Este calor horrível é causado pelas alterações climáticas ou o quê ? Não me lembro de estar assim muito calor entre os 2000-2016 (isto pelas 20:30H)

28 comments
  1. Tirando ano passado, aquele tal verão ameno, tivemos sempre tempos em que chegava aos 40 graus, as 8 enquanto o sol ainda está a bater estar entre os 25~30 numa frente de calor é normalíssimo, e 2 semanas atrás estava frio a sério e chuva.

  2. Parece que alguém que não se lembra de como foi o verão de 2003. Ou pelo menos, não foi ver as estatísticas de como é que foi.

  3. Quando ainda havia estações do ano bem definidas, no verão, fazia realmente calor. O problema é que agora, numa semana, temos as 4 estações…

  4. Não se consegue ligar o tempo num período específico e num lugar em particular às alterações climáticas. Mas elas, em geral, estão a levar a maiores temperaturas (nem sempre, porque o distúrbio do clima pode levar a efeitos diferentes e daí não se usar tanto o termo de aquecimento, porque sendo esse o efeito a nível global, pode não o ser a nível local). Mas quando tens 9 dos anos mais quentes a ocorrer nos últimos 10 anos, indica algo.

    https://www.iflscience.com/nine-of-the-top-10-hottest-years-ever-all-occurred-in-the-last-decade-62232

  5. Eu até acho que os Verões têm sido menos quentes. Tem havido é menos dias de chuva contínua, durante o Outono/Inverno/Primavera.
    Sinto que as estações estão mais amenas mas mais secas.

  6. Sinceramente acho o verão tem side menos quentes começando em 2010, ainda me lembro temperaturas a chegar a 40s, e chegar a mais de 1 mes acima dos 30s.
    Estes anos entretanto é fimdesemanas ou 1 semana ou 2 com onda de calor e depois de volta á primavera.

  7. já houve verões assim. mas já nao acontecia a bastante tempo. os ultimos anos, o verão nao tem sido assim nada de outro mundo our propriamente anormal.

    lembro-me de um verão em especifico, quando era mais novo, se bem que nao me recordo da data em especifico, que foi absolutamente brutal.

    não estou a negar as alterações climaticas atenção, apenas que não é algo propriamente sem precedentes. o verdadeiro impacto das mesmas é medido no quão frequentes eventos climaticos extremos ocorrem, não propriamente cada vez que há uma ou duas semanas mais quentes.

  8. Todos os anos temos uma altura assim, eu tenho 40anos e lembro me de em criança dormir na varanda.
    O ano infeliz de dos incêndios de Pedrógão foram nas mesmas circunstâncias.

  9. Desculpem-me pessoal. Se eu tivesse aí já estava a chover, temperatura entre 20º-23º, ventinho… Aconteceu em Fevereiro quando em Portugal não chovia há semanas e na metade de Junho. As vezes que estive aí. Está comprovado que levo uma beca o tempo dos países baixos.
    Lamento pelo o incómodo que estão a ter 🤷

  10. Vou dar a minha opinião:
    Sim, por causa do aquecimento global vamos sofrer cada vez mais fenómenos climáticos extremos ao longo do ano.
    Sou dos arredores de Viseu/Mangualde e lembro me de ser miúda e calor a sério era no máximo 36/37 graus e já ninguém saía à rua de tarde. As noites eram quentes, mas não era nada que uma janela aberta com a persiana corrida para baixo não resolvesse. Ah, e durante o inverno chovia, chovia muito, durante dias a fio.
    O mesmo acontecia quando me mudei para o Porto.
    Apesar das temperaturas estes ano poderem parecer “anormais”, temos a agravante de não ter chovido nada. Os meus pais dizem que choveu 2/dias no máximo este ano. A terra está seca, não há água e temos temperaturas infernais.
    Não é o mesmo de há anos atrás. O que me preocupa ainda mais é termos um governo que se esconde atrás de painéis solares e baterias de lítio e o futuro que de f***… desenmerdem-se os que ficarem cá.
    Só tenho pena da fauna e da flora que sofre e vai continuar a sofrer. Porque até agora, parece que a raça humana não aprendeu merda nenhuma.

  11. Alterações climáticas sim existem, tanto que o anticiclone dos Açores tem vindo em aumento, agora o problema é que os últimos verões foram frescos e já não estavamos habituados mas estas temperaturas já houve e cada vez vão ser mais normais, muito dificilmente vamos conseguir travar o aquecimento global e mais com as tensões geopolíticas de hoje, ou nos adaptamos ou estamos fodidos

  12. Tive que me cobrir por volta das 5h estava a gelar.
    Casa a 200m do Atlântico.
    E o dia hoje está bem fresquinho e arejado, vem tanta gente enganada para a praia porque como é hábito as uns 4~5km para o interior está um sol e calor…
    Bom fim de semana desde Vila do Conde

  13. 13 de Junho, Albufeira, 23h59 -> 29⁰
    Isto visto por mim mas certamente já houveram mais dias e assim e talvez piores

  14. Mestrado em Biotecnologia. Para responder à tua pergunta: sim.

    Sim, as temperaturas estão e vão continuar a aumentar, mas desde 1990 a temperatura média em portugal subiu menos de 1ºC. Embora seja um valor totalmente preocupante, não explica a onda de calor que estamos a sentir.

    Na verdade, estima-se os efeitos atropogénicos irão derreter as calotas polares da gronelândia, destabilizando com águas frias a corrente do golfe, que traz águas (e ar) quente do equador. Estima-se, portanto, que as alterações climáticas venham a gerar uma diminuição acentuada da temperatura em Portugal, no longo curso, especialemtne nos meses de inverno.

    Os efeitos atuas são apenas uma vaga de calor, exarcebada pelas alterações climáticas. Esperem verões mais quentes e invernos mais frios e menos chuvosos.

  15. Sinceramente acho que é da idade, mas cada ano que passa sinto as estações mais estranhas.

    Em puto (há mais de 30 anos), lembro-me claramente de existirem estações. De fazer calor no verão para a seguir vir um tempo ameno até ao inverno, onde chovia até voltar o tempo ameno da primavera.

    Agora alterna entre super frio e super calor.

    Quero acreditar que é a idade que me anda a deixar mais fodido com o tempo…

Leave a Reply