Para além da clara falta de comunicação entre o médico(a) e paciente que motivam este tipo de medidas: [http://www2.insa.pt/sites/INSA/Portugues/AreasCientificas/PSDC/AreasTrabalho/LiteraciaSaude/Paginas/inicial.aspx](http://www2.insa.pt/sites/INSA/Portugues/AreasCientificas/PSDC/AreasTrabalho/LiteraciaSaude/Paginas/inicial.aspx) e que afetam todos(as).

Continuamos a ter posturas como estas: [https://sicnoticias.pt/programas/expresso-da-meia-noite-programas/expresso-da-meia-noite-caos-no-sns/](https://sicnoticias.pt/programas/expresso-da-meia-noite-programas/expresso-da-meia-noite-caos-no-sns/)

Mas enquanto não investimos na literacia (que piada, nem os profissionais são contratados e o dinheiro público bem gerido, quanto mais investir na educação) vamos tendo que aturar estas “*Marias dos Céus*” a “brincar” com coisas sérias…a saúde de todos!

**Nota**: É possível sofrerem de vergonha alheia ao ouvir este Extremamente Desagradável. Obrigado Joana Marques pelo serviço público 🙂

[https://www.youtube.com/watch?v=giJ4VO\_GAxo](https://www.youtube.com/watch?v=giJ4VO_GAxo)

**Mais informação**

https://www.saojoaodedeus.pt/profissionais/medicos/528-maria-do-ceu-santo

https://www.wook.pt/autor/maria-do-ceu-santo/34396

https://www.bertrand.pt/autor/maria-do-ceu-santo/34396

7 comments
  1. Ouvi a Joana Marques e foi muito bom. A mulher é uma espécie de Bobone da ginecologia. É impressionante que uma pessoa que mal sabe falar a língua portuguesa em condições possa trabalhar em medicina em Portugal. Onde está a Ordem dos Médicos?

  2. Opá, nem sei o que diga.

    Aquilo é uma metralhadora de disparates.

    E aquela conversa parecia aqueles “conselhos” às mulheres dos anos 50.

  3. Nem consegui ouvir o video todo, mas esta mulher é mesmo médica?
    Que vergonha.

    Às vezes pergunto me se antigamente existia a dificuldade em tirar a licenciatura em medicina como existe hoje… é que este tipo de personagens médicas são sempre pessoas já com alguma idade, portanto ou existe um degeneração mental qualquer ligada à profissão ou antigamente qualquer pessoa que soubesse apontar numa imagem onde é o coração podia entrar em medicina…

    Jesus.

  4. Esta senhora pode ser uma grande profissional, tecnicamente, não a conheço não posso julgar. Mas se fosse minha médica, eu de certeza deixaria de la ir, só pela vergonha alheia.
    Não sei se lhe faltou a protese dentária ou se saiu de um bar antes de dar estas entrevistas, mas alguém a devia alertar que está em 2022 e não 100 anos antes.

  5. Porque raio foi está mulher chamada ao Expresso da Noite? Porque damos palcos a cada vez mais maluquinhos? Parece moda, meter em segundo plano pessoas sensatas e conhecedoras para dar palco ao maior “xoninhas da cabeça” que se encontra (possivelmente numa pesquisa no Facebook com acesso aos vários comentários feitos pela pessoa de interesse).

Leave a Reply