Para que estiver minimamente atento à atualidade deve ter ouvido falar da mais recente polémica com os [fundos do PRR terem sido aprovados para empresas do empresário Mário Ferreira](https://www.dinheirovivo.pt/empresas/empresa-de-mario-ferreira-recebe-40-milhoes-em-apoio-a-capitalizacao-14993500.html) (+50% dos fundos destinados a empresas) e deve ter feito mais ou menos isto: 🤷‍♂️

O que aconteceu é grave mas complexo para o comum dos mortais ter noção do que se passa que não vá além do “são todos corruptos e ladrões”.

Eu lido há vário anos com fundos estruturais (aka fundos europeus) e mesmo não estando por dentro deste tema em particular vou tentar partilhar algumas luzes:

# Quem é Mário Ferreira (MF)?

É um empresário no sector do turismo, conhecido pelos cruzeiros no Douro e ainda mais por ter feito parte do [shark tank português](https://www.nit.pt/wp-content/uploads/2016/10/d917c97a-3a71-4c0c-9a5d-fb558fce250f-754×394.jpg) (detalhes encontram na Wikipédia)

https://preview.redd.it/lpdzk4lv81a91.png?width=754&format=png&auto=webp&s=3cdddcf915864291793db26cd62dd710879f9611

Curiosidade: é um tipo que, como boa parte de nós, que deve ter dificuldade em conseguir comprar casa porque no portal da Justiça pode-se verificar que partilha casa com outros administradores dado que têm todos residência na sede da MYSTIC INVEST, LDA

É também próximo do António Costa, partilham RH e tudo com [quadros das empresas de MF a fazer parte do gabinete](https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/escaria-era-administrador-da-martifer-enquanto-negociava-fundos-europeus-pelo-governo) do [PM](https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/governo/nomeacoes/primeiro-ministro.aspx).

# O que é o PRR?

É um grande pacote de dinheiro dos fundos europeus que tem de se gastar em pouco tempo para combater o impacto da pandemia.

Os fundos europeus têm diferentes formas de se financiar, mas na prática é um saco onde vamos metendo dinheiro que sai em grande parte dos nossos bolsos sob a forma de impostos e que depois é redistribuído para se dar boost a áreas estratégicas ou acudir a emergências. O PRR não é o saco maior de sempre MAS como é para fazer frente a uma emergência é para ser gasto “já” logo é muito dinheiro em pouco tempo daí o entusiasmo dos governantes…

https://preview.redd.it/rqs36s6l81a91.png?width=1400&format=png&auto=webp&s=db5db84bb8c916c5227c67a2b941c225f7d53ceb

# O que são 40 Milhões?

É muito muito dinheiro, 1 a 2 Milhões é o orçamento daqueles projetos de inovação que juntam meia dúzia de universidades/empresas para desenvolver um… e.x. robô para limpar janelas, 10 milhões é um grande projecto que mobiliza múltiplas entidades, empresas, universidades, câmaras municipais, etc… 40 Milhões tem de ser uma festa de arromba cujo o impacto na sociedade vai permitir vivermos todos melhor através … do investimento em cruzeiros para ricos?

# Qual é o problema?

O problema é que há muito dinheiro para distribuir e o Governo não sabe como o fazer ( e alerto que o governo de Costa já anda a meter água desde 2015 com os fundos europeus). Por isso criou organismos especiais (apesar de existiram no país entidades batidas no assunto, auditadas e comprovadamente competentes e pessoas competentes e idóneas mas que o sector público não consegue valorizar nem reter) mete uns políticos amigos a gerir, sem verdadeira experiência e muito permeáveis aos amiguismos.

O máximo definido para os projectos era de 10 milhões (segundo um comentador na SIC não fui confirmar mas faz sentido). De acordo com o que veio a público 40 milhões foram atribuídos à MYSTIC INVEST (EDIT: à Pluris Investments que vai atribuir à Mystic ou wtv mas o perfil é o mesmo). Isto não é incomum, isso significa que **o projecto terá uma relevância estratégica tal que não se aplicaram os limites** (e.g. desenvolver uma vacina).

então vamos ver o que faz a MYSTIC INVEST:

o site exclusivamente em inglês deixa-me particularmente confiante em como o país é uma prioridade para a empresa que se apresenta como holding e que investe em cenas. Mas vamos confirmar com os códigos de actividade:

* *70220 – Outras atividades de consultoria para os negócios e a gestão*
* *82110 – Atividades combinadas de serviços administrativos*
* *69200 – Atividades de contabilidade e auditoria*

