Eu não sei qual é o processo usual para organizar protestos, mas com 252k tugas neste subreddit, acho que é um bom sítio para começar a falar-se sobre isso.

Estamos sempre a dizer que estamos fartos do governo, disto e daquilo, e o zé povinho paga isto e aquilo, mas ninguém se parece mexer para mudar isto. Incluindo eu, porque eu sozinho também não consigo mudar nada.

Daí a criar este post, para sugerir irmos protestar… mas não podemos ser meia dúzia. Tem que ser TODA A GENTE.

\—

O governo está a gozar connosco à cara podre mesmo…

Examplos:

​

[Desabafo sobre os incêndios](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/vzebvg/desabafo_sobre_os_inc%C3%AAndios/)

Desabafo de um bombeiro. O governo não faz nada para parar os reporters da CNN/TVI24 e SIC de bloquearem o trabalho dos bombeiros.

Depois temos isto: [A SIC juntou-se à CM TV na falta de noção?](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/vycx9r/a_sic_juntouse_%C3%A0_cm_tv_na_falta_de_no%C3%A7%C3%A3o/)

>assim o faremos para a segurança de todos, logo que terminamos este direto

Mas em relação aos fogos, claro que a culpa não é deles… é nossa!

[Costa diz que resposta não passa por mais meios, mas por mais cuidado](https://www.rtp.pt/noticias/pais/costa-diz-que-resposta-nao-passa-por-mais-meios-mas-por-mais-cuidado_v1419846)

​

[Andamos a levar GOZO e a ver!](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/vjm2dm/andamos_a_levar_gozo_e_a_ver/)

>Estes dias têm sido um circo… Nunca pensei chegar ao ponto de ouvir a Graça Freitas a dizer para não comer bacalhau à brás, não vá adoecer em agosto, seria um problema! Posto isto vem o nosso PRESIDENTE DA REPÚBLICA e diz que os portugueses vão evitar adoecer no verão! Mas tá tudo bem? Para ajudar tenho o PM António Costa que quando confrontado com um possível despedimento da Marta Temido e a contestação diz…E ENTÃO?! Estamos a ver a puta de um gozo como nunca vi na vida isto é tudo surreal!

Tudo dito. Nem preciso de adicionar nada aqui.

​

Depois temos a situação da TAP…

[Costa considera TAP “absolutamente estratégica” e promete: “Iremos salvá-la”](https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/costa-considera-tap-absolutamente-estrategica-e-promete-iremos-salva-la)

E despedir amiguinhos? Nem pensar!

[António Costa: «Houve um erro grave, está corrigido. Agora é seguir em frente»](https://www.record.pt/fora-de-campo/detalhe/antonios-costa-houve-um-erro-grave-esta-corrigido-agora-e-seguir-em-frente)

​

E não se esqueçam de quando ele gozou na cara dos profissionais da saúde…

[António Costa considera que a Champions “é um prémio para os profissionais de saúde”](https://www.record.pt/internacional/competicoes-de-clubes/liga-dos-campeoes/detalhe/antonio-costa-considera-que-a-champions-e-um-premio-para-os-profissionais-de-saude)

​

[Os políticos em Portugal são bem pagos?](https://eco.sapo.pt/2019/09/22/os-politicos-em-portugal-sao-bem-pagos-veja-em-que-setores-estao-os-melhores-salarios/)

>vencimento mensal ilíquido que Marcelo Rebelo de Sousa é de 7.248,81 euros
>
>O primeiro-ministro recebe 75% do que aufere o Presidente da República, ou seja, 5.436,6 euros. Já os ministros levam para casa 4.711,7 euros brutos e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa tem um vencimento ilíquido de 3.986,85.
>
>Abaixo destes valores fica o salário dos deputados que fica em 3.624,41 euros.

E depois os salários dos professores abaixo disso tudo e sempre congelados, porque “não há dinheiro”… e quando descongelam, são pagos às prestações. E o salário máximo de um professor é [de 3.364 euros, 10º e último escalão](https://eco.sapo.pt/2019/04/23/22-mil-professores-vao-atingir-salario-maximo-da-carreira-em-2021/) (quando a carga de trabalho é muito maior do que vários deputados que dormem nas assembleias).

