Acabou a produção de eletricidade a partir do carvão em Portugal

15 comments
  1. This is the best tl;dr I could make, [original](https://expresso.pt/economia/2021-11-20-Acabou-a-producao-de-eletricidade-a-partir-do-carvao-em-Portugal-e8be2975) reduced by 74%. (I’m a bot)
    *****
    > A central, que tem uma capacidade de 628 MW, distribuída por dois grupos geradores, tem registados dois avisos de indisponibilidade, datados de 18 de novembro, e relativos a esses dois grupos geradores, e que se estendem até 30 de novembro, o último dia do contrato da central.

    > A central a carvão do Pego operava desde 1993, ao abrigo de um contrato de aquisição de energia, que lhe garantia, até 2021, a venda de toda a sua eletricidade rede com receitas pré-definidas.

    > Com o fim da produção na central da Tejo Energia, e depois da desativação, em janeiro deste ano, da central termoelétrica da EDP em Sines, Portugal deixa de ter qualquer produção de eletricidade a partir da queima do carvão.

    *****
    [**Extended Summary**](http://np.reddit.com/r/autotldr/comments/qyrwkz/portugal_shuts_down_the_last_coal_fired_plant/) | [FAQ](http://np.reddit.com/r/autotldr/comments/31b9fm/faq_autotldr_bot/ “Version 2.02, ~608932 tl;drs so far.”) | [Feedback](http://np.reddit.com/message/compose?to=%23autotldr “PM’s and comments are monitored, constructive feedback is welcome.”) | *Top* *keywords*: **central**^#1 **que**^#2 **Pego**^#3 **carvão**^#4 **com**^#5

  2. Agora é que vai ser. Um pais com uma economia fraca e pobre como Portugal nao podemos perder negocios que contribuem para a economia. O pessoal acredita mesmo que o problema esta nos combustiveis fosseis? Neste momento existe problemas gravissimos que nimguem discute. Energia verde é muito pior que a atual, é só um negocio. E os oceanos? Nimhguem fala, os oceanos estao num profundo desiquilibrio. Aproveitem a vida com os vossos filhos e preparem se que isto vai ser fudido.

  3. Eu sou todo a favor de energias não poluentes e há que perceber que isto é uma necessidade e não um capricho. Em todo o caso sendo uma necessidade, a União Europeia devia comprometer-se a absorver o aumento destas renovaveis até o negocio atingir uma escala de forma a conseguir voltar aos preços de antigamente.

    Se scredito que os donos dessas empresas queiram baixar o preço depois do negocio atingir a escala, duvido…. É margem de lucro de graça.

  4. Só que é cara como tudo e depois mais 5 euros da taxa audiovisual (estou a antecipar, vai lá chegar, vão ver)…. numa fatura de vinte e poucos paus faz é quase tudo taxas e taxinhas.

    Diretamente punir os mais pobres.

  5. Somos muita bons. Vamos é continuar a importar energia de centrais a carvão de marrocos. Portanto, treta completa

  6. Obrigado pelos preços de eletricidade historicamente elevados, comparados com o nosso poder de compra!

  7. Se nós não vamos queimar carvão, alguém vai queimar por nós, pois não criámos de repente nenhuma alternativa mágica e vamos ter de importar electricidade.

  8. É engraçado ver o pessoal a deitar abaixo a energia nuclear a dizer que é cara, quando é claramente a curto-prazo a forma de combater as alterações climáticas.

  9. Atenção que, mesmo Portugal não tendo centrais de produção a carvão, a electricidade consumida em Portugal terá sempre uma parcela de carvão (como tem de nuclear) devido ao mix energético Europeu.

    É algo errado assumir que a electricidade tem “nacionalidade” visto que temos uma rede interligada com toda a Europa (discutivel que possa até ser global).

    Não deixa de ser boas notícias, e um bom caminho a meu ver.

Leave a Reply