
Há dois dias o Expresso [noticiou](https://expresso.pt/economia/2021-11-22-Ha-cinco-unicornios-e-um-ex-unicornio-portugues.-Foram-criados-ca-mas-ja-deram-o-salto-595e6ca7) que Portugal já tem 5 [unicórnios](https://pt.wikipedia.org/wiki/Unic%C3%B3rnio_(startup)) (não a figura mitológica, mas empresas com valor acima dos mil milhões de dólares americanos). Como neste sub as condições de trabalho e de salário são – e ainda bem – muito valorizadas, que experiência tendes a trabalhar em unicórnios? É pior, melhor ou igual às demais empresas nacionais?
15 comments
Não consigo ler o artigo mas conheço muita malta da Farfetch (acho que é um dos unicornios do artigo?) e posso dizer que eles são muito bem tratados lá, seja em salários, metodo de trabalho ou em condições.
Dá fácil porrada fácil na típica empresa nacional.
Ex Farfetch aqui
Pros:
Excelente ambiente de trabalho e cultura
Bom pacote variável em ações
Bons benefícios flexíveis
Possibilidade de trabalhar de casa até 3 dias por semana
Muita compreensão por parte das chefias para conciliar a tua vida pessoal e profissional . Coisas como teres de sair a meio do dia, entrar mais tarde etc por motivos pessoais são banalíssimas. Ninguém te faz perguntas ou te faz sentir mal
Contras:
A progressão já não é tao fácil como já foi (empresa mais madura)
Funcionários da farfetch fora de Portugal sao melhor pagos (apesar de terem a mesma função e experiência) e mais promovidos
Salário base não é mau mas também não é um sonho. Compensam no variável
Pagam bons salários emocionais desde que sejas perito em bater punho.
Trabalho num deles (se bem que nao lhe chamaria um unicornio nacional, a sede e a grande maioria do volume de negocio e de trabalhadores estao nos US).
Pros:
– Full remote
– Desde que as cenas aparecam feitas nao me impoem horarios nem me chateiam. Normalmente faco 9-5 com 1h de almoco
– Flex para gastar em varios beneficios (eu uso normalmente em amazon business para comprar tech sem iva
– Salario bom
– Seguro de saude com optimas coberturas
– Stock options (para quem entrou a tempo)
– Progressao na carreira e fixe
Cons:
– o tamanho da empresa e bastante grande em termos de numero de trabalhadores(isto e um con ou pro dependendo das preferencias)
Já trabalhei na Farfetch (como os outros daqui) e gostava muito, ótima equipa e clima, mas isso depende muito da equipa que está.
Em relação a salário, o mensal era bom mas ações mais do que dobravam o total anual.
Quais são os 5?
Trabalho atualmente na TD. A empresa é porreira, paga bem melhor do que a minha antiga, e acima de tudo, dá BASTANTE liberdade aos informáticos de explorarem tecnologias e abordagens novas para os problemas8que é algo que eu gosto muito, e que me parece que falta nas empresas com cultura mais enraizada no tuguismo). Os benefícios também são bons, e a carga de trabalho é baixissima comparado ao que vim habituado.
Contras: um ambiente de trabalho algo volátil, em que entram e saem pessoas da empresa a toda a hora. As equipas também se vão criando e alterando a uma velocidade brutal, pelo que quem gosta de trabalhar com as mesmas pessoas muito tempo, em vez de mudar a cada 3 ou 4 meses, poderá não gostar tanto da experiência.
Quando me juntei à empresa(menos de um ano), tinha cerca de 1800 trabalhadores. De momento vai a caminho dos 2500.
Se quiseres comparar sonae ou outra big tuga company com farfetch. Ya a Sonae vai te dar menos salário, vais ter menos liberdade etc. Mas eu diria que Feedzai, Farfetch, Blip, Critical e ate certo ponto coisas mais europeias como Jumia , hostelworld. Sao companhias com salarios e condições bastante boas. Dito isto ser unicórnio é cagativo porque desta lista todas te vão dar menos dias de ferias, salario etc que qualquer coisa com sede no estrangeiro e que tenha feito uma fábrica de codigo em Portugal. A minha recomendação. Bebe vinho dop ganha dinheiro donp. 😉
Ja. Desde startup ate ao 1B. Passei de 20k para 65k. Muito trabalho mas tudo boa gente. Ferias infinitas
Basicamente são tipo empresa cavalo mas com um corno à frente.
Conheço bem uma pessoa que foi a uma entrevista para uma das empresas dessa lista. Todos maninhos startups, super caralhadas “que somos todos tropas amigos, sabes como é”.
Tudo ok, estupendo, proposta de contrato. “Por descargo de consciência e para ser tudo honesto, digo-vos só que estou grávida de 4-6 meses”, qualquer coisa assim.
“ah, pois, sabes como é, a gente precisava de alguém assim para os próximos tempos e tal e coisa, a gente fala-se depois”.
Estou na Farfetch já há uns anos e posso dizer que, pelo menos em Portugal não vejo melhor sítio para trabalhar.
As condições são excelentes, o equilíbrio work-life balance é o ideal, progressão de carreira clara e tem algo que não há em Portugal que é um desafio em grande escala e inovação tecnológica constante.
Percebo que não seja para todos, mas pelo menos para mim é algo que motiva imenso. Estes desafios também acabam por estar coupled à equipa onde estás, acredito que a minha experiência não seja a mesma de outros colegas noutras equipas.
Já, pagava uma miséria para o valor produzido. Pagamentos por fora é norma tb nestas empresas infelizmente. Colegas de mta qualidade e os desafios são os pontos positivos.
Igual, mas com a pressão de que tens de acreditar que agora estás na empresa que é a ultima Coca Cola do deserto. Depois da experiência, acabei até por desistir de empresas grandes em Portugal. As melhores empresas de cá não chegam aos calcanhares das piores empresas francesas, alemãs, belgas, etc…
Feedzai. Até hoje a melhor empresa onde já trabalhei.