E enquanto os salários dos políticos nunca sofrem nada, o [Parlamento chumba desbloqueamento da progressão salarial dos docentes do ensino superior](https://www.dn.pt/pais/parlamento-chumba-desbloqueamento-da-progressao-salarial-dos-docentes-do-ensino-superior-11518638.html) (exemplo), e [Antonio Costa ameaça renunciar se salários forem descongelados](https://exame.com/economia/portugal-antonio-costa-ameaca-renunciar-se-salarios-forem-descongelados/) …

​

Estes são apenas alguns exemplos de que me lembro agora, mas posso adicionar mais nesta lista à medida que vão sugerindo nos comentários.

**Mas o ponto principal deste tópico é para organizar um protesto.**

**Quais são os próximos passos para prosseguir com isto?**

**Temos é que ter toda a gente de acordo e a querer isto, senão vamos só meia dúzia e continuamos na mesma…**

49 comments
  1. O governo foi eleito com maioria absoluta há seis meses, já depois de muitas crises e polémicas. Se calhar era melhor organizares um protesto contra a (falta de) oposição do maior partido da oposição.

  2. Santa paciência, ainda há dois dias falei disto aqui no sub… há 6 meses a maioria dos Portugueses elegeu este governo!!!

    Estás a espera que as pessoas se revoltem contra o governo que elegeram há pouco tempo, por causa de uma catástrofe natural como é o caso dos incêndios??

  3. Antes de opinar sobre a intenção deste post, mas queria só dar uma nota:

    O Governo não tem nada a ver com a forma de comportamento dos jornalistas da SIC, ou da CMTV. Não tem, nem deve ter a ver.

    De uma forma geral, usar linked sources do Reddit, parece-me pouco fidedigno.

    Passo 1: edita um vídeo com tudo aquilo que achas que serve. Este vídeo deve ser atractivo de partilha das redes sociais e deve já incluir a data, hora, local da manifestação (não esquecer que Portugal não é só Lisboa e até tem ilhas). Deve também ser claro sobre o que pretendes com a manifestação. Coisa que não és neste post. Queres o que? Que a oposição faça mais? Queres a deposição deste governo? Desenvolve e clarifica.

    Passo2: Depois é ires à PSP registar a manifestação.

  4. E quem faz melhor? a direita em termos de propostas é 0, passam o ano todo a mandar uns bitaites e o povo portugues gosta disso.

    O governo atual não é perfeito, mas é o melhor que temos. E nem tudo é mau

  5. Tiveste eleições à meio ano que acabaram com maioria absoluta do partido que já estava no governo.

    Podes e deves protestar muita coisa mas esse genero de apelo vago parece apenas revolta juvenil de quem ainda não entendeu o que é a política.

  6. > O governo não faz nada para parar os reporters

    E ainda bem. Estás maluco se queres criar este precedente. Lá que os jornalistas lá deviam apanhar paulada é verdade, mas não devia ser o governo a fazer.

  7. Os próximos passos é saber exactamente aquilo que estás contra e a tua proposta de solução para mudar. Protestar contra tudo e não sugerir nada é o que a maioria dos protestos faz e não alcança nada mesmo que tenha muita adesão.

    Como protestar também me parece importante. É uma marcha? É uma concentração? É ir mandar baldes de merda ao parlamento? A maneira como se protesta e a capacidade desse protesto chatear as pessoas que têm o poder de mudar as coisas é fulcral para que de facto se mudem as coisas.

  8. O melhor protesto seria ir às urnas (para não termos 42% de abstenção) e votar.
    Na prática a maioria absoluta deste governo foi dada por pouco mais de metade dos eleitores, ou seja apenas 30% da população foi o suficiente para dar a maioria a este governo.
    1 em cada 3 votou Costa.

    Portanto pergunto, quantos dos 252K Reditors do r/Portugal foram votar?

  9. Não vais lá com protestos, vais lá educando a população e próximas gerações…porque também sejamos honestos, povo que dá maioria absoluta a este Governo após tanta merda e se conforma, obviamente que não quer mudar nem teria vontade para tal

    Portugal digno e com progresso já não vai ser para o nosso tempo

  10. Bem vindos aos problemas causados por movimentos liberalistas e pelo passar do tempo.

    A situação dos repórteres é fruto da liberalização e da falta de poder da polícia… Qualquer porcaria hoje em dia é “brutalidade policial”, hoje em dia um polícia quase que tem de pedir por favor ao ladrão para o prender… Se querem ajudar os bombeiros na situação dos reporteres, comecem por devolver as capacidades à polícia, quem não deve não teme, a mim se a polícia me manda deitar eu deito, é o trabalho da polícia seja eu o criminoso ou não, não fico tipo o pessoal da amadora a mandar vir com o PSP, és OBRIGADO a fazer o que o polícia te manda tanto pelas LEIS como pela CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA, na minha opinião, se não cumpres a polícia deve ser autorizada a qualquer tipo de uso de força desde que seja apenas para apreender a pessoa, incluindo e em especial usar sempre os tazer, não tens de fuder o fucinho a ninguém para o mandar ao chão e meter as algemas, e sim, já levei com um tazer, dói mas sabem o que doi mais? As Negras, inchaços, etc de levar no fucinho. Deixem de ser pussy.

