
[https://sicnoticias.pt/pais/conselho-de-ministros-aprova-diplomas-para-simplificar-emissao-de-vistos/](https://sicnoticias.pt/pais/conselho-de-ministros-aprova-diplomas-para-simplificar-emissao-de-vistos/)
**O Conselho de Ministros aprovou, esta quarta-feira, diplomas que visam facilitar a mobilidade de trabalhadores entre os Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e Reino de Marrocos. Entre as medidas previstas destacam-se a simplificação na emissão dos vistos e a criação de uma nova tipologia para a procura de trabalho.**
A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares disse, em conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros, que “**em consequência do âmbito da concessão de vistos de estada temporária e visto de residência para cidadão estrangeiro dispensa-se agora o parecer prévio do SEF que a lei atribuía**”.
​
>“No sentido da promoção das migrações seguras (…), procede-se à criação de uma nova tipologia de visto, concretamente o **visto para a procura de trabalho, possibilitando assim a entrada em território português a nacionais de Estados estrangeiros que venham à procura de trabalho pelo período de 120 dias, extensivo a mais 60 dias, num total de 180 dias**”, explicou Ana Catarina Mendes.
​
Sobre os acordos com a **Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)**, a ministra disse que “para o cidadão abrangido pelo acordo CPLP que já esteja em território nacional, prevê-se a possibilidade de requerer autorização de residência temporária em território nacional, prevendo-se ainda que os titulares do visto de estada temporária, ou que tenham entrado legalmente em território nacional, podem requerer a autorização de residência CPLP”.
Ana Catarina Mendes informou que **também vai ser “facilitada a obtenção de visto de residência para a frequência de programa de estudos no ensino superior”**.
​
>“Passa a ser dispensado o parecer prévio do SEF para este tipo de visto, desde que o requerente já se encontre admitido na instituição de ensino superior em território nacional”, acrescentou.
​
O Governo anunciou também a eliminação do re**gime de quotas para a emigração**.
Em [comunicado](https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=493), o Executivo dá conta de um “Decreto-lei que altera o Código da Estrada de forma a habilitar, em determinados casos, a **condução de veículos a motor pelos detentores de títulos de condução emitidos por Estados-membros da CPLP e da OCDE, dispensando a troca de cartas de condução**, em condições de igualdade com os detentores de títulos de condução emitidos por Estados-membros da União Europeia”.
12 comments
Nao da vontade nenhuma de viver neste país. Abaixo de horrível sinceramente
Isto está para os estrangeiros…o tuga que se desenrasque se quiser.
Nojo.
Petição para denominar este diploma de “Lei dos Comboieiros”.
É que isto é o facilitar da mercantilização de escravos, desvalorização do trabalho, favorecimento de empresas cujo objectivo é explorar o trabalhador até ao tutano. Tudo a céu aberto.
Adorava que a malta do turismo se conseguisse organizar e fazer uma greve estilo CP logo agora que estamos em período de retoma. Destruiria os bolsos dos gananciosos e faria pressão para os salários subirem. Pressão efectiva e não apenas “apelos”, como gente no poder fez recentemente.
A continuar assim podemos já marcar X profissões como formação para escravidão, incluindo a marcação do trabalhador como se fosse gado, extraído de energia, saúde e tempo até virar mera carcaça, eternamente preso ao salário mínimo ou “médio” e a uma vida de serventia.
Venham, que os patrões cá do burgo precisam de escravos para trabalhar.
Estes tipos não têm vergonha mesmo nenhuma.
A bancada do liberal deve estar satisfeita!
Ansioso para que os países europeus comecem a aplicar regras aos passaportes portugueses!
Noticia má nem diz em que marca de cereais vem os vistos.
Será chocapic ou estrelitas?
Acho que me vou dar ao trabalho de escrever uns emails a deputados de partidos estrangeiros de direita representados no Parlamento Europeu. Pode não dar em nada, mas olha, é o que é.
Há algum partido que proponha alterações à lei que permita ministros estrangeiros e deputados estrangeiros ? Julgo que teriam bastante sucesso.
Finalmente ~~ os escravos~~ a tal mão de obra que estava em falta…
Espetáculo! Venham para cá tirar cursos superiores e depois bazem outra vez. Nós pagamos!!