Boa tarde malta 😊

Alguém que tenha experiência em fazer férias sozinho habitualmente?

Sai recentemente de uma relação longa e estou naquela fase da vida que a malta à minha volta está tudo casado e/ou com filhos.

Queria aventurar-me pela primeira vez a fazer férias sozinho, mas nem bem faço ideia por onde começar.

Já andei a ver viagens em agências, já andei a ver em tratar de tudo eu, mas no fim, acabo por não chegar a conclusão nenhuma, provavelmente é mesmo o receio de ir viajar sozinho que me faz deixar sempre para depois.

Já andei a ver de excursões de grupo tal como a [LEVAME](https://leva-me.com/) do **João Cajuda** e parece-me uma boa alternativa, mas estão quase todas esgotadas e os preços, upa upa, são puxadotes. Alguém conhece outras similares?

Odeias, sugestões, partilhas de experiências aceitam-se.

Desde já o meu obrigado 😉

33 comments
  1. Vai. Caga no que te disseram e vai. Simplesmente vai.

    Vais encontrar novos locais, novas culturas e novas experiências que podem ser boas ou menos boas.

    Mas vai.

    Por vezes pode ser chato não teres ninguém com quem partilhar as experiências e jantar sozinho pode ser aborrecido, mas tens mais liberdade para fazeres o que quiseres.

  2. Também tens a viagens pinto Lopes e o INATEL. Dependendo dos destinos pode ou não compensar. São viagens cara mas que incluem tudo…museus, guia, refeições…não tens de te preocupar com nada. Só em aparecer no aeroporto ou na estação de autocarros.

    Geralmente viajar em cidades europeias, viajo por mim. Praia, viajo por agência porque os pacotes são mais em conta.

  3. Bastante simples, escolhes um destino e marcas os voos e o alojamento.

    Já fiz uma quantas e correram todas bem no geral.

  4. Esquece viagens organizadas por terceiros. Gastas menos e fazes o que bem entenderes. Se o receio é ir/estar sozinho começa por um destino menos remoto e/ou com melhor infra-estrutra e segurança (se estiveres naquela ansiedade de “e se acontece alguma coisa?”).

  5. Começa simples. Voa para uma cidade espanhola, passa lá poucas noites, falas portunhol com quem calhar, e vens. Não tens de começar com um destino paradisíaco no terceiro mundo.

  6. Eu gosto de marcar eu as viagens. Ainda agora marquei uma para 3 dias, marquei hostel onde dá para conhecer pessoal, faço umas “free guide tours” onde me falam sobre o sitio e ainda conheco mais pessoas, e estou a viajar e passear.

  7. Eu nem sei comprar uma viagem de avião como deve ser, os preços variam que é uma coisa doida nos simuladores, nunca sei o que fazer… depois o hotel ou airbnb sei lá.. desisit disso, prefiro fazer férias cá dentro…por agora…

  8. > Já andei a ver de excursões de grupo tal como a LEVAME do João Cajuda e parece-me uma boa alternativa, mas estão quase todas esgotadas e os preços, upa upa, são puxadotes. Alguém conhece outras similares?

    Tens a nomad.pt e a papa-leguas.com. Mas os preços vão ficar sempre mais caros do que uma viagem organizada por ti.
    Quanto ao resto, vai! Viajar sozinho é a melhor forma de viajar da minha perspectiva.

  9. Já fiz algumas viagens sozinho, tudo pela Europa. Ao início há sempre aquele receio.Depois da primeira viagem, vais ver que não custa assim tanto. Não deixes de fazer algo porque não tens companhia;). Consegues facilmente comprar voos pela internet e reservar alojamento pelo Airbnb, que se sai mais em conta.Vais ver que é bastante fácil de organizar tudo por ti, principalmente se forem destinos na Europa.

  10. Sou dos inicios dos 80, e todos os años faço umas férias sozinho a qq parte do mundo. As melhores aventuras que tenho aconteceram nessas mesmas férias.

  11. Tens o portuguesesemviagem.com Já viajei com eles 2x. São grupos pequenos, super boa onda. Recomendo

  12. Olá, há cerca de 3 anos (antes da pandemia) fui à Polónia uma semana sozinho, estava farto de depender de outras pessoas para irem comigo onde eu queria ir, e decidi deixar de ser um conas e ir.

