
Aprendi há pouco tempo que em Portugal os trabalhadores têm que obrigatoriamente ter 1 hora para o almoço.
>De acordo com artigo 213.º do Código do Trabalho, o período de trabalho diário deve ser interrompido por um intervalo de descanso, de **duração não inferior a uma hora nem superior a duas**, de modo que o trabalhador **não preste mais de 5 horas** de trabalho consecutivo.
[https://www.economias.pt/o-que-diz-a-lei-sobre-o-horario-de-almoco-no-trabalho/](https://www.economias.pt/o-que-diz-a-lei-sobre-o-horario-de-almoco-no-trabalho/)
​
O problema é que se é preciso trabalhar 8 horas por dia, então isto significa que as pessoas estão pelo menos **9 horas** no escritório, mais uns \~30 minutos (depende dos casos) para deslocação.
Potencialmente, 9:30\~10:30 horas fora de casa…
​
Para comparação, nos **dois** empregos que tive na **Irlanda**, só tinha que trabalhar **7:30 horas por dia** \+ intervalo de almoço de **30 minutos**. O horário é flexível (desde que entre as 10:00 e as 16:00 esteja lá), e se não fizer o “clock out / clock in” a meio do dia, o sistema tira 30 minutos automaticamente (de intervalo para almoço). Isto foi igual nos dois empregos que tive. Ou seja, em vez de 9 horas por dia no escritório, estou apenas 8 horas, mais uns \~30 minutos (depende dos casos) para deslocação.
E nunca vi ninguém a queixar-se disto na Irlanda… quem quiser tirar 1 hora, tira 1 hora..
Qual é a vossa opinião?
44 comments
Eu sempre tive horário contínuo. Não sei viver de outra forma.
É ridículo mas mais ridículo é o número de horas de trabalho.
E que não podes tirar mais de 30 dias de férias num ano? Se a empresa quiser dar mais dias de férias não podes ter porque a lei proíbe…
Irlanda do Norte ou República da Irlanda?
Concordo. Caso contrário tinhas muitas empresas a dar 10’ para almoçar.
Se não queres fazer uma hora de almoço e preferes sair mais cedo falas isso com a tua empresa.
Tb tens de tirar duas semanas de férias seguidas, nem te deixam escolher tirar em semanas separadas.
Sempre me fez muita confusão. Almoça-se em 10-20 minutos e o resto do tempo é simplesmente atirado ao lixo porque não dá para fazer nada fora do trabalho.
>Aprendi há pouco tempo que em Portugal os trabalhadores têm que obrigatoriamente ter 1 hora para o almoço.
Não é bem assim, há casos e casos.
Por exemplo, a Compal que é uma marca bastante conhecida, na fabrica tens 3 turnos de 8 horas, durante essas 8 horas tens 10 minutos para lanche e 30 minutos para almoço, se a lei fosse como dizes muita coisa teria de mudar.
Em relação a:
>só tinha que trabalhar 7:30 horas por dia + intervalo de almoço de 30 minutos
O meu trabalho em Inglaterra é igual só trabalho 35 horas semanais
Na minha antiga empresa a regra era 30 minutos de almoço. Havia quem fizesse uma hora mas saía mais tarde.
Não fazia ideia que havia lei contra isso.
Actualmente faço 1 hora de almoço. Não é mau, mas preferia sair meia hora mais cedo.
As leis têm de se adaptar ao séc XXI. Se para algumas profissoes talvez faça sentido, para outras não faz.
Quando les algo num jornal ou afins e não vais ver a propria lei acabas por fazer posts destes sem necessidade:
>2 – Por instrumento de regulamentação colectiva de trabalho, pode ser permitida a prestação de trabalho **até seis horas consecutivas e o intervalo de descanso pode ser reduzido, excluído ou ter duração superior à prevista no número anterior, bem como pode ser determinada a existência de outros intervalos de descanso.**
ps: e quando todos os outros comentam e fazem o mesmo, não ir ver a lei e/ou o artigo em especifico
Depende dos casos. Este tipo de leis é simplesmente retardado se se tenta implementar a nível nacional, pois não funciona no caso de muitos tipos de negócio.
Em empregos em que não existe o conceito de “hora de ponta” e “hora morta”(exemplos: IT, ou qualquer trabalho em que fazer 4h da meia noite às 4 da manhã não seja muito diferente de fazer 4h da 13h às 17), não deve haver tempo de almoço estabelecido, e a pessoa deve ser livre de fazer o seu horário, desde que o trabalho apareça feito(não importando sequer se trabalhaste 8h ou 5). Meteres aqui o mínimo de 1h de almoço seria prejudicar as pessoas que optam por comer uma sandes em 20 minutos e ir trabalhar, porque querem acabar o trabalho mais cedo e ir buscar o miúdo à creche.
