
[https://www.noticiasaominuto.com/pais/2028990/seca-governo-garante-agua-para-consumo-humano-nos-proximos-dois-anos](https://www.noticiasaominuto.com/pais/2028990/seca-governo-garante-agua-para-consumo-humano-nos-proximos-dois-anos)
Daqui a 2 anos o que que acontece?
26 comments
primeiro racionamentos.
depois se os racionamentos não chegarem passamos para a violência. a sorte é que sem água o pessoal morre~~r~~ muito rápido portanto o período de violência será rápido até ao número de pessoas ficar equilibrado com a quantidade de água.
[removed]
Daqui a 2 anos? Se não chovesse durante 2 anos ias ter problemas muito graves antes disso.
Com a água que em dois anos deve ser possivel reter e armazenar, daqui a dois anos, o contador deverá ter mais X tempo para adicionar. Foi isso que o Governo disse. Tens água para dois anos se não houver meios de a adquirir de outra forma. Em dois anos vai chover, ainda não vives num MadMax. Numas vezes estás como estás agora, em Seca. Noutras, andas a tirar pessoas de casas pelo telhado porque choveu tanto que alagou tudo.
A tua pergunta é a mesma que encheres o depósito com 10 litros e dizeres que tens gota para os próximos X quilómetros, e depois? O contador não permite subir os números na próxima vez que fores meter? Quando chover eventualmente, esses dois anos não continuam a ser dois anos para sempre.
Olha aí o alarmismo. Não acredito que nos proximos invernos continue sem chover
A lógica é mais ou menos a mesma de quando vais abastecer ao super. Compras mantimentos para o mês. E depois? Morres de fome? Não, recebes o ordenado e vais comprar mais mantimentos.,
No caso da água sabemos que ninguém vai passar sede nos próximos meses, apesar da comunicação social fazer pensar que daqui a nada não temos água a sair da torneira. Não, temos reservas para 2 anos de distribuição.
Se eventualmente as secas agravarem no decorrer dos próximos 12-14 meses, então vamos ter de recorrer a dessalinizadoras e fazer forte investimento na área.
Se alguém estiver a pensar em fazer investimentos, é uma área que sugiro vivamente.
Primeiro podiam limitar o uso de agua das barragens para produção eletrica aumentando o minimo dos niveis, e não quando estamos perto do verão começarem a atuar
Depois fodeu geral
É engraçado como o tuga se descarta de tudo e acha que o papá Estado tem de resolver tudo. E que tal cada um poupar no que conseguir?
Isto chama-se incompetencia. Nada alem disso e vão meter a culpa nos portugueses dizer que nós gastamos agua a toa com tomar banhos demorados e outras merdas. Eu nem carro possuo e vivo em apartamento, como é que vou gastar agua alem da conta? Eles que se virem.
Depois tens de beber o teu próprio mijo. Eu se fosse a ti começava a experimentar, para quando chegar a altura não passares sede
Óbviamente que vai chover num período de 2 anos mas isso é alguma dúvida?
Depois logo se vê. É assim que se governa em portugal. Sempre em cima do joelho quando as coisas acontecem.
Já podiamos estar a costruir ou a incentivar o privado que vende e exporta sal a investir em extrair água em vez de deixar aquecer ao sol. Era um 2 em 1 para essas empresas. Exportavam o sal para fora e vendiam a agua para o turismo (parques aquáticos, campos de golf e agricultura intensiva). O estado só lhes tinha de ajudar nas infra-estruturas ou permitir injectar a agua na actual como fazemos na eletricidade com o solar. Claro também facilitar as certificações e papelada que na maioria das vezes são os maiores entraves ao investimento.
Ps. A maioria da nossa agua nos rios vem de espanha, já não é a primeira vez que a espanha retem a mesma e desvia agua. Se nos fazemos o mesmo daqui a pouco nem agua temos para as hidroelétricas. Deviamos evitar usar a agua do rio ao maximo, a não ser que seja para actividades que permitam devolver a agua no mesmo local depois de usada e tratada. Principalmente nas grandes cidades.
Depois esperam que chova. E se esperarem para ver que ainda estamos em seca, azarito. Abrem uma comissão para avaliar o problema. Depois podem sempre deixar de ser o governo e o problema passa a ser de outros.
E depois tens 2 anos para garantir mais. Achas que isto é um valor fixo?
Mas qual é a duvida? Depois aumenta-se o preco ou os impostos ou a taxa do caralhinho.
Eu vejo o pessoal zero preocupado com isto, a mandar piadas e tal, não sei se percebem a gravidade deste governo e todos os outros nunca terem feito medidas e planos a longo prazo para combater secas e maneiras alternativas de obter água.
Sim é verdade que a probalidade de não chover em dois anos é baixa mas será que daqui a 5 anos ou 10 anos podemos dizer o mesmo? O aquecimento global vai levar alterações climáticas um pouco impossíveis de prever e a tempo extremo, a mim dois anos de reserva parece me bastante pouco.
É um requisito anual. No ano em que não se conseguir reservas para os 2 anos seguintes, tem-se 1 ano para encontrar soluções.
mais um post apocalíptico
culpa do ps
O estado que mande vir palettes de Envian e Perrier para o povo. Não sabem distinguir essas zurrapas de um bom Bling h20 de qqr maneira.
Com tanto mar à nossa volta, como é que ainda não temos umas quantas centrais dessalinizadoras é uma coisa que me transcende…
Espero estar enganado. Mas vêm aí tempos muito difíceis, daqui a 15/20 anos, talvez mais cedo. No mínimo comecem a acumular comida.
“O governo garante…” está tudo dito! Podemos confiar.
Ou começa a apostar em dessalinização da água do mar (como acontece em outros países do mundo árabe) ou então começa o racionamento da água
Olá, isso é uma pergunta pertinente e tem pano para mangas.
Considera isto: Há períodos de seca que duram anos. Em Portugal a seca mais extensa, de que há registo, foi de 3 anos. Por isso podemos ter aqui uma situação muito má, porque tecnicamente esta seca “começou” a junho de 2021. Estamos dentro de limites históricos para uma situação sem precedentes.
O que as pessoas não estão a tomar em atenção é que num país moderno a água é um bem essencial para a INDUSTRIA e para a AGRICULTURA. Sem fontes naturais de água a economia nacional vai de vela, veja-se o descalabro que estava a ser para os criadores de gado que não tinham meios de alimentar os seus animais se não chovesse no futuro próximo. A nosso economia não é robusta o suficiente para criadores de gado comprarem feno para dar de comer às vacas se tal for necessário. Neste momento deveríamos estar a preservar água de forma maluca… mas não há coragem para isso.
Depois destilas o teu xixi para beber….