Pois é, o objectivo destes fundos é apoiar a recuperação das empresas afetadas pela pandemia, como aconteceu à atividade turística, só que esta empresa nem sequer tem atividade turística quem tem é a Douro Azul detida por esta holding

Mystic que também detém parte da média capital (tvi) ou seja controlo sobre a comunicação social de uma empresa de uma holding com quadros com ligação directa ao gabinete do PM….

o que é ainda mais caricato é que a Douro azul já terá recuperado a atividade de 2019 (como praticamente tudo o que é turismo). Com a agravante que (opinião minha) o turismo não deve ser a aposta do pais para o futuro (promove pela sua natureza baixos salários, consome espaços de habitação, promove a inflação nos locais e dos produtos que consome, e ecologicamente é uma nodoa, produz muito lixo, gasta muita água, etc)

# Mas então para que é o dinheiro?

Não sei. Quem tem de nos explicar isso é o organismo que aprovou a atribuição dos fundos, para já só li que o projeto é estratégico para o país… E isto é algo que devemos todos exigir e evitar levar com areia nos olhos com aeroportos que hoje são 2 novos e amanha afinal já não.

A verdade é que do PRR apenas 1/3 irá para o sector empresarial (e desse valor boa parte acaba em universidades, institutos, agências públicas etc.). Esse terço está praticamente por executar, ou seja nada chegou às empresas que criam inovação, empregos qualificados, pagam impostos, bla bla bla.

Do pouco que se avançou temos este escândalo dos 40 Milhões para uma única entidade que levanta muitas questões.

**Se estamos no início…que mais virá aí?**

​

Edit: correções pontuais

NOTA: O dinheiro ainda não foi entregue! foi atribuido numa primeira fase, não conheço os procedimentos específicos deste caso mas há várias formas de incentivo, pode ser a fundo perdido (dado), sob a forma de empréstimo ou outro tipo. Também não é entregue todo de uma vez, pode haver um adiantamento, mas depois é por tranches e é necessário entregar relatórios, auditorias e tal. Neste caso possivelmente será uma mistura em função dos vários “subprojetos” que terão sido descrito na proposta.

NOTA 2: 40 Milhões é muito dinheiro mas é apenas uma migalha dos \~16 600 Milhoes de Euros do PRR. Não confundir milhões xD. podem ver este post: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/vt5kbz/comment/if78y1v/?utm\_source=share&utm\_medium=web2x&context=3](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/vt5kbz/comment/if78y1v/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3)

NOTA 3: Desta vez esqueci-me mas escrevo agora: Esta é uma publicação de opinião, certamente com falhas e não substitui a consulta de informação oficial e de outras fontes.

40 comments
  1. Bom post, bem detalhado para o comum dos mortais.

    De resto é Portugal in a nutshell.

    TLDR disso é:

    Fundos Europeus destinados a recuperar Portugal, tão publicitados pelo Boss AC pré-eleições, são gastos em cruzeiros. Porque safoda a educação e principalmente que se foda o SNS.

    É lidar. O povo assim decidiu. E decidiu com *maioria absoluta.*

    Não há nada que eu possa fazer excepto votar e procurar alterar a opinião dos mais próximos de mim, coisa que fiz.

  2. Portugal a ser Portugal, quero ver quando se acabe o dinheiro fácil da UE como é que o PS vai sustentar o exercito de dependentes que tem a mamar

  3. ocorre-me sempre o mesmo pensamento: não há escapatória e Portugal não tem salvação possível. Daqui a dez anos vamos estar a perguntar (mais uma vez) onde caralho se gastaram os fundos do PPR, se o o país está na mesma, a reclamar melhores serviços, melhores salários e menos impostos.

    Sem chance, amigo

  4. Tudo o que pergunto é como as autoridades europeias não tão um cado mais em cima do assunto? Tipo não receben um relatório a dizer onde o dinheiro foi e porque foi atribuido a empresa x e para que objectivo? E ao longo do tempo como ta a ser gasto, e se foi bem sucedido?

  5. Os portugueses têm os governantes que merecem. Não o digo da boca para fora. São anos de experiência a falar. Somos um país de gente mansa e submissa. Em muitos outros países europeus, este crime (e é disso que se trata) não ficaria impune. Cá nem se fala disso, a comunicação social sabe o que se passa mas conhece a sua audiência e sabe que a audiência não quer saber. Nem sequer é censura, é o português médio que se está a cagar mesmo. Esse Mário Ferreira é conhecido no meio por ser um bandido. Mais um Sousa Cintra com uma sob story de quem nasceu pobre e se fez rico à custa do trabalho. Só não te falam dos milhares que exploraram e foderam pelo caminho.