    Gostei bastante, conheci algumas pessoas (não muitas, 3 ou 4), que me mostraram a cidade e com quem deu para passar uns serões engraçados. Não quis arrastar ninguém para os meus passeios turistícos, por isso tudo o que era museus e afins, fui sozinho.

    Gostei imenso da experiência, e voltarei a repetir quando conseguir.

  13. Se tiveres carro podes fazer a costa vicentina, dormir nas praias com tenda, fazer caminhadas pelos trilhos, ir por aí á toa, descobres cenas porreiras. O Gerês tbm é óptimo para isso. Planeia bem as comidas e águas. Dormir no meio do mato ou praia é brutal

  14. Vai à aventura, vai sozinho e vai para onde quiseres. Não há regras (dentro do limite claro, tens que cumprir leis etc), não te diz para onde vais ou o que ver, ninguém te limita os planos. És tu a divertires-te e a explorar algo sozinho.

    Antes de ir há sempre alguns receios, mas para cada receio arranjas soluções e depois de o fazeres vais adorar tê-lo feito sozinho.

    Dentro da Europa a maior parte dos receios que possas ter resolvem-se com informação e alguma pesquisa, planeia o suficiente para te sentires (mais) confortável e vai à aventura meu caro!

  15. Sou casado agora, mas durante uns 5 anos viajei sozinho. A primeira experiência foi um daqueles pacotes de férias para Cuba. Os últimos dias foram… estranhos. Preso num resort cheio de malta a fazer lua de mel, basicamente começava a beber rum às 10 da manhã e acabava por volta das 10 da noite.

    Letónia, Japão, Jordânia, Tailândia, Singapura, Coreia, tudo sozinho.

  16. Podes dar uma vista de olhos no Intrepid travel. Têm muitos destinos para diferentes budgets e muitos pacotes são para pequenos grupos em que é usual haver solo travelers.

    Viajando sozinho, o meet up do couch surfing é uma forma fixe de conhecer viajantes/locais noutra cidade (hostels, free tours etc também)

  17. Também gostava de fazer umas férias sozinha fora de Portugal. Mas ainda não tive coragem. Tenho sempre receio que aconteça alguma coisa! Mas parece-me uma boa opção começar ali por Espanha.

  18. Viajo sempre sozinho. Ir com amigos é a sítios mais perto (Espanha, França, resto de Portugal, ilhas…). Agora viagens maiores não posso depender das companhias dos outros. Já perdi uma viagem ao Cambódia por causa disso (a malta foi cagando e não queria ir sozinho na altura), desde então viajo sempre sozinho. Vou fazer 3 países do Médio Oriente dia 31 de Julho.

  19. Escolhe um destino qualquer e vai sozinho
    Quando deres por ti, vais conhecer imensa gente nova em restaurantes ou bares e vais adorar

  20. Esta é aquela altura perfeita para um: gostava de ir aquele sítio. E como estás sozinho, vais.

    Aconteceu-me o mesmo, sai de uma relação de 4 anos e peguei na mochila e fui sozinho para a Finlândia.

    É uma experiência distinta. Vais ao teu ritmo, vês as coisas que queres e não tens que satisfazer ninguém senão a ti.

    Esses grupos do Cajuda, do follow the sun, são muito porreiros para quem viaja sozinho ou para quem quer ir para sítios mais distintos e tem o receio inerente do desconhecido.

    Eu pessoalmente, sozinho, não gosto tanto de destinos de praia, acho que isso é algo mais a 2 ou com grupo. Prefiro ir a uma cidade/país onde possa conhecer culturalmente e eventualmente aproveitar a praia mas não é requisito

  21. Quase todas as viagens que fiz foi sozinho, maioritariamente na europa e alguns lugares na america latina.

    Acho que é uma excelente idea e uma das melhores coisas que podes fazer. Recomendo muito ficares em hostels para conheceres outros viajantes.

    Vai sem medo e aproveita.

  22. Já viajei por alguns paises sozinho para ferias, normalmente 3 dias de cada vez. Gosto muito principalmente do facto de nao ter que esperar por ninguem ou ir/nao ir a certos sitios por causa dos gostos de outra pessoa

  23. Já fui a Itália sozinho, se tudo correr bem este ano irei à Alemanha, possivelmente sozinho também

    Não conheci muita gente porque estava tudo ainda com restrições de pandemia mas foi engraçado andar sozinho e basicamente fazer o que me apetecia. É uma experiência que recomendo e se depois não for para ti, simplesmente não é para ti e não voltas a fazer

  24. Experimenta ir até Santiago a pé, vivo próximo do caminho de Santiago do litoral e vejo muito pessoal só no caminho, imensas jovens sozinhas, ou a pares, já pessoal masculino a meu ver são menos e vários casais.

