
[https://sicnoticias.pt/economia/gasolina-vendida-4-centimos-acima-do-preco-de-referencia-e-gasoleo-15-centimos/](https://sicnoticias.pt/economia/gasolina-vendida-4-centimos-acima-do-preco-de-referencia-e-gasoleo-15-centimos/)
**A média dos preços nas gasolineiras ficou, na semana entre 20 e 26 de junho, no caso da gasolina, quatro cêntimos acima do preço médio semanal determinado pelo regulador, estando o gasóleo 1,5 cêntimos acima, adiantou a ERSE.**
De acordo com a informação do Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público, publicado esta segunda-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), “relativamente à semana anterior verificou-se que a média nacional dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, **esteve 4,0 cent/l \[cêntimos por litro\] acima do preço eficiente**, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, o que corresponde **ao valor mais elevado desde a publicação deste relatório**“.
​
>*“No caso do gasóleo simples, os Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos* ***estiveram igualmente acima, em 1,5 cent/l****“, sendo que, “em termos percentuais, a gasolina IO 95 simples foi anunciada nos pórticos 1,9% acima do preço eficiente, e o gasóleo simples 0,7% também acima do preço eficiente”*.
​
O preço eficiente é um **preço médio semanal determinado pela ERSE que resulta da soma de vários fatores**, ou seja, os “preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos”, explicou.
No mesmo relatório, a ERSE indicou que, “ainda relativamente à semana anterior, no que respeita aos preços com descontos”, que são preços médios publicado pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), estes “**permaneceram abaixo do preço eficiente**“, com a gasolina 95 simples apresentar “um desvio de – 0,1% face ao preço eficiente e o gasóleo simples – 1,7%”, sendo que, “em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, em 0,2 cent/l e 3,6 cent/l abaixo dos preços eficientes, respetivamente”, destacou a ERSE.
O regulador revelou ainda que para esta semana (27 de junho a 3 de julho), “o **preço eficiente antes de impostos é de 1,277 Euro/l \[euros/litro\] para a gasolina 95 simples e de 1,393 Euro/l para o gasóleo simples**“, e que, “após impostos, o preço eficiente fica nos 2,132 Euro/l e nos 2,123 Euro/l, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente”.
O preço dos combustíveis desce esta semana, com **o Governo a estimar em três cêntimos a descida do preço do litro de gasóleo e de 3,9 cêntimos da gasolina**, segundo dados do Ministério das Finanças enviados esta segunda-feira à Lusa.
No caso do gasóleo, a descida estimada **é a primeira desde a semana iniciada em 30 de maio**. Já na gasolina, observa-se um recuo pela segunda semana consecutiva, que pôs fim a um ciclo de subidas desde 9 de maio.
A ERSE passou a publicar semanalmente, desde 30 de maio, um novo relatório de supervisão dos preços dos combustíveis, que permitirá comparar os preços fixados nas gasolineiras com os calculados pelo regulador.
4 comments
Site dos preços de referência / preços de venda;
https://www.ense-epe.pt/precos-de-referencia/
Esta do preço de referencia fui uma das ideas mais espertas do governo. Mandam cá para fora um valor que vai ser sempre inferior ao de mercado e o pessoal vai estar sempre fodido com as gasolineiras e mal olha para o estado.
Então vai a outra bomba.
Podes ver aqui que o preço de referência não tem em conta gastos com os trabalhadores ou com o funcionamento dos postos, por exemplo.
https://www.ense-epe.pt/decomposicao-de-preco/
Até no próprio site da ENSE não é complicado chegar a esta informação:
Nos preços de referência excluem-se as componentes de retalho, tais como distribuição para os pontos de venda, margem de comercialização nem o respetivo imposto sobre o valor acrescentado respetivo. No caso do GPL Butano e GPL Propano, também o custo com as garrafas se encontra excluído dos preços apresentados;