    Às cenas da TAP, é fruto da corrupção e do passar dos anos, demorou anos a deixar a TAP como está hoje e vai demorar outros tantos ou mais a tornar a TAP lucrativa, por outras palavras, com a politica que temos agora, esquece, nunca tornadas a TAP numa empresa como deve ser. Só há 3 soluções: ou entra alguém para governo que comece a mexer os pauzinhos da TAP ou acabas com a TAP de uma vez por todas e das os lugares e trajetos à companhia mais antiga seguinte ou vendes a TAP ao privado.

    Este governo só está na mama, isso já deu para ver. Não tem nada a acrescentar, eu sinceramente acho que da maneira que o PS anda, acho que nem eles próprios estavam a acreditar governar mais 4 anos mas a população é burra, desde que lhes ofereçam o LUB não se importam de levar na bilha… Também acho que o problema passe por aí, o tuga vende-se facilmente.

    Se querem corrigir o país acho que devíamos passar por começar a forçar uma disciplina de uma espécie de ciência política nas escolas do 6° ao 12° para a população ser menos analfabeta em termos políticos, com isso mais jovens vão participar no mundo político, vamos com o tempo passar a deixar de ter velhos de 50 anos retrógradas no poder e passar a ter pessoas com 40 anos como governo… Digo eu…

    E para mim havia de haver uma lei que diga que, se em 15 anos o teu partido não for selecionado para governo ele acaba. Pode surgir novamente, com o mesmo nome, mas com pessoas diferentes. Assim iria-se impedindo que esteja sempre a mesma gente num partido e haveria renovação.

    Mas ya, acho que se for haver uma manifestação deveria comecar-se por forçar uma disciplina sobre política nas escolas e começar a cortar o mal pela raiz em vez de andarmos aqui a tapar buracos e a abrir outros.

  11. Protestar é só chatear a polícia que tem mais que fazer.

    A data dos protestos já foi, foi dia 30/1/2022. Se não foram, deviam ter ido. Agora? Daqui a 4 anos podem protestar ou não outra vez.

  12. Depois de termos um governo validado por uma maioria de votos, o que OP está a pedir é que nos opunhamos à democracia com um momento isolado de anarquia. A não ser que esteja a sugerir a criação de um partido político que possa fazer oposição e reunir consenso de eleitores insatisfeitos com (apenas) resultados eleitorais. Ou então… Que tal um sitema bipartidário rotativo em que cada um vai exercendo a sua inépcia e gestão danosa alternadamente? Eu também consigo ter ideias destas já feitas.

  13. Ya, eu não vou simplesmente protestar contra o governo porque sim. E também não vou protestar contra a TAP, nem pela demissão de um ministro (porque sejamos francos, é uma parvoíce).

    Mas era gajo para protestar por causa das recentes notícias sobre a resolução do BES.

  14. Vamos lá ver users do r/portugal a organizar uma manifestação.

    Será que passam dos bitaites de bancada para a rua?

    * Enable Post Following and Grabs Popcorn *

  15. Precisamos de uma “cartilha” com dados fidedignos e com factos para que possamos mostrar e contar sem ser o diz que disse. Além disse, caso haja mobilização na rua, convém que quando entrevistados pelos média, saibamos alguma coisa na ponta da língua para responder e não sermos ridicularizados como outros tantos que vemos na TV.

  16. Eu cá só digo uma coisa:

    Maioria absoluta e abstenção de metade dos eleitores. Queres protestar? Envolve-te na política, já disse isto várias vezes em vários Posts. Revoltados da Internet não levantam o cu da cadeira da Razer nem pousam o comando da PS. Revoltados da Internet não se mobilizam por causas, procuram umas fontes que lhes provenha e destilam ódios e barbaridades para que o ego suprimido pelo ódio gerado se sinta mais afagadito.

