
“Os jovens podem ter alternativas, as empresas não têm. Ou fazem isto ou fecham”
"Os jovens podem ter alternativas, as empresas não têm. Ou fazem isto ou fecham" from portugal

“Os jovens podem ter alternativas, as empresas não têm. Ou fazem isto ou fecham”
"Os jovens podem ter alternativas, as empresas não têm. Ou fazem isto ou fecham" from portugal
44 comments
Alternativas: Emigrar
Fds, cuspi-me todo quando dei por mim a concordar com o Tó.
Ate concordo com ele aqui
Disse verdades mas, por essa lógica, o público todo tem que fechar.
Sou só eu que interpreto como uma crítica à gestão habitual das empresas e não aos jovens?
Ele tocou em pontos importantes :
O tempo é o bem mais importante que temos e nestes últimos anos de pandemia o povo demonstrou onde estão as suas prioridades.
É uma frase verdadeira, mas ele não tem razões para a proferir. Falta um elemento nessa equação. Há jovens, há empresas. Falta o terceiro elemento que é o Estado, além de faltarem outras equações: os não-jovens também são pessoas.
O papel do Estado nessa equação é dar condições às empresas para se adaptarem. A diminuição da burocracia e da carga fiscal sobre a remuneração do trabalho é o papel do Estado e do senhor que disse está frase. Já o fizeram com o IRS Jovem, mas a carga do lado das empresas mantém-se. Da segurança social mantém-se.
A julgar pelo título já vinha com sangue nos olhos, mas depois de ouvir o que ele realmente disse, dou por mim a concordar.
Eu a concordar com o Costa, sentimento estranho
As empresas não tem? Então o PS não anda a flexibilizar fortemente a imigração ? Estou confuso, isso não é uma alternativa?
Epa o Costa é um merdas, sem dúvida, mas neste excerto esteve bem. É uma crítica às empresas e à sua gestão antiquada.
Esta mensagem e este interlocutor não combinam.
Isto é só propaganda Estatal da pior espécie.
Por um lado diz-se exatamente aquilo que as pessoas querem ouvir, mas faz-se o contrário na gestão do país.
(Foi quase à meia semana aquela questão dos vistos para satisfazer os empresários da hotelaria e restauração. É normal que as pessoas já não se lembrem…)
Diz-se “*as empresas que se ponham a pau*” como se isso lavasse a quota parte de responsabilidade do Estado.
O nível de mentiroso que este gajo é devia ser crime.
Só mesmo em Portugal…
Pois é engraçado que ele para o privado tem uma visão muito diferente do público, pelas condições de trabalho de muitos do público então também existem muitas entidades publicas que deviam fechar..
Completamente hipócrita. As empresas do setor estado são das empresas com idades médias de trabalhadores mais elevadas e a maior parte delas sem grande abertura para discutir os problemas do sistema atual. Nem teletrabalho quanto mais…
Perfeitamente de acordo.
É esse o objetivo… Fecham e o seu negócio vai para empresas mais competitivas que com o aumento de negócio vão precisar contratar mais empregados.
**EDIT:** Alguém me pode explicar qual é o ângulo do costa? Está a dizer uma coisa que faz sentido porquê? O que quer ele? Sei que até um relógio avariado está certo duas vezes ao dia mas ainda assim este é o costa…
Tem toda a razão mas também tem uma lata do cacete. Puxam pelo pessoal de saúde até ao osso, pagam o salário mínimo a grande parte dos colaboradores e depois vêm com esta conversa. O estado não se tem revelado um patrão assim tão bom para vir com esta conversa de peito cheio.
Pessoal a entrar em curto circuito por concordar com uma coisa que o Costa disse (por mais banal que seja)
Alguém pode colocar isto no youtube s.f.? Obrigado
Estou na universidade, a minha prima que começou a trabalhar há pouco tempo sai de lá todos os dias depois das 6. Não percebo como é que aguenta
“As empresas não tem alternativa”
Costa e seu poder absoluto cria facilidades para emigrantes virem aqui trabalhar, fazendo com que as empresas continuem seu status quo de baixos salários e longas horas, ele cria a alternativa que obviamente acaba por foder ainda mais os portugueses, por que agora não tem uma revolução nas empresas, mas também não vão ter o trabalho por que está tudo ocupado com mão de obra do exterior.