  6. É fascinante ver o quanto uma pessoa pode subir na vida quando não tem vergonha na cara. Uma boa continuação para todos os envolvidos!

  7. Crise energética, climática e alimentar. Secas nunca vistas e guerra às portas da Europa. Vamos investir no quê? Cruzeiros, claro! Nunca mudes Portugal.

  8. Bandalheira com o PRR? Nada de novo, portanto.

    Já se via a milhas que isto ia acontecer. Está a começar com valores muito “baixos” (tendo em conta o valor total do PRR, claro), mas vai descambar ainda mais. Se já era mau vir um PRR com governo PS coligado, com um governo PS com maioria absoluta vai ser desastroso. Vai haver muita gente a enriquecer, e não é a trabalhar de certeza. É interessante como se recebes um RSI és apelidado de “subsidiodependente”, mas se receberes uns bons milhões do PRR és um empresário de alto gabarito. Aqui estão os nossos “portugueses de bem”.

  9. Portugal in a nutshell.

    Numa altura em que deviamos estar focados em atrair investimento estrangeiro devido a insuficiente capitalizaçao interna, numa altura em que precisamos urgentemente de uma reforma fiscal devido a maneira injusta como se taxa o trabalho em Portugal e numa altura em que temos necessariamente de repensar a presença do estado na economia, devido ao aumento da despesa pública com impacto direto na dívida pública, relacionado com a estagnação da produtividade, isto é só mais um lembrete para nos relembrarmos que nada mudou desde os tempos do Sócrates politicamente.

  10. 1/3 para as empresas?

    Ahahahahah

    Velha táctica socialista:

    1/3 está previsto para a empresas, entrentanto

    1/6 sâo as candidaturas aceites, porventura

    1/9 são os fundos atribuídos às empresas

    1/12 são os fundos de facto entregues…

    E desse 1/12 grande parte vai ser negócios destes…

  11. Post do Mário Ferreira, que tem alguma informaçao importante, acho:

    “O Portugal dos pequeninos que despreza os empreendedores e enaltece os mangas de alpaca.

    Confesso que estava à espera do reconhecimento público de que a empresa a quepresido passou todos os testes do sistema bancário e dos financiamentosda União Europeia. Enganei-me. **E foram enganados os leitores a quem foidito que a Pluris recebeu 52% dos fundos do PRR para a recapitalizaçãode empresas. Fomos selecionados para receber esse empréstimo totalmentereembolsável e a pagar juros que iniciam com spread de 2,5% e vão atéaos 9,5%, mais taxa Euribor.** É ridículo ver a pequenez e malícia dealguns meios de comunicação sensacionalistas, com apoio da comentadorado costume, que quiseram tentar ou estão a tentar colar estefinanciamento a temas relacionados com a comunicação social e emparticular ao Grupo Media Capital. Para que não existam dúvidas, o grupomedia capital é hoje o grupo mais bem capitalizado da indústria dosmedia em Portugal e felizmente não precisa, nem vai precisar de capitaladicional, muito menos aceitará qualquer financiamento publico. **OGrupo Pluris consolida investimentos em 40 empresas, a participação naMedia Capital é apenas uma, e das mais pequenas, e o grande sector onde aPluris tem investimentos, como é sobejamente conhecido, no sectorNáutico, cruzeiros de rio e de mar em todo o Mundo. Em Maio de 2019integramos um aumento de capital de 250 milhões de euros por venda de40% da área náutica, a um fundo americano. A empresa investiu emPortugal, desde 2016, um total de 516 milhões de euros, dos quais, comesforço, investiu 272 milhões no período Covid 2020, 2021 e 2022**. APluris teve resultados negativos em 2020 e 2021, de 57 milhões de eurose, mesmo assim, não parou de acreditar no futuro e de investir as suaspoupanças e resultados passados. Durante todo o período pandémicofizemos ponto de honra em não ter recorrido a nenhuma moratória nematraso em qualquer pagamento a bancos, o que qualquer banco Portuguêspoderá testemunhar. A facciosa notícia que iniciou todo esteburburinho é típica do egoísmo e maledicência de alguns frustradosVelhos do Restelo. Só passaram o rigoroso escrutínio do Banco deFomento 12 boas e cumpridoras empresas, que pelo seu mérito eviabilidade perfazem um total de utilização da linha de 76,7 milhões deeuros. **os nossos jornalistas não quiseram fazer as contas, não disseramque nesta fase ficaram por usar desta linha de financiamento 323,3milhões de euros, a preferência foi insinuar que a Pluris teria usadomais de 52% dos fundos disponíveis…** Este “jornalismo” sensacionalistaobviamente não é fruto do acaso, mesmo que carregue pouca ou meiaverdade e deturpe os factos, uns porque ainda não se conformaram e têmespirito de perseguição e vingança, outros porque são mesmo ignorantesna matéria e só repetem sem pensar ou perceber do que falam e aindaoutros com vista a atacar e perseguir um outsider que ousou um dia,investir na comunicação social.”

