Resumo das medidas apresentadas hoje, para entrar em vigor dia 1 de Dezembro:

– Estado de Calamidade
– Teletrabalho recomendado
– Reforço da vacinação (reforço para +65 anos, reforço da Janssen para +50 anos até 19 de Dezembro)
– Máscara obrigatória em espaços fechados
– Certificado obrigatório em restaurantes, hotéis, eventos com lugares marcados e ginásios
– Teste negativo (mesmo p vacinados) obrigatório em discotecas e bares, lares, visitas a centros de saúde e hospitais, grandes eventos e recintos desportivos
– Teste negativo obrigatório nas fronteiras aéreas
– De 2 a 9 de Janeiro o teletrabalho é obrigatório, as discotecas vão estar encerradas e as aulas são adiadas até dia 10

[Link oficial com as medidas](https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-de-controlo-da-pandemia-1-de-dezembro-de-2021/)

Já agora, para quem ainda não conhece, [podem ver aqui](https://www.infarmed.pt/web/infarmed/farmacias-de-oficina-que-realizam-trag-comparticipados?p_p_id=169_INSTANCE_wSIb0hzO2gGx&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_pos=1) os sítios onde têm os 4 testes comparticipados.

49 comments
  1. Depois dos ajuntamentos de Natal e Fim de Ano é que avançam as medidas restritivas ❤️

    Só um cego não vê que estamos entregues a pessoas sem nível, apenas preocupadas com as eleições e com os interesses e benefícios delas decorrentes.

  2. Acho que faz sentido. Há bares e discotecas que conseguiram não falir até agora. É só mais um esforço pequeno da malta para ver se conseguimos com que entrem em falência agora.

  3. De acordo com as medidas que o Costa apresentou, o que acontece caso eu
    saia do país e depois tenha um resultado positivo ao voltar para o país?
    Fico lá? A encargo de quem?

  4. Espero que o Costa financie o teste que tenho de fazer para ir aos concertos que comprei com o Ivaucher

  5. Os meus parabéns sinceros ao governo por ter abandonado a ideia autoritária de requerer simultaneamente teste e certificado de vacinação, não impedindo efetivamente os poucos não vacinados de aceder a esses eventos.

    Não há qualquer necessidade de antagonizar os poucos que tomaram essa má decisão, e também não há necessidade de desafiar a constituição. A Madeira não entendeu isto, mas o continente felizmente entendeu-o.

    Relativamente ao resto das medidas não acredito em grandes efeitos práticos, sendo só para inglês ver, mas pelo menos não chateiam muito. Num restaurante não servirá de nada pôr a máscara para a tirar quando chego à mesa, mas pronto, lá se finge que estamos a imprimir alguma segurança.

    Só duvido da capacidade de testar 65.000 pessoas em menos de 48h para o Benfica – Sporting de 3 de dezembro, mas vamos ver como isso corre.

  6. Bela merda. Mais uma vez vamos estar bastante condicionados na nossa liberdade mas desta vez existe pouca ou nenhuma justificação para tal por causa da nossa taxa de vacinação.

    Esta merda de fazer testes mesmo com o certificado é tudo muito giro mas alguém tem de os pagar e infelizmente somos nos.

    Ri-me com o teletrabalho obrigatório em Janeiro, nenhum chefe vai seguir isso.

  7. Pessoal uma pergunta… Não sei se alguém me saberá responder.. eu tou a espera da segunda dose da vacina… Ou seja ainda não tenho certificado nem vou ter brevemente… Para ir para Espanha de autocarro preciso de teste ou certificado ou ambos ou não preciso de nada? A quem saber responder agradecia muito, é que preciso de ir a Espanha várias vezes por motivos pessoais e não consegui perceber… Agradecia imenso!

  8. Alguém me sabe dizer qual é o teste necessário para entrar em portugal (avião)?

    Já procurei em vários sites de jornais e afins e nenhum deles específica qual o teste.

  9. Sobre o teste, de salientar que é o teste gratuito que fazem na farmácia. Há 4 gratuitos por mês para cada pessoa. E é só o antigénio. Não é necessário o PCR.

    E têm de ter o certificado desse teste. Por isso é que o auto-teste não serve.

  10. É ridículo manterem a principal causa para o aumento de infeções a funcionar. As discotecas são com toda a certeza a causa. Andam lá como se nada fosse. Tudo sem distanciamento, tal como em pré pandemia.

  11. Esta de pedir meio mundo as compainhas aerias mas nao fala das maritimas ou as terrestes. Pode-se atravessar a fronteira sem teste mas passar no aeroporto? 20mil euros de multa!!!