  25. eu estou na mesma situação que tu.

    Acabei de comprar material de campismo e vou dar umas voltas de mota, sem destino, com a tenda atrás.

    Não penses muito, tenta apenas ir a locais onde nunca estiveste…

    Boa viagem

  26. Já fiz viagens sozinho (ainda no mês passado fiz uma a Maiorca).

    O meu conselho é simples, escolhe uma cidade com bastante movimento turístico, procura por actividades de grupo para fazer (tours de kayak, bicicleta, visitas guiadas, etc…), junta-te a um pub crawl…. Isto para o caso de quereres conhecer novas pessoas (o que nem tem de acontecer, podes simplesmente explorar e estar na tua). Uma técnica que usava para ganhar coragem para a primeira vez que viajei sozinho (em lazer, porque em trabalho é completamente diferente) era pensar no pior que poderia acontecer, por exemplo, não conhecer ninguém e ficar o tempo todo sozinho, e punha essa hipótese em vez de pensar no melhor cenário (tipo, conhecer malta fixe, sair, divertir-me com malta boa onda), porque isso não depende de ti, pode acontecer como não, começa por pensar naquilo que apenas depende de ti, e isso é visitares os destinos sozinho.

    Viajar sozinho é mais do que a visitar uma cidade/destino, aprendes a estar contigo mesmo, aprendes a valorizar a tua presença antes da presença de quem quer que seja, começas a olhar para o que te rodeia (mesmo depois da viagem, no teu dia a dia) de uma forma mais independente, é quase como se partisses uma barreira invisível no nosso cérebro que nos limita a tomar uma decisao livremente. Ao viajar sozinho começas a sentir que na verdade podes estar em qualquer parte do mundo sem dependeres de absolutamente ninguém, apenas de ti.

    Portanto o meu conselho é de simplesmente ires, escolhe um sítio na Europa (a minha primeira viagem a solo foi por vários países), não faças demasiados planos, não te foques em conhecer pessoas novas, apenas procura estar em actividades que possam surgir contacto com novas pessoas. Vais te surpreender com a quantidade de pessoas que viajam a solo (por exemplo em pub crawls é muito comum), depois pode acontecer conheceres novas pessoas como não, esse não é o objetivo.

    Boa sorte e se precisares de algum conselho mais pessoal fica à vontade para enviar DM.

  27. Aproveita para conhecer o nosso lindo país, há cada cidade linda que provavelmente nunca foste. Faz a nacional 2 de cima a baixo completa, vai à Galiza, começa por aí

  28. Deixa-me só dar-te um conselho em relação a esses operadores turísticos como o LEVAME do João Cajuda. Já estive em praticamente todos os destinos que ele comercializa, com roteiros melhores e durante mais tempo, e gastei apenas uma fração do que ele cobra. É uma roubalheira.

    Exemplo. Filipinas, 14 dias 2320 €, sem voos, refeições ou a maioria das atividades. Tens de adicionar uns 800 € + 170 € para voos internos, e mais 200 ou 300 € para atividades e mais um tanto para alimentação. Ou seja, 14 dias nas Filipinas com um roteiro fraco, com essa agência, fica-te para cima de **3500 €** (estou a ser conservador). O valor que ele cobra pelas atividades que classifica como extra, mas são absolutamente obrigatórias, é 100 a 200% mais elevado do que adquirindo no local. As próprias decisões de itinerário são bastante duvidosas, leva-me a crer que ele não conhece bem o país.

    Eu estive 21 dias nas Filipinas, fiz 10 vezes (sem exagero) mais atividades que ele propõe, visitei dezenas de ilhas, percorri muitas de mota, fiz freediving em corais e navios naufragados, visitei todos os destinos paradisíacos e mais alguns, nadei com tubarões e tartarugas, fiz canyoneering, e gastei, no total (incluindo voos) **1600 €**. Nota: fiquei em bons hotéis de 2-3 estrelas, e não de 4 estrelas como no roteiro do LEVAME.

    OP, hoje em dia é incrivelmente fácil planeares as tuas próprias viagens. Podes inclusivamente copiar um roteiro num qualquer blog gratuito e fazer as malas.

Leave a Reply