Em empregos onde o conceito de hora morta existe(exemplo: tudo o que for de atendimento ao público), é complicado para uma empresa suportar esses horários “livres”. Assim sendo, acredito que um limite de 1h já seria mais razoável, mas a empresa também deve ter liberdade para estabelecer um limite máximo, que não possa ser menos que hora e meia. Quem demora mais que isto a almoçar, precisa de rever a sua gestão de horários.
De qualquer forma, para mim este tipo de cenas nem sequer deviam ser legisladas a nível nacional ou transversal a todas as profissões(ser estabelecido para a realidade de cada área profissional faria muito mais sentido, com sindicatos a serem envolvidos na negociação das condições contratuais). Mas a ter de ser legislado assim, era isto que faria.
Eu tenho 30 minutos e chega perfeitamente.
Também já tive trabalhos que era 1 hora mas tinha de estar lá 9 horas e não 8 horas. Prefiro como está.
Para mim bastava ter meia hora de almoço. 1h de almoço, ou até mais, só faz com que tenhamos que estar mais tempo na empresa. Juntar isso às horas de trabalho e de deslocações para o trabalho, é uma grande parte do dia focado apenas no trabalho.
Para mim bastava ter meia hora de almoço. 1h de almoço, ou até mais, só faz com que tenhamos que estar mais tempo na empresa. Juntar isso às horas de trabalho e de deslocações para o trabalho, é uma grande parte do dia focado apenas no trabalho.
Não. Não concordo. Poderia escolher ser meia hora e sair meia hora mais cedo para poder estar com a família
A lei existe para proteger o trabalhador. Nada impede ngm de fazer menos
Não concordo com nada nos horários de trabalho em Portugal!
Depende da profissão. Em IT concordo. Precisamos de descansar a cabeça e 30m é pouco. Eu também trabalhei muitos anos na Inglaterra e, na empresa onde estive mais tempo, era “obrigado” a fazer no mínimo 1h. Estava habituado a fazer 30m em Portugal e quando para lá fui fazia o mesmo, passado uns tempos falaram comigo sobre não fazer tempo suficiente ao almoço e aconselharam-me a parar mais meia horita. Verdade seja dita que também tinha um belo de um horário, 8:30 -> 12:30, 13:30 -> 16:30.
Para quem estava habituado a ouvir bocas se às 18h fosse para casa em Portugal, foi uma lufada de ar fresco.
para ser honesto se pudesse escolher, preferia não almoçar e sair 1 hora mais cedo, sou um gajo que consigo ficar sem comer por horas mas percebo que a maioria não faria isso
Se poder almoçar em 30min e sair 30min mais cedo, prefiro
Eu pessoalmente gosto de ter uma hora de almoço, da me tempo para comer e também descansar um pouco quando trabalho em casa, nos dias que vou ao escritório aproveito esse tempo para dar um passeio ou ler alguma coisa
Honestamente devia ficar ao critério. Eu não preciso de 1h de almoço, preferia sair 30 min mais cedo. Mas bem sei que isso é para prever casos em que a entidade patronal literalmente não ia deixar o funcionario descansar.
Devíamos poder ter 1h de pausa dividida de que forma quiséssemos. Então agora com o remoto fico a anhar uma hora muitas das vezes até aproveito para fazer cenas em casa ou adiantar trabalho, mas nunca dá para desligar a sessão antes das 18h… Num dia bom 🤣
Por mim venha a hora de almoço, era da maneira que ja podia ir comer à vontade.
Não. Levo marmita, preciso de 15 minutos para comer. Não preciso de mais 45 minutos para small talk com o pessoal com quem eu não tenho nada em comum
Não fazia ideia que o período mínimo era regulado por lei é que tinha de ter 1h.
Eu trabalhei para uma empresa holandesa, e quando ia para lá no escritório só paravam 20min para comer e sande estava a andar, e depois saiam cedo.
Por mim fazia o mesmo agora, mas pensava que era mais “um hábito “ do que uma regulamentação legal.
Ja trabalhei com ingleses e holandeses. Ambos faziam almocos de 10-15 minutos e eram produtivos (entravam cedo e saiam cedo).
Como é mais que sabido, essa obrigatoriedade é mais que ignorada. E felizmente, porque deve haver espaço no contexto laboral para pessoas que queiram almoçar em meia hora, e pessoas que queiram almoçar em duas horas. Se no final for as mesmas horas de trabalho/trabalho em si…
Mas, provavelmente esta lei está no sítio para impedir que os patrões exigissem às pessoas que almoçassem em poucos minutos.
