Número de médicos de clínica geral por 100 000 habitantes, UE 2020 — Eurostat

19 comments
  1. Há médicos.

    Não há médicos é no SNS onde as condições de trabalho são para lá de deploráveis. O que é que não perceberam? Parece um gráfico do PS para dizer que está tudo bem e que somos os melhores do mundo em número de médicos. Ninguém alguma vez se queixou que faltavam médicos de clínica geral no privado.

  2. Bias, este gráfico não diz nada, sem o contexto. O número total de medicos também mantém essa proporção? Os especialistas tb?

    Ou o problema é a conversão dos médicos generalistas em especialistas.

    Outra questão é que no resto do mundo há enfermeiros e paramédicos que fazem coisas que cá têm de ser por médicos por imposição da ordem dos médicos, portanto a comparação não é directa.

  3. Quem é que quer aturar “merdas” e andar a perder 6 anos ou mais de estudo para ganhar uma miséria?

    Quando perde menos tempo a se formar como soldador subaquático e ganha 50 vezes mais

  4. O privado funciona perfeitamente, não deve ter falta de médicos (digo eu por experiencia propria, não sei tbh)… O problema é o SNS que é tipo aquela empresa que todos querem evitar a todo o custo

  5. Isto só mostra que quando os médicos dizem que o problema não está no número de vagas do curso de medicina, que até formamos médicos a mais, não estão a “defender a classe/lobby”. Temos muitos médicos generalistas. Demais até… E que é demagogia pura o governo prometer solucionar o problema com mais faculdades de medicina. Só vai agravar o problema.

    O problema é o número de especialistas existentes e acima de tudo a capacidade de reter os que temos no SNS. E quantos menos temos, menos capacidade há para formar outros.

    A “solução” do governo vai levar a uma enorme enchente de médicos indiferenciados, sem emprego, que nada acrescentam ao SNS, que custaram muito a todos nós a formar, forçados a emigrar para tentar fazer a especialidade lá fora.

  6. Letras pequeninas. Portugal e Grecia são medicos com licença para exercer, ou seja inscritos na ordem. Isso contem imensos que não exercem São os mesmos dados da ocde, o que se estima que sejam pelo menos mais 30% do que a realidade.

  7. Há uns tempos a fila para uma consulta de rotina com um cardiologista na Guarda era de 3 anos.

    Não sei se faltam especialistas, se faltam só no SNS… As coisas estão longe de estar bem.

    Este gráfico deve ser mais uma prova da péssima gestão de recursos do SNS e do nosso sistema misto de saúde como um todo.

  8. O número de especialistas na maioria das especialidades também está acima da média, mas não querem – e bem – ficar no SNS a ganhar uma merda.

    Nunca formamos tantos médicos especialistas, e nunca migraram tantos médicos para o privado e estrangeiro. E mais formarem, mais migrarão enquanto se pagar a um médico especialista menos que em alguns países da África subsariana.

  9. Mesmo assim para conseguir uma consulta de clinica geral na semana corrente, tenho que ir ao privado e pagar, porque no publico só lá para daqui a duas semanas.

  10. I was looking for the figure for the UK then realised, this is for Europe 🙁
    Brexit, the gift that keeps on giving …..

Leave a Reply