Title typo: *quando* termina

No seguimento do que disse o Rendeiro relativo a “dois pesos e duas medidas” entre o seu caso e o do Ricardo Salgado: “É uma pessoa que tem muita informação sobre operações delicadas e intervenientes também complexos”, disse Rendeiro referindo-se aos vários processos que correm, em que há suspeitas de sacos azuis pagos pelo GES a pessoas influentes.

Recordei-me imediatamente desta promessa do Expresso (ainda online):[https://sicnoticias.pt/especiais/panama-papers/2016-04-28-Expresso-so-revela-nomes-dos-jornalistas-envolvidos-nos-Panama-Papers-apos-conclusao-da-investigacao](https://sicnoticias.pt/especiais/panama-papers/2016-04-28-Expresso-so-revela-nomes-dos-jornalistas-envolvidos-nos-Panama-Papers-apos-conclusao-da-investigacao)

“A direção do Expresso esclareceu hoje que os nomes dos jornalistas envolvidos numa investigação judicial relacionada com o designado “saco azul do GES” só serão revelados quando o trabalho de investigação estiver concluído, “mas nunca antes disso”. 28 de Abril de 2016

Quantos anos vamos ter de esperar até sabermos a lista de nomes que que “incluem várias pessoas influentes, políticos, ex-gestores, autarcas, funcionários públicos, gestores, empresários e jornalistas”?

A Justiça em Portugal é lenta, culpa de todos e de ninguém… mas parece que claramente o jornalismo só é mais rápido que a justiça quando o assunto lhe convém…

O terceiro segredo de Fátima só demorou 83 anos a ser revelado… Os nomes do Saco Azul quantos mais vão demorar?

Correndo o risco de estar enganado, se houve desenvolvimentos desta divulgação, por favor corrijam-me.

6 comments
  1. Não há investigação. A investigação terminou no momento em que o artigo foi publicado, se não um pouco antes. Tu sabes muito bem, OP, que o caso dos Panama Papers envolveu uma boa quantidade de gente muito poderosa. Os jornalistas e repórteres a cargo dessa investigação estavam claramente além dos seus “limites” e não souberam realmente no que se tinham metido. O mais provável é que, assim que pisaram a linha, foram “persuadidos” fora dos jornais a abandonar a investigação, e convenientemente, o Expresso “esqueceu-se” de comunicar essa informação. Nenhum jornalista com dois dedos de testa vai arriscar a vida por essa lista, até porque, na verdade, os nomes contidos nessa lista estão destinados a escapar impunes quer sejam revelados ou não. Por outras palavras, não há qualquer incentivo para publicar a lista, só há desvantagens. É assim que as coisas são. É assim que o nosso mundo corrupto funciona.

Leave a Reply