
Coloquem dúvidas que tenham, ajuda que necessitem ou talvez alguma dica que queiram dar sobre algum tema. Qualquer tema. Qualquer dúvida.
​
Podem usar o chat (discord) do /r/Portugal para obter ajuda: [https://discord.gg/h97C7gP](https://discord.gg/h97C7gP)
Aproveitem também outros subredits portugueses mais especializados:
* r/LiteraciaFinanceira \- [https://discord.gg/8WFAZpZ](https://discord.gg/8WFAZpZ)
* r/DevPT \- [https://discord.gg/DBEJ4kUnUV](https://discord.gg/DBEJ4kUnUV) (não é permitido ajuda de suporte técnico)
* r/AutoTuga \- [https://discord.gg/BrTaTkDbTC](https://discord.gg/BrTaTkDbTC)
* r/PortugalLaFora
​
**Sugestão:** Procurem [aqui](https://www.reddit.com/r/portugal/search?sort=new&restrict_sr=on&q=flair%3AAjuda) sobre posts sobre a mesma dúvida ou visitem as [megathreads anteriores sobre o assunto](https://www.reddit.com/r/portugal/search?q=flair%3A%22Ajuda+%28Megathread%29%22&restrict_sr=on&sort=new&t=all).
3 comments
Ia criar um post, mas já que isto está aqui, vou aproveitar.
Estou agora a terminar um curso para concluir o 12o ano e tenho 24 anos. Tenho trabalho fulltime, pois tenho contas para pagar, mas tinha interesse de estudar mais para ter um emprego mais bem pago.
Alguma dica de onde posso me inscrever para este tipo de assuntos?
Sei que já licenciatura m23 nas faculdades, mas ao entrar no site deles, fiquei confuso de como me posso inscrever.
Tenho interesse na área IT, ou qualquer coisa ligada com tecnologia / electrónica, já pensei em ir para eletricista.
edit: tenho curso de programação inacabado, da época do secundário, era um curso profissional do 10o ao 12o ano. Tenho bases de programação e cheguei a ter estágio.
Grato pela ajuda.
Aquele cenário de Lisboa da LEGO que chegaram a postar aqui, sempre foi para a frente?
Pergunta para quem percebe do tema.
Estou num estágio profissional numa cidade que não é a minha a partilhar casa.
Outro dia fui chamado à atenção por chegar 4m atrasado. E eles têm razão, não lhes tiro a razão… por um lado. Por outro lado sempre compensei o tempo (chegar 5m mais cedo à hora de almoço, fazer 5m menos de pausa, ficar 5m depois da hora ao final do dia, etc.). A partir daí tenho tentado sempre chegar em cima da hora ou 2-3m mais cedo mas às vezes falha e sempre que falha vejo que o gajo olha para o relógio a ver as horas (mas nunca mais disse nada).
Nem me dei ao trabalho de justificar ou explicar porque achei infantil e pouco profissional, mas aqui acho que posso explicar o motivo: somos vários cá em casa e às vezes o WC de manhã entope. Para resolver o problema acorda-se mais cedo, mas quando um acorda mais cedo no dia seguinte o outro repara e mete o alarme a 5m mais cedo. Já se tentou impôr alguma coordenação mas alguns dias funciona outros não.
Seja como for, a minha dúvida é a seguinte: neste caso estou abrangido pelo Código de Trabalho ou não? Ou seja, sigo a regra de (desde que os atrasos sejam <20m salvo erro) somarem os minutos todos que cheguei atrasado e assim que prefazer as 4h marcam meia-falta e às 8h marcam falta para o dia todo? É que nesse caso estou mais do que safo, não chego atrasado a maioria das vezes, quando chego não passa dos 4m, é quase impossível sequer prefazer as 4 horas quanto mais as 8 e quanto mais as 40 horas no total que seriam precisas para ter as 5 faltas injustificadas que levam à expulsão do estágio, é matematicamente impossível.
Por outro lado se alegarem que desrespeitei a ordem de um superior hierárquico, não sei… pode haver problemas por aqui? Obrigado!