
Se tomarem atenção vão perceber que praticamente todas as declarações públicas do Governo tem sido (invariavelmente) para responsabilizar as pessoas e fugir à questão que são já 6 anos sem medidas de verdadeiro impacto a médio prazo:
https://preview.redd.it/udfl4dluufb91.png?width=922&format=png&auto=webp&s=816827f3416c929cb5aa0757816563668d3ef844
[Fact Check. “Os incêndios nascem sempre da ação humana”, como disse António Costa?](https://observador.pt/factchecks/fact-check-os-incendios-nascem-sempre-da-acao-humana-como-disse-antonio-costa/)
[Incêndios em Portugal. Mais de 70 por cento teve origem negligente](https://www.rtp.pt/noticias/pais/incendios-em-portugal-mais-de-70-por-cento-teve-origem-negligente_v1419475) ( ministro da Administração Interna )
[Costa hoje em Vila de Rei com alertas sobre risco dos terrenos abandonados](https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/costa-hoje-em-vila-de-rei-com-alertas-sobre-risco-dos-terrenos-abandonadas-15014592.html)
[António Costa. Completar cadastro do território é “fundamental”](https://www.rtp.pt/noticias/politica/antonio-costa-completar-cadastro-do-territorio-e-fundamental_v1419470)
Entretanto tudo o que é especialista aponta outros problemas, recomendo ver o [minuto 57 da segunda parte do 360 (RTP) de dia 13](https://www.rtp.pt/play/p9723/e629494/360-o-/1066302) a entrevista com o Prof. Joaquim Santos Silva, mas há outros exemplos.
Em suma o problema está essencialmente na falta de ordenamento do território, na falta de planeamento, na aplicação de fundos em soluções de curto prazo e numa inexistente visão política a 20/30 anos. Com as alterações do clima os incêndios vão acontecer independentemente dos meios, a questão está em ter uma área florestal mais resilientes e isso implica grande alterações na forma como se gere estes terrenos florestais.
11 comments
Não há agência de comunicação que consiga esconder que as áreas florestais portuguesas, até em locais tão simbólicos como Pedrógão, estão hoje mais perigosas do que então. Há maior área de eucaliptos, há maior densidade de eucaliptos, há maior infestação por acácias e mesmo as faixas de proteção das estradas estão em despreparado.
A escolha de Tiago Oliveira, um quadro da The Navigator Company, para liderar a AGIF, a agência que iria gerir os fogos rurais, produziu o efeito esperado – o território está pior. A avaliação da Comissão Técnica Independente ao novo Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais e seu Programa Nacional de Ação é inequívoca: são planos que não integram a realidade das alterações climáticas. São por isso planos que não correspondem minimamente à nova realidade.
Quem não hesitou foi a CELPA, a confederação das celuloses. Agora chefiada por Francisco Gomes da Silva, o secretário de Estado que fez aprovar a Lei dos Eucaliptos em 2013, a agremiação acabou de encher 100 hectares de Pedrógão Grande com mais eucaliptos.
A desresponsabilização pelos incêndios levada a cabo por António Costa nos últimos dias tem sido vergonhosa e inaceitável. Depois de cinco anos de recusa em mudar a floresta, o primeiro-ministro revela desfaçatez total ao deslocar o ónus da responsabilidade dos incêndios para hipotéticos incendiários, festivais e concentrações, acidentes e pequenos proprietários, sem alguma vez tocar nas questões estruturais nas quais tinha de ter intervindo: a composição da floresta, o regime de propriedade, o abandono.
Temos de criar e cuidar de uma verdadeira floresta reguladora do clima, protetora e geradora de solos, água, biodiversidade e salvaguarda das populações. Perante a recusa dos governantes em agir, a sociedade civil não pode nem irá mais ficar parada.
[Link para o artigo](https://expresso.pt/opiniao/2022-07-13-E-se-este-for-o-verao-mais-fresco-do-resto-das-nossas-vidas–febf3165?fbclid=IwAR3LHK8mwvli3p08qcShSwOy50ROzuciLFN9rYeheaCQLhiI9wfWr4lziXE)
O povo tem o que escolheu, agora é lidar, não tenho pena nenhuma
6 anos? Diz antes 20. E vai continuar a ser este circo.
Para o ano ja arde menos.
Obrigado ps!
Depois de Pedrógão houve anos com condições menos agressivas para incêndios e o governo andou todo contente a mostrar que agora estava tudo bem. Mas sem fazer nenhum. É o típico. Promessas, esperar ter sorte, arranjar desculpas.
Acho que cada vez mais se nota a negligência e ignorancia dos portugueses (eu incluída).
O cadastro dos terrenos é uma excelente iniciativa. Mas não está a ser feita como deve de ser. O programa *Em nome da lei*, teve um episódio sobre isso https://podcasts.apple.com/pt/podcast/renascen%C3%A7a-em-nome-da-lei/id1050576408?i=1000526951359 E a experiência que o meu pai está a ter confirma. Aquilo é um pouco uma rebaldaria que só vai dar é uma montanha de problemas litigiosos mais à frente.
A culpa é sempre dos tratores e do pessoal que faz queimadas. Pena é isso ser mentira e os fogos são 99.9% postos.
O AC nunca fez nada, nunca é culpado de nada e nunca assume responsabilidade por nada. Tem sempre toda a confiança nos ministros que também nunca fazem nada e são exemplares.
Não sei porque estão à espera que o homem assuma qualquer tipo de responsabilidade. Isto é o MO dele. Nada de novo.
Vou reportar este post por ser uma cabala contra Portugal e chamar o António Costa para te mandar uma puta nos dentes enquanto afirma que é mentira/s
Têm o que votaram. Este governo nada fez sobre isto todo o tempo que lá esteve, e o povo o premiou com maioria absoluta.
Têm o que votaram.
Apaguem o fogo com as bandeirinhas do PS.