Eu tenho 45min.. não chega mas no fim do dia saiu 15min mais cedo. Não sei se é melhor ou pior pois como mais ou menos a pressa mas também chego a casa mais cedo..
Eu queria é que o horario de almoço fosse como no resto da Europa e na função publica e contasse como horario de trabalho.
Nunca vi isso a ser aplicado. Até conheco locais (fábricas principalmente) em que param apenas 30 min e passado esse tempo a linha volta a andar e é bom que lá estejas.
Está feito para dar tempo de ir almoçar ao restaurante da esquina com prato do dia, a cena das marmitas é algo mais recente.
Não sou nada fã, e tenho bastantes problemas que esteja escrito na lei assim. Os meus empregos sempre foram flexíveis nesse sentido, mas não aprecio que formalmente, se alguém quisesse, me podia impedir de comer sentado ao computador a continuar o trabalho e a sair mais cedo.
acho que devia ser flexível tanto isso como outras coisas no trabalho. É solução que mais depressa agradaria a todos. Claro que as empresas não podem ter um formato para cada pessoa mas podiam ter várias modalidades e as pessoas escolhem o que agrada.
​
Para mim o horário de trabalho já estaria nos 8h diárias da mesma forma que as pausas estão pois num mundo perfeito e em certas funções as pessoas são adultas e sabem quando faz sentido fazer uma pausa e durante quanto tempo.
​
Nos trabalhos mais em série acho que o melhor método é o que já se faz em alguns locais que é 6 horas (menos horas do mínimo) seguidas só com pausa de 15 minutos. Pois quanto menos tempo a fazer trabalho repetitivo maior a produtividade.
Claro que discordo. Acho uma merda estúpida que quem me dera não ter mas é apenas mais um dos milhões de exemplos do estado mamã português a meter-se na minha vida…
Claro. Como é que se come convenientemente em menos tempo do que isso? Provavelmente os que conseguem não devem usar talheres de peixe.
Na minha empresa eles deixam fazer 30m de almoço e sais 30m mais cedo. Cada pessoa escolhe o que melhor se lhe adequa
O que não concordo são leis que tendem a decidir por todos, é coisa de regime ditatorial.
Se para uns, 1hora de almoço é a ultima coca cola do deserto para outros é um algo que trocariam alegremente para sair + cedo do trabalho.
Eu trabalhei numa fábrica e o intervalo de almoço era 30 minutos. Havia um outro intervalo de 10 min a meio da manhã.
Sinceramente, quanto mais depressa saísse de lá, melhor. Se não fosse pelo higiene, até na máquina comia, se fosse sair meia hora mais cedo.
E trabalhar por turnos de 8h, 24/7, alguns são 7 dias seguidos, com máximo de 2 dias de folga e 30m de almoço? Noites são pagas com um subsídio que só faz rir. No 5º dia já só quero por-me a andar. Os mesmos 22 dias de férias que o pessoal “normal”. Saúde? Descanso? Família? Hobbies? Que é isso? Trabalha e não te queixes que já é uma sorte teres trabalho. Mentalidade tuga no seu melhor onde tempo no trabalho equivale a produtividade. Numa estação de televisão a receber miseravelmente. E ainda tens de aprender coisas novas constantemente porque estão sempre a mudar. IT… Não queres sai fora que vem outro. É isto. Portugal não muda nem vai mudar nos próximos 20 anos, somos burros e gozados por ser uma província de Espanha. Tempo não é igual a produtividade e o tempo da refeição deveria ser acordada no início do contrato.
15 minutos chega e sobra metam os horários de trabalho para 7 horas por dia com 15 a 30 min de almoço e pronto
Fazer almoço em 15 minutos e voltar ao trabalho. Sendo possível é negociar isto e passar essa hora com a família
Faço 8h seguidas 8e30 as 16e30 almoço no horário do patrão, 30min, e tenho várias pausas ao longo do dia. Acabo por trabalhar 7h prai. Acho que é o meio termo ideal
Acho que é estúpido. Como alguém que faz jejum, não comer no trabalho é na boa e o tempo que se poupa nisso pode ser gasto em coisas que realmente importam, como estar com a família. Se houver fome, opá, toma um batido de proteína ou uma barra e come “””em condições””” depois.
1h para comer só faz sentido para gordos (gente que acha precisar de ir encher o bucho, em vez de preparar a comida antes ou simplesmente…Não comer durante essas poucas horas. A não ser que a pessoa seja diabética/esteja a tomar medicação, não há razão nenhuma para achar que não consegue passar sem comer durante 8-12horas).