. O mesmo que cedeu a prioridade virou a direita nesse mesmo cruzamento (deu prioridade porque/para quê?). Nao se pode passar um stop só pq o outro “manda” certo? Por ex, se eu vejo um peao a querer atravessar fora da passadeira e parar, “mandando-o” passar e o tipo que vem em sentido contrário lhe der uma passa, esse tipo é culpado porquê?

  8. Não se ultrapassa num cruzamento. Se ultrapassaste o carro que estava à tua frente à virar à direita, então é bronca tua (do meu ponto de vista)

  9. Mas não é proibido ultrapassar em cruzamentos?
    Independentemente do que diz a lei, eu acho que a culpa é tua. As motas sendo pequenas, são difíceis de ver em determinadas situações. O condutor que arrancou do stop provavelmente não te conseguiu ver porque estavas tapado pelo carro que ultrapassaste.

  10. # Artigo 41.º

    ## Ultrapassagens proibidas

    ### 1 – É proibida a ultrapassagem:

    c) Imediatamente antes e nos cruzamentos e entroncamentos;

    ***

    > contorno o carro

    aka ultrapassagem

    > dentro da minha faixa de rodagem

    o que por si só é ilegal pois deves ocupar a via da esquerda para ultrapassar

  11. Independentemente de teres culpa ou não, o que estás a espera ao ultrapassares carros em cruzamentos? Nem se trata da culpa, vais numa mota não devias ter mais cuidado?
    Não tenho sempre a condução mais correta mas eu não ando de mota e se andasse tinha muito mais cuidado, o teu corpo é o teu pára-choques …

Leave a Reply