    Sai de casa, fala com a malta que pensa como tu, apresenta alternativas, estuda a sociedade e o que a envolve e tenta perceber o sistema democrático do nosso país.

    Senão és mais um tolinho com a cesso à Internet e demasiado tempo livre

  17. Mas mas vai estar sol nesse dia e eu quero ir à praia. Caso não esteja vai estar demasiado frio para sair de casa 😒

  18. O governo oferece dinheiro aos meios de comunicação: o governo está a gozar com a nossa cara

    O governo não proibe os reporteres de andar no meio dos incêndios: o governo está a gozar com a nossa cara

  19. E não se esqueçam da guerra na Ucrânia e das micoses no escroto.

    Este governo tem que ser parado.

    Acabámos de ter eleições. É preciso ser muito inconsequente para achar que mandar um governo abaixo nesta altura é boa ideia. Acalmem lá o pito.

    E acho piada à culpabilização do governo face aos incêndios por parte deste sub. E depois a alternativa que oferecem é um partido que:

    * Quer cortar as receitas do estado de uma forma brutal. Havendo assim muito menos dinheiro para meios e recursos para combater os incêndios
    * Diz que a emergência climática não é urgente
    * Que acha que o estado não se deve meter nos assuntos dos outros. Ou seja, não queres tratar dos teus terrenos como forma de prevenção, estás no teu direito.

  20. Mais importante que manifestações será a meu ver gerar consenso. Sugiro a visualização atenta do seguinte vídeo onde vários cientistas de renome portugueses abordam a questão dos incêndios, e apontam o dado a falhas políticas diga se também: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/vz6vyn/pol%C3%ADtica_florestal_pol%C3%ADtica_fundi%C3%A1ria_e_inc%C3%AAndios/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/vz6vyn/pol%C3%ADtica_florestal_pol%C3%ADtica_fundi%C3%A1ria_e_inc%C3%AAndios/) , [https://www.youtube.com/watch?v=ZsXD0WXl4JA](https://www.youtube.com/watch?v=ZsXD0WXl4JA) !

    Para uma ação concreta devera criar se um grupo de trabalho para que se realize um referendo a população ou sugiro alternativamente ação política direta através dos partidos políticos, neste caso sugiro um projeto inovador no qual trabalho: [www.partidodigital.pt](https://www.partidodigital.pt) ou [https://matrix.to/#/#pdp:matrix.org](https://matrix.to/#/#pdp:matrix.org) .

  21. Tuga que é tuga gosta de mandar bitaiques a ver se gatilha o resto da carneirada. Fazer alguma coisa, não fazem.
    E quando é sugerido por alguém fazer alguma coisa / protestar /manifestar, é geralmente mal visto porque é lhe dito que as coisas estão a funcionar bem (ex.: é o mercado a funcionar) ou que não sabe do que fala (ex.: é mais complicado do que pensas).
    É um ciclo interminável de lamentos e depois de desdém sobre agir.
    São muitos anos a ver o mesmo frango a virar e este nunca assar.

  22. O desabafo era para ser no dia de eleições, o povo votou, decidiu e entregou a maioria absoluta ao costa. Os portugueses têm o que merecem, não há mais nada a fazer.

  23. Tópico sério mas com reclamações sobre corrupção, quando o primeiro tópico é querer mais corrupção 😅🤔
    Desde os 18 anos que voto, sempre votei, mesmo quando vivi no estrangeiro.
    Quando era miúda ouvi na TV, um ministro a informar a população portuguesa que não iria explicar a razão da adesão à CEE pois o povo não tinha a capacidade de entender e o povo aplaudiu! 🖖
    Que tal começares a ler mais e a ver/ouvir menos CMTV? Que tal ires às reuniões das Juntas/Câmaras e fazeres a tua voz ser ouvida? Entre n outras possibilidades/ferramentas que tens ao teu dispor, antes de partires para manifestações, pois alimentas mais os jornalistas ao invés de atacar em força onde queres.
    Que tal, a malta deixar de apontar e dar soluções informadas? 🤔
    Não precisas dos tais 200k+ de redditors para fazer algo…

  24. E o que é que este protesto vai conseguir na prática, para além de saciar a tua vontade de aparecer e tentar ser relevante?

    Eras mais útil a apagar fogos OP.

  25. As eleições foram “há meia dúzia de dias”. O povo está satisfeito e como prova tens a maioria absoluta que foi dada ao actual governo, que tem na sua liderança António Costa, primeiro ministro de Portugal desde 26 de Novembro de 2015.