  12. No meio desta salgalhada inútil de medidas está a aceleração da vacinação de reforço. Depois quando em janeiro não houver uma calamidade vamos todos bater palmas às medidas inúteis, que vão portanto continuar a ser recomendadas em futuros aumentos de casos. Rinse and repeat.

  13. Eu não tenho certificado digital ou app nenhuma ou nada dessas merdas, fui vacinada aqui nos EUA. Como é que vou fazer quando estiver em Portugal no natal? Porra, já chega destas merdas.

  14. Carta aberta a todos os eleitores portugueses:

    Por favor, NÃO votem nesta gente dia 30 de Janeiro.

    Subscritores:

    Eu, Gajo de IT

  15. Então agora se quiser ir a um bar tenho de ter certificado ? Fodasse tenho q planear se vou beber um fino com horas de antecedência ?

  16. A grande questão é:

    Quem vai fiscalizar isto?

    Que depois levantam outras…

    Bares e discotecas, por exemplo, o que os impede de fechar os olhos e entrar toda a gente com ou sem os requisitos?

    Haverá autoridades para entrarem num espaço e verificarem se as pessoas têm o teste negativo e o certificado?

  17. então mas não tinha mais lógica fazer a semana de contenção antes do Natal para q esses contactos sejam em maior segurança do que depois conter os contágios pelos outros?

    vamos ter novamente um natal à vontadinha, com mtos casos p dar asneira??? n aprendemos nada?

  18. Vá maltinha, só mais 7 dias “to slow the spread”. Depois volta tudo ao normal com certeza. Eu estou vacinado, apanhei COVID e mesmo assim vou ter de andar a fazer testes num país com quase 90% da população vacinada onde nem as enfermarias nem as unidades de cuidados intensivos estão sequer perto de estarem pressionadas. Tenho pena de quem ainda acha que tudo isto é sobre o vírus e que os nossos governantes e instituições são minimamente competentes ou honestos.

  19. Querem é nos foder mesmo, 90% da população vacina e ainda isso… Não vai melhorar nunca

  20. Há algo que fica claro: Mesmo com altas taxas de vacinação, máscaras, distanciamento social, higienização das mãos e etc nada trava o aumento exponencial de casos quando uma vaga começa. E depois de atingido um certo número de casos diários, o número de internados e o número de mortos crescem e a pressão no SNS invariavelmente antige pontos de rutura.

    A conclusão que retiro é que única forma de travar o crescimento exponencial dos casos é o confinamento. Coisa que muito poucos neste momento suportariam.. estamos todos fartos desta pandemia e já só a queremos ver pelas costas!

    No entanto há que admitir que o governo está a fazer o possível para controlar a pandemia sem ter que mandar toda a gente para casa de novo. Teremos milhões de pessoas a reclamar de ter que fazer testes e mais testes mesmo estando vacinadas, mas esse é o preço a pagar para podermos manter a sociedade aberta. A única alternativa seria fechá-la, manter tudo como está levaria-nos novamente à catástrofe que tivemos no início deste ano (apenas com menos mortes devido à vacinação).

  21. Que teste é que vai ser necessário para entrar nos bares? PCR, teste rápido ou um enema?

    Já agora, teste rápido na farmácia ou à porta dos establecimentos?

  22. > é apenas um mês de confinamento para achatar a curva

    *2 anos de confinamentos, economia destruída , empresas falidas, inflação galopante e 3 doses de vacina*

    Mas eles sabem o que estão a fazer!!

    Para eles tanto faz. O bolso deles está assegurado.

    > vacinem-se para isto acabar depressa . Pensem no bem de todos.
    Portugal com quase 90% de vacinados. Elogiado pelo mundo fora.

    *A minha cara quando continua tudo igual ou pior que há 1 ano.*

    Daqui a 1 ano já são 6 doses.
    Não sou de conspirações mas neste momento isto começa a parecer uma tragicomédia

  23. Certificado de vacina + Teste negativo, mesmo bom xD

    Já agora, alguém me pode explicar como que faz sentido ser obrigatório um puto dum teste para entrar num fucking hospital ou centro de saúde? Fdx…

  24. Como é que o pessoal não está revoltado ao ler isto? Como é possível haver malta que ainda defende estas medidas? Especialmente com esta taxa de vacinação tão alta e com outros exemplos tão perto de países que já reabriram tipo Reino Unido?

    Até quando nesta palhaçada?

  25. Deixem ver se entendo: para sair de Portugal através de voo pela, digamos, TAP, não preciso de teste e basta apresentar certificado de vacinação, mas para regressar a Portugal, o país de origem e domicílio pessoal, vindo de um país estrangeiro já temos de apresentar teste negativo. É isto?

Leave a Reply