Sexta às 9. Suspensão do programa é “humilhação pública para a equipa”.

7 comments
  1. > A equipa do programa Sexta às 9 reagiu “com profunda indignação” **à decisão de a estação pública ter suspendido o programa já a partir da próxima sexta-feira**, lê-se numa nota enviada pela equipa do programa de investigação à redação e à qual o Nascer do Sol teve acesso.

    > “O que prevê a Direção de Informação fazer às investigações, **das quais já tem conhecimento**, sobre matérias tão sensíveis como **a atribuição de licenças para exploração mineira**, fraudes no setor alimentar e na retirada de afegãos para Portugal, ou **em casos de possível corrupção no setor energético?**”, questionam os jornalistas. Perguntas para as quais não têm resposta.

    Citei apenas estas duas partes mas recomendo mesmo a sério a leitura completa do artigo. [**(Link Webarchive)**](https://web.archive.org/web/20211124225340/https://ionline.sapo.pt/artigo/753982/sexta-as-9-suspensao-do-programa-e-humilhacao-p-blica-para-a-equipa) Acho que não preciso de referir a gravidade da situação, depois de situações destas:

    * [**”A investigação em causa, emitida no âmbito do programa “Sexta às 9” na RTP, contou com o depoimento do antigo presidente da Câmara do Porto, Nuno Cardoso, que disse ter avisado, em reunião, o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, e o secretário de Estado João Galamba das alegadas ilegalidades decorrentes da concessão da exploração de lítio a uma empresa que tinha sido recentemente criada. Dois dias após o encontro, João Galamba assinou o contrato para a construção da refinaria de lítio, um negócio, segundo a investigação de Sandra Felgueiras, avaliado em, pelo menos, 350 milhões de euros.**](https://archive.ph/FAPIa)

    Diria que é bastante óbvio. Porque quem é que define o que é uma arma de arremesso? Se nenhuma das coisas lá exposta é mentira, é uma pedra ou informação relevante? Deus nos livre de se ter que fazer campanha eleitoral com um programa de investigação em sinal aberto, **outra vez**. A CNN ou até a CMTV podem estar interessadas, já que o serviço público que estamos a pagar…… Não está. Independentemente do que acharem sobre o programa, concorde-se ou não com as investigações, é crucial que programas destes existam, livres. Só não posso dizer que fique admirado, claramente andam a matar o programa aos poucos, tendo em conta os pontos apresentados. E isto a mim, numa televisão **que também estou a pagar** só me envia uma mensagem:

    Alguém está incomodado com este tipo de Liberdades de Expressão. E quem manda na RTP é o Estado Português, neste momento controlado pelo Partido Socialista. É tudo o que me está a chegar neste lado, neste momento.

  2. Realmente só na RTP. Então a direcção não pode suspender um programa qd quer e bem lhe apetece se achar q o programa não serve ou tem de ser remodelado? A Sandra sair não é razão suficiente para isso?

Leave a Reply