Tarifários: Ofertas “Zero Rating” passam a ser proibidas na Europa

26 comments
  1. >”Despite intense lobbying from big carriers and giant platforms, BEREC voted to clearly ban zero-rating offers that benefit select apps or categories of apps by exempting them from people’s monthly data caps,” Stanford Law Professor Barbara van Schewick wrote. “The ban applies whether the app pays to be included or not, closing a loophole in the draft guidelines.”

    [https://arstechnica.com/tech-policy/2022/06/europe-cracks-down-on-data-cap-exemptions-in-update-to-net-neutrality-rules/#:~:text=%22Despite%20intense%20lobbying,draft%20guidelines.%22](https://arstechnica.com/tech-policy/2022/06/europe-cracks-down-on-data-cap-exemptions-in-update-to-net-neutrality-rules/#:~:text=%22Despite%20intense%20lobbying,draft%20guidelines.%22)

    Finalmente.

  2. Ainda ontem comentava isso com a minha namorada. Fico muito muito muito feliz com este passo na direção certa para a neutralidade na internet…

    Curioso, no entanto, para saber que novo _loophole_ vão as operadoras encontrar para nos ~~enrrabar~~ enrabar…

  3. Finalmente! Isto é algo que me irrita já há muito tempo. Vamos ver agora que mais desculpas tem as operadoras para ter um serviço muito pior que todo o resto da Europa

  4. Lembro-me do loophole criativo que a máfia legalizada das operadoras usou da última vez que a ANACOM tentou acabar com estes tarifários. Enviaram uns SMS aos clientes a dizer que mesmo que tivessem plafond disponível para apps específicas que a net seria cortada sempre que o limite da net geral fosse atingido (o que é fácil porque pode ser tipo 1Gb). Ou seja, não só não acabaram com os tarifários zero rating como ainda tentaram colocar a população contra o regulador insinuando que tinham sido eles a obrigar o corte da net quando isso era mentira.

  5. Maior parte da gente usa sempre as mesmas apps…isto so vai dar aumentos no geral…Porque é que nao posso limitar as apps que posso usar por um preço reduzido no fim?? Tirar as opçoes ao consumidor é grande ajuda…

  6. Tenho a certeza que as operadoras, depois desta directiva, irão beneficiar os consumidores aumentando o tráfego disponivel todos os meses, e não irão de forma alguma simplesmente acabar com o zero rating e deixar os utilizadores prejudicados sem solução.

  7. E que tal começar a aumentar se a quantidade de dados moveis? Fodasse já há paises com dados moveis ilimitados e as nossas operadoras continuam a achar que 1gb ou 2 gb é bom…

  8. Então finalmente vai deixar de haver moches/wtf/Yorn e companhia limitada em que *oferecem* tráfego para X app?

    Se sim, já não era sem tempo, estou farto de ouvir amigos dizerem “ah, usa a APP XYZ porque não gasto dados”….

  9. Como pessoa que tem um tarifario 8gb livres que no fundo custa 10€ do pacote total de serviços posso dizer que é fixe nao ter de pensar se posso usar ou nao determinadas apps.

    Raramente gasto a totalidade dos dados
    Isto para acalmar pessoal que acha que vai sair prejudicado.

    Dicas:
    Usar bem as funcionalidades offline das apps. Seja podcasts, musica, seja netflix, etc… principalmente na melhores qualidades.

    Ter configurado no youtube que em dados apenas é carregada em qualidade baixa 360 ou 480p. 1080p ou 4k rebenta os dados.

    Edit: desligar a reproducao automatica de videos

    Nao sou propriamente um utilizador intensivo mas uso diariamente e sem preocupações.

  10. A malta vai ficar feliz com isto até se aperceber que os tarifários com, digamos, 5GB de tráfego geral e 10GB para Apps específicas vão passar a ter apenas 5GB para tráfego geral e pelo mesmo preço…

  11. Cá em casa são 100€/mês por 20gb cada. Como tenho menos de 25 anos, queriam-me oferecer o “pacote especial” de 3 ou 5gb + whatsapp, instagram, tiktok, e mais umas quantas sem gastar dados, a dizerem que era melhor e não sei o quê… Recusei bem rápido. Quase nunca chego ao fim dos 20gb, não há motivo nenhum para trocar a liberdade de usar as aplicações que eu quero sem preocupação por ter que me limitar a umas poucas, quando para eles custa o mesmo

Leave a Reply