População de Portugal [Previsão]

28 comments
  1. Para a malta da geração Z (incluindo eu), muito provavelmente vamos ter de trabalhar até aos 80 anos ou receber pensões medíocres… Como se pode combater esta situação?

    Fonte do gráfico: macrotrends.net

    P.s desculpem a qualidade de imagem.

  2. Tendo em conta a energia cara, água escassa e incapacidade de construção em massa de novas habitações, não vejo como negativo esse gráfico. Apenas positivo.

  3. Se o mundo não se foder até 2080 por causa das alterações climáticas as gerações futuras vão olhar para nós como a geração egoísta que não quis ter filhos e que atirou para eles o fardo de tratar de velhos. Semelhante à maneira como olhamos para os boomers.

    Para ser sincero não há maneira fácil de resolver isto. A economia está uma merda, o clima está uma merda, e a minha paciência para putos é uma merda.

  4. Mas aí não entra a imigração obviamente que os governos vão combater isso com mais facilidades na imigração e cidadania

  5. Eles não estão a contar a grande quantidade de ilegais a chegar… esta previsão vai apenas contar os portugueses oficialmente registados.

    Isto deve mudar radicalmente nos proximos anos

  6. O verdadeiro número assustador é a reduzida percentagem dessa população que será contribuinte.

    Portugal está falido

  7. Isso é um bocadinho mal feito porque faz parecer que a população desce muito mais do que metade, quando, na realidade, desde apenas 3 milhões.

  8. Acho bem, deus me livre um filho meu trabalhar as horas que trabalho e ainda ter de conduzir, pagar contas, fazer as lides e o farnel, e contar trocos, 2a a 6a, por décadas, até ser velho, não se perde nada.

  9. South East Asians look to Pt for European citizenship. If they do decide to live in PT instead of using it as a gateway for other European countries, there is definitely going to be a population boom. We are not afraid of reproducing like rabbits 😂

  10. Calma, eu como irmão brasileiro através do Atlântico me prontifico a desembarcar em vossas praias ano que vem e com sorte fazer alguns filhos e melhorar essa base da pirâmide demográfica, CONTÉM COMIGO!

  11. Ainda vamos a tempo de apostar forte na natalidade

    Diminuir a carga fiscal e o custo de Vida Para tornar Mais apelativo as pessoas terem filhos

    E nao termos a nossa nacao a ser substituida demograficamente por imigrantes que por Sua vez serao vitimas de exploracao que os veem como nada Mais que mao de obra barata

    Fim a imigraçao descontrolada, Sim a aposta na natalidade

  12. Por acaso não receberam a notícia dos novos vistos de procura de trabalho? A população em Portugal vai crescer, nao digo o mesmo da população de portugueses.

  13. Pior é que o numero de população está a descer mas o envelhecimento a aumentar. É urgente dar incentivos para a natalidade e dar meios dos jovens constituírem família mais cedo que os 30.. Isto vai no caminha da desgraça. Para quando vamos ter jovens no poder a ver se isto dá a volta?

  14. Não há grandes soluções. Isto é algo que acontece em praticamente todos os países ditos desenvolvidos, e apesar de a falta de dinheiro ser um factor relevante, não é exclusivo.
    A questão do tempo, qualidade de vida, a oferta cultural/desportiva/Lazer que não existia antes.
    A facilidade de mobilidade prejudicou a natalidade, hoje as familias estão mais afastadas, o apoio familiar é menor.

    Li há uns tempos que uma das coisas que poderia ajudar a alterar um bocado é a redução generalizada do horário de trabalho. Mas ainda assim, não acredito que vá alterar a tendencia no meu lifetime.

  15. Duvido que vá ser tão mau pois a longevidade há de começar a aumentar depressa nas próximas décadas e à medida que a qualidade de vida melhorar com a IA e energia mais barata, abundante e limpa a natalidade também subirá, pois teremos mais dinheiro, tempo, serviços públicos e esperança no futuro, o que incentivará a procriar.

  16. Se incentivarem a natalidade como deve ser em vez de gastarem dinheiro com lobbies gay a população aumenta. Não sei, é só uma ideia parva esta de incentivar a natalidade.

Leave a Reply