Portugal sinalizou compra de dois aviões Canadair

5 comments
  1. >A escolha recaiu sobre o Canadair Cl 415, com capacidade para cinco mil litros de água, adiantou ao Expresso fonte da aeronáutica civil. “Cada aparelho destes custa €30 milhões de euros”, revela um oficial da Força Aérea, a quem cabe a aquisição. Estes dois aviões, com capacidade total para 10 mil litros de água, “precisam de 1100 metros para descolar, com barragens e rios com obstáculos e no mínimo da capacidade, o que dificulta a operação”, acrescenta este piloto aviador.
    >
    >A alternativa são os Fire Boss, um modelo produzido pela Air Tractor, “anfíbio, mas que pode ser abastecido em terra com 3 mil litros de água e que precisa apenas de 300 metros para descolar”, explica o aviador. Comprado novo, explica o militar, “é uma aeronave que custa 3 milhões de euros”.
    >
    >Na prática “o dinheiro de um só Canadair dá para comprar 10 Fire Boss, que permitem um ataque em carrossel, manobra em que várias aeronaves efetuam descargas sucessivas, com 30 mil litros de água”. Este avião tem outra vantagem: “um Canadair precisa de dois pilotos e um Fire Boss apenas um”, esclarece este oficial.

    Desde já, não percebo nada disto, mas não seria melhor adiquirir 10 Fire Boss? Visto que são mais baratos e mais agil, apesar de 2000 litros de agua por avião, mas mais 20 mil litros no total.

  2. Mais um negócio onde alguém ficou a ganhar. As zonas despovoadas e o monte continua ao abandono ou pior, a ser explorado. Para não falar do maluquinho quererá ver os novos aviões a passar lá na terra.

Leave a Reply