  26. Vou adaptar um pequeno texto a esta situação:

    – Quando os professores protestaram não quiseste saber.

    – Quando os trabalhadores do metro fizeram greve acusaste-os de serem calões

    – Quando os ambientalistas/estudantes fizeram manifs mandaste-os ‘ir estudar’

    – Agora queres TU protestar _________ e não consegues mobilizar ninguém.

  27. Tanta gente a mandar ir votar mas votar no quê?

    O problema dos incêndios não é compatível com ciclos de 4 anos metam isso na cabeça. É um problema que deve levar uns 20 anos a resolver, qual o partido que vai alocar talvez o maior número de recursos e dinheiro alguma vez alocado a um único problema para daí a 20 anos serem outros a recolher os benefícios?

    A democracia é o pior sistema para resolver problemas a longo prazo. É o melhor sistema político até agora criado e implementado mas esta é das suas maiores fraquezas.

  28. Concordo que este país precisa de um abanão, sem dúvida. Temos é de ter noção que colocar as pessoas na rua já é uma história completamente diferente.

    Tenho dúvidas que a generalidade dos portugueses estejam insatisfeitos porque um governo com maioria absoluta demonstra precisamente o contrário. Não é o meu caso, mas temos de respeitar a vontade da generalidade dos portugueses.

    Por muito que gostasse que isto fosse avante acho que não haverá tracção, infelizmente, para existir uma adesão em massa.

    Temos um governo literalmente à vontadinha a fazer o que quer e a gerir os seus lobbies a seu belprazer, tal como, muito bem, exemplificaste.

  29. Meu, apaga este post e pensa outra vez. Talvez mudar de username, dada a figura de urso que estás a fazer.

    Os protestos têm um maior impacto quanto menor for o seu escopo. Mais: um protesto implica uma solução.

    Exemplo:
    ‘Eu protesto contra a quantidade de carros na minha cidade. A solução proposta é limitar acesso a carros algumas zonas da cidade.’

    Tens soluções viáveis para todos os desagrados que listaste? Ou a tua solução é fazer só barulho e ir fazer figura de burro para a câmera do correio da manhã?

  30. Eu compreendo a tua dor, mas um protesto teria que ser algo que pare um país por semanas e não andar a desfilar cartazes numa tarde.

    Recordo-te que o PS teve maioria absoluta com 2.3 milhões de votos – os portugueses querem este governo e adoram o Costa. Portanto quem está mal tem é que se aguentar ou ir embora.

  31. Tudo muito giro, mas inútil.

    A ultima vez que vi o povo inteiro juntar-se para alguma coisa foi a vitória do Euro 2016.

    Não temos iniciativa, nem espírito de união para assuntos devidamente importantes.

    Um povo envelhecido, triste e zangado da vida, que é o verdadeiro significado de insanidade, não luta pelos seus interesses. Se não fosse a iniciativa dos capitães de abril, ainda estávamos no Estado Novo. Se estiver errado, corrigem-me.

    Podes organizar uma manifestação por causa disso tudo, contas pelos dedos das mãos quem vai aparecer.

    Podemos em geral ter certos dissabores com os franceses, mas eles estão dispostos em destruir literalmente uma cidade em prol da luta pelos interesses deles.

    A minha pergunta é, e então?

  32. Adoro este fulgor revolucionário em que a preocupação nunca são medidas em concreto, é sempre um tal de “gozo” que o governo exerce sobre a população.

    Desde a esquerda à direita, não faltavam merdas para apontar, mas a pior coisa é mesmo dizerem cenas mais ou menos caricatas que ferem as susceptibilidades do espectador médio da CMTV.

  33. Apoio, estou cansado da repetição da mesma sucessão de eventos:
    1 – o governo não consegue garantir os serviços ou as condições de segurança em algum caso
    2 – alguém com posição de responsabilidade diz que na realidade o problema é os portugueses não estarem a usar bem os serviços ou não estarem a fazer a sua parte para garantir a segurança

    Se pagamos impostos para esses serviços, porque é que temos que ser nós depois a ficar menos bem servidos, menos bem governados, e a garantir a nossa própria segurança?

    Este, como todos os outros governos, é decidido em última instância pelo PR. Se estamos fartos de ouvir esta lenga lenga, temos de deixar isto claro junto do PR. Porque não encher os jardins de Belém?

Leave a Reply