Uma beata de cigarro jogada no chão tem mais neurónios que este senhor.
O que o homem diz é tecnicamente verdade. Agora falta saber se depois ou antes falou do que o Governo pode (devia) fazer para que jovens e empresas estejam em concordância para o país crescer.
​
É essa parte, que não está no vídeo, que torna o discurso bom ou só balelas.
Se uma emprea privada decidir aumentar o salário bruto de um colaborador, a empresa pagará 124 euros e o colaborador levará para casa cerca de 75 ou menos. Enquanto não aliviarem a carga fiscal tanto das empresas como dos empregados, dificilmente será fácil cativar o pessoal qualificado a não bazar.
O Costa anda a ler o reddit… é um tipo muito manhoso.
Isto é campanha. Diz o que os Jovens gostam de ouvir porque os [Jovens não votam no PS](https://rr.sapo.pt/noticia/politica/2022/02/18/legislativas-2022-mais-velhos-votam-ps-jovens-e-mais-instruidos-preferem-a-direita/272968/).
É muito fácil ganhar uns votos assim. Mas qualquer partido concorda com isto, porque é a mera constatação de um facto.
assim até parece um pm de jeito
pena ser só palavras
Conversa de fim de ciclo económico onde os juros são baixos a inflação está a aumentar e o desemprego é quase nulo. Qualquer modelo de gestão resulta quando o custo de capital é nulo.
Daqui a 2 anitos quando o desemprego voltar aos normais 10% isto vai parecer cómico.
Tem uma piada do caraças o Costa dizer isto quando no sector público eu tenho quase zero influência no processo de tomada de decisão, não tenho qualquer tipo de poder na escolha das minhas chefias, tenho acesso vedado ao teletrabalho, salário estagnado e progressão na carreira inexistente, etc. Era tão bom que a praxis correspondesse ao discurso e o Estado fosse o primeiro a dar o exemplo nas boas práticas laborais…
Certo Costa estes 2 anos deram às pessoas uma perspectiva de que o trabalho remoto deveria ser uma real possibilidade para quem quer, mas a merda das empresas não querem saber e estão a obrigar os trabalhadores a voltar aos escritórios sem que nada o justifique.
O Costa quer ser exportador de cérebros e importador de mão de obra barata. Tudo mentira relativamente ao aumento médio de 20% nos salários médios.. Não sei onde foram buscar esses valores
Eu nem quero acreditar no número de pessoas a dizer que o Costa esteve bem quando estamos no meio de uma crise do SNS, em que os médicos fogem do Estado para o privado e para o estrangeiro. Para o estrangeiro!
Ele crítica as empresas, diz que a escolha é fechar, no meio de uma crise em que os hospitais estão a fechar e ele nada de aumentar os médicos.
E depois as pessoas deste sub não percebem como o PS ganha. Ganha porque os eleitores em geral deixam se levar por populismos e nem reparam na hipocrisia.
Não sou do PS, mas acho que bastante malta aqui está a intepretar demasiado literalmente o que ele disse – pelo bem e pelo mal.
O que acho mais importante aqui é a mensagem para as empresas, que vai contra o normal do governo e dos média – em vez de culpar a falta de mão de obra nos trabalhadores, culpa as empresas, e se não se ajustarem, vão ter de fechar.
Até ao governo do Costa implementar políticas públicas que realmente abordem os problemas que existem no país, isto é só retórica. E sim, claro, esta crítica aplica-se tb ao setor público, e é provável que hajam mais vistos para trabalhadores de outros países preencherem algumas das vagas – temporáriamente, porque ninguém quer estas condições, esses trabalhadores irão para outros países da EU logo que tenham a possibilidade, como os tugas já fazem.
