
Boas, malta. Hoje durante uma limpeza aqui em casa, encontramos a guitarra portuguesa do meu avô, que faleceu em 2014. Podem ver algumas fotos aqui:
[https://imgur.com/a/JLSLzBG](https://imgur.com/a/JLSLzBG)
A história desta guitarra, pelo que me contam, é mais ou menos isto: o meu tio-avô comprou-a em data indeterminada – pela pesquisa que fiz, diria que por volta de 1930, 1940? Não consigo dizer onde a comprou, mas enquanto morou em Angola, deu múltiplos espetáculos com esta e com outras guitarras que tinha, e era conhecido em Malanje por ter muito talento.
Em 1971, o meu avô (que também morava em Angola) comprou-lhe esta guitarra que encontrei hoje. Passados alguns anos, aconteceu o 25 de Abril, o que fez com que a família toda se mudasse para Portugal. O meu avô nunca teve o talento do meu tio-avô, mas nunca conheci ninguém que tivesse tanta paixão por guitarras como ele. Morou sozinho a maior parte da sua vida, e as guitarras sempre foram para ele uma companhia enorme, e uma das coisas que nos unia (eu toco guitarra clássica desde os 10 anos).
O que nos leva ao dia de hoje, em que um soldador subaquático que não percebe nada de guitarras portuguesas a encontra, e vem para o Reddit pedir indicações.
Se me conseguirem dar mais detalhes sobre o tipo da guitarra, afinação, modelo, oficina, etc, agradecia!
~~Consegui descobrir que a oficina onde foi construída ainda existe! Estava a pensar ligar-lhes para tentar saber mais sobre a guitarra. Se o fizer, posso depois fazer um update ao post com o que conseguir descobrir.~~
~~António Duarte Sucr:~~ [~~https://www.lojasehorarios.com.pt/antonio-duarte-sucr/porto/c-5863797932cff589d815f631~~](https://www.lojasehorarios.com.pt/antonio-duarte-sucr/porto/c-5863797932cff589d815f631)
Edit: esse número que aparece já não está em em serviço. Tanto quanto sei, a oficina já não existe.
10 comments
OP não te sei ajudar mas tenho a dizer que é uma memória bonita do teu avô e, na minha opinião, estás a honrá-la ao tentar recuperar a guitarra. Boa sorte nisso!
Que coisa tão bonita de se encontrar! Tenta entrar em contacto com um grupo de fados nem que seja académico da tua cidade. De certo que eles saberão dar-te mais informações sobre a guitarra e encaminhar-te para um artesão que a pode recuperar! Eu faria isso e poria em exposição para lembrança.
​
Abraço
Guitarra portuguesa é sempre bonita nem que seja para decoração.
Podes sempre tentar aprender a tocar.
A melhor homenagem seria aprender a tocar.
Nessa morada, em 2018, abriu um restaurante do Henrique Sá Pessoa. Fechou durante a pandemia e não voltou a abrir.
Penso que já não existe lá nenhuma oficina de instrumentos mas quando passar na rua vejo se encontro algum sinal de uma oficina.
u/TheOldGodsShallRise aqui há tempos visitei com a minha namorada o [Museu da Música Portuguesa](https://cultura.cascais.pt/list/museu/museu-da-musica-portuguesa-casa-verdades-de-faria), no Estoril. Têm montes de guitarras e violas portuguesas em exposição. Lembrei-me que talvez lá consigas obter informação sobre essa pequena relíquia.
Eu tenho um bandolim que era do meu avô, provavelmente da mesma altura. Infelizmente não tenho muitas memórias com ele mas o meu pai guarda-o desde sempre com muita estima.
Espero que consigas encontrar algo. Boa sorte!
Por ter a lágrima eu diria que é uma Guitarra de Coimbra que tem um formato e uma afinação diferente da Guitarra de Lisboa.
Pesquisa sobre guitarra de coimbra vs guitarra de lisboa e vê as diferenças
Eu se tivesse na tua posição, tentaria o restauro e posteriomente tentaria aprender a tocar guitarra portuguesa (que é bastante dificil). Quem me dera ter uma e ter noções para a utilizar.
Existe um gajo (70+), chamado Fanan, que tem uma oficina de guitarras. Ele é porreiro e sabe muitoooo sobre guitarras. Faz-lhe uma visita 😉 ele pode dar te mais pistas sobre a guitarra.
Adoro estas guitarras. Aprendi a tocar enquanto estudava em Coimbra.