Pode ser uma guerra perdida (é?) mas isto – na Europa – só se passa nos balcãs:
[https://www.gopetition.com/petitions/regular-os-cabos-de-comunica%C3%A7%C3%A3o-nas-nossas-cidades.html](https://www.gopetition.com/petitions/regular-os-cabos-de-comunica%C3%A7%C3%A3o-nas-nossas-cidades.html)

9 comments
  1. Sendo o advogado do diabo, muitas vezes temos isto em prédios antigos que não têm infraestruturas para os cabos passarem por outro lado.

    Fazerem uma regulamentação, apenas vais obrigar que estes proprietários, muitas vezes idosos ou sem posses, que tenham que prescindir destes serviços porque fazer os cabos passarem para dentro, sem a devida infraestrutura, vai ser uma obra cara.

  2. Antes de mais, também acho bastante feio isso que referes, mas de quem trabalhou na area…

    Muitas vezes os cabos até estão bem arrumados mas partem se as serrilhas (ou respetivo elemento que segura o cabo) e depois fica pendurado.

    Relativo ao uso de calhas, é uma ideia muito gira, mas qual a operadora que a paga? Porque nas condutas subterrâneas normalmente a operadora X paga à operadora Y para uso da conduta.

    Se a calha ficar cheia, vais meter outra calha em cima? Quem a pinta?

    E sim, sempre que possível é usado condutas subterrâneas, mas em aldeias é difícil. Tens a opção de usar postes e fachadas ou destruir o alcatrão (sendo que ou se mete uma massa de “reparação rápida” ou fica a cova aberta até que alguém a tape).

    Para não falar que muitas vezes nas casas mais antigas a entrada do cabo de telecomunicações é por um “gancho” adivinha onde… Na fachada, isto quando não tens de fazer um furo na parede. Logo aqui tiras completamente a possibilidade de uso de condutas subterrâneas

    Nas casas novas, os pdos são colocados dentro do armário preparado para o efeito e as ligações às casas são feitas de lá. Normalmente o que alimenta esse pdo vem por conduta subterrânea.

    A eliminação de cabos de clientes desligados, faz sentido se estivermos a falar de cobre (muitas vezes isso já é feito), se for fibra é só estúpido, sempre que um cliente quiser novamente um serviço vá de passar cabo novamente, gasta se dinheiro e não de obra sem necessidade (para não falar no material que vai para o lixo, porque normalmente não dá para reutilizar).

    Pintar os cabos… Só se forem os inquilinos. Ou se não vais começar a ver anúncios de emprego:

    * técnico de telecomunicações, necessária experiência em fibra ótica e pintura civil

    Também relativo a isso, os cabos se não me engano (por obrigação da anacom) tem de ter as marcações visiveis, com o nome da operadora, tipo de cabo, etc. Se pintas os cabos perdes essas informações

    Relativo à eletricidade (não é a minha área), os problemas são semelhantes, passa um cabo de “barramento” na fachada e depois as casas ligam a esse cabo.

    Obviamente também existem condutas para os cabos elétricos, mas passar tudo para lá não tinha ganho nenhum (antes pelo contrário) e implicava construir a infraestrutura quase toda do zero

  3. Eu sou 200% a favor mas só não assino porque (a) estes sites não servem para nada a não ser (b) recolher os meus dados pessoais.

    Posto isto se há merda que não percebo como acontece é esta… É visível, todos os dias… Na rua. Não há ninguém? Num político, ninguém numa entidade reguladora, numa câmara… Ninguém a quem esta merda faça confusão??? Como??????!!

    E já que estamos no tópico da poluição visual: podemos também acabar com os suporte publicitários que me queimam a córnea? Poluição luminosa está associada a uma maior incidência de alguns tipos de cancro e vários outros problema de saúde, a maior sinistralidade rodoviária, a causar problemas a vários animais (muitos dos quais polinizadores vitais para o nosso ecossistema), são manifestamente desagradáveis de olhar (que é literalmente o oposto do que quem os tem quer) e ficam mais caros do que reduzir a potência para metade… Tipo… É, sem dúvida, o meu maior ódio de estimação (a minha namorada que o diga) e é uma merda tão comum e bala que se vê em todo o lado? É só porque as pessoas são parolas e acham que uma cidade tem que ter muitas luzes à noite ou é nível 1000 de complacência?

  4. Ninguém gosta dos cabos nas fachadas dos prédios. Nem os donos dos apartarmentos, nem os inquilinos, nem trausentes. Mas há uma diferença gritante entre “gostava que não houvesse cabos enrolados nas fachadas dos prédios” e “devia ser um crime ter cabos nas fachadas dos prédios”, essencialmente estás a pedir que outras pessoas gastem dinheiro a fazer roços ou a meter calhas para te ser mais visualmente apelativo. Se um condomínio decidir que não querem gastar dinheiro nisso, acho que o direito deles a não serem forçados a fazer obras estéticas se sobrepõe ao ~~teu~~ nosso direito a não ter de ver cabos.

Leave a Reply