  12. Eu dou os meus 5 centimos.

    O PRR devia ser focado em Portugal para que empresas nacionais e internacionais possam trazer a produção e serviços de volta da asia para Portugal, criando um tecido industrial forte e assim alavancando ainda mais serviços.

    Mas pelos vistos vai ser tudo usado no estado e pelos empresarios proximos do poder.

    Ainda por cima num sector sobrelotado, que a economia portuguesa esta super dependente, o turismo.

    Vamos perder mais uma decada de desenvolvimento

  13. Sem defender ninguém, usares o domicílio profissional como coisa para fazeres um aparte sobre o homem é só estúpido.

    Querias que ele tivesse a morada de casa espalhada na net? Tu tens? Eu não. Se eu tivesse atividade independente, o meu domicílio profissional não seria a minha morada de casa, como é óbvio.

  14. Very good post! learned a lot by googling the stuff here…. but yes cronyism is the death of Portugal… half the time where the EU funds goes no one knows but i guess the question and what point do the local folk get angry enough to do something about it…right now the populace feels more like “mildly annoyed” then “angry”.

  15. Parece-me mais do que claro que os fundos europeus deviam ser geridos por alguém que não o Governo Português.

  16. Então mas este dinheiro não é para a saúde ou para o estado né ???
    É para capitalizar as empresas
    O pessoal acha que se pode misturar as coisas
    Agora o facto de ser uma empresa de turismo, isso já foi o fundo ou o estado que decidiu

  17. Ri-me como 2 anos depois é que o pessoal parece estar a acordar para o regabofe que vai ser a distribuição de fundos do PRR.

    Mas vontade de chorar parece ser a raiva pelos fundos que um privado vai receber, mas o pessoal ignorar o facto do sector publico receber MUITO mais fundos que vão ser usados pelo estado para fazer as reformas que não fez em 6 anos e mesmo assim, pouco impacto vão ter na vida das pessoas e na economia, que isso parece-me ser ainda mais preocupante.

  18. Podem ver todos os [beneficiários](https://transparencia.gov.pt/pt/fundos-europeus/prr/pesquisar/beneficiario) do PRR, do qual constam muitas empresas públicas (aliás, a maioria do valor é para elas).

    Acima de 100M €:

    METROPOLITANO DE LISBOA, E.P.E.

    SECRETARIA-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA

    INFRAESTRUTURAS DE PORTUGAL, S.A.

    METRO DO PORTO S.A.

    SPMS – SERVIÇOS PARTILHADOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, E.P.E.

    INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

    DIRECÇÃO-GERAL DO ENSINO SUPERIOR

    FUNDO AMBIENTAL

    INSTITUTO DE INFORMÁTICA, I.P.

    DGEEC – DIREÇÃO-GERAL DE ESTATÍSTICAS DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA

    ENTIDADE DE SERVIÇOS PARTILHADOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, I.P.

    INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA E EQUIPAMENTOS DA JUSTIÇA, I.P.

    ÁGUAS DO ALGARVE S.A.

    INSTITUTO DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E DAS FLORESTAS, I.P.

    COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO ALTO ALENTEJO

    ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA

    MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL-MARINHA

    Este post dá ideia que havia 80M e 40M foram para o Mário Ferreira, o que não é verdade, nem perto. Estes 40M são de fundo do [PRE](https://www.bpfomento.pt/pt/catalogo/fundo-de-capitalizacao-e-resiliencia/programa-de-recapitalizacao-estrategica/) (Plano de Recapitalização Estratégica) composto por 400M, geridos pelo BPF e com critérios técnicos para se ter acesso. Dos que se inscreveram, 12 empresas conseguiram o acesso ao fundo. Aconselho a [leitura](https://www.bpfomento.pt/fotos/produtos_documentos/20220124_fdcr_recapitalizacao_estrategica_ficha_de_produto_67812344361f0207f0dad3.pdf).

  19. Oh ZaGaGa, poupa-me pá. No sábado jogo a seleção feminina de futebol e hoje está um calor do caraças, por isso vou ali ao café beber uma cervejinha. /s

    É vergonhoso, como mais uma vez temos oportunidade de investir em áreas que realmente necessitam e fazemos isto.

Leave a Reply