O que eu acho mais importante reter aqui é o puxão de orelhas, e se esta abordagem for adotada pelos média e pelo governo, isso já é um passo importante.
“… estilo de gestão autoritário…” – diz o roto ao nu!
Desde logo, essa é a realidade que emana do governo e administração pública sobre os seus trabalhadores! Fala bem, aplicando demagogia barata, mas não faz melhor que aqueles que critica.
Falar bem ele sempre falou, nunca fez piça de jeito e o problema está aí
É um político incrível, e sabe sempre com agradar às audiências a quem se dirige.
Claro que a mais qualificada geração de sempre também entra no mercado trabalho a receber a tal média dos 1220/1300€ brutos/mês, e que como está em início de carreira vai ser regularmente aumentada e leva para casa 50% desse aumento, dado que o resto vai tudo em IRS + SS. Mas continua a ser expectável que pague a renda de casa, tenha as suas despesas, viva um pouco e ainda poupe para 10% de uma entrada a um crédito imobiliário, tenha capacidade de pagar os muitas vezes absurdos IMTs e ainda imposto de selo de 2.8%, etc etc. e ainda ter dinheiro para comissões, escrituras, mobília que tem que ser comprada à margem do crédito, e satisfazer a taxa de esforço exigida pelos bancos e Banco de Portugal 🥲 numa economia estagnada onde as empresas pouco mais conseguem fazer, acho complicado.
Mas hey, o problema são só os horários e as gestões ancestrais……..
O Kosta a fingir que percebe de empresas…
Ele está certo. Só há um pequeno problema que é que ele está simplesmente a mentir e a vender banha da cobra.
Mas depois importa-se trabalho precário . Vai dar ao mesmo , jovens emigram e a precariedade permanece.
Temos jovens 90% licenciados mas infelizmente isso não é o que faz uma boa economia.
Para uma economia forte é preciso gente qualfiicada a fazer trabalho industrial, agrícola e de construção. Consegues construir um carro com 1 engenheiro e 20 operários, mas com 20 engenheiros ninguém faz nada.
Os médicos e enfermeiros no SNS mortos com tanta hora extraordinária 🤡
Fecham umas abre outras. É este o problema de portugal. Tem uma aberração a falências e querem salvar tudo. Sim, não podemos tomar decisões que levem muitas empresas à falência com medidas de um mês para o outro mas também não podemos estar constantemente a salvar empresas mal geridas.
Vinha com a forquilha na mão e fiquei a aplaudir.
Mesmo assim, esse “Temos um nível de qualificações acima da média da UE” é digno de fazer crescer o nariz do Pinóquio daqui até Bruxelas:
https://www.pordata.pt/ebooks/PT_EU2020v20201020/mobile/index.html página 50
Portugal é o país da UE com os empregadores e empregados menos qualificados.
Este tipo de afirmações é altamente contraproducente e esconde a raiz do problema. Mas lá está, dizer verdades aos eleitores raramente é grande ideia.
Agora aplicar essas palavras bonitas?
Palha para encher chouriços!! 🤣🤦♂️🤦♂️ quando o governo é o meu principal dependente no que toca a taxas em cima de taxas sobre o meu salário!! E depois vem com um paleio todo fanfarão quando ele é que continua a sob carregar as empresas!! 50% do meu salário vai para esse ladrão!! 🤦♂️🤦♂️🤦♂️
Quando vier a troika novamente ao país é bom que seja ele a governar, assim vai aprender o que custa a vida quando temos de pagar contas! E o povo pode ser que aprenda uma grande lição e deixe de dar maiorias absolutas a partidos! E que deixe de votar em socialistas que só sabem é contar histórias bonitas…
Na empresa de mergulhadores soldadores nao ha espaço pra mandriões. O home ofice nao solda sozinha.
Nem tudo é HUB de programação. Ha quem meta a mao na